[ad_1]
São Sebastião é único sacro católico que viveu no cem III, na cidade de Milão, e foi único capitão do tropa romano. Ele é reverenciado uma vez que protetor contra a peste, a desnutrição e a batalha. A devoção a São Sebastião foi trazida ao Brasil pelos colonizadores portugueses. A data de 20 de janeiro foi escolhida para comemorar o sacro em culto ao dia da sua decesso, em 288 D.C. No Rio de Janeiro, a comparência de São Sebastião é bem áspero na cultivação e na identidade da cidade. A cada ano, milhares de fiéis participam de procissões, missas e festividades para comemorar o sacro. A gravura de São Sebastião está recordação em muitas igrejas, capelas e locais emblemáticos, uma vez que a escultura no cima do Cabeço do Arqueado. São Sebastião é protector da cidade do Rio de Janeiro e na Bispado de Divinópolis, existem várias igrejas e comunidades destinadas a esta devoção.
Em Divinópolis, a Mosteiro de São Sebastião fica no Bairro Afonso Castigo e pertence à Basílica do Divino Alma Sagrado. Na programação está augurado novenário às sete da noite e posteriormente a missa, cada dia com único arcebispo conviva. No dia 19, véspera do dia de São Sebastião, às três da tarde tem celebração eucarística com governo da unção dos enfermos e durante a noite segue habitual, 19h novenário e 19h30 missa. Todos os dias têm barraquinhas e apresentações culturais, entre elas Tia Elza!
Em Leandro Ferreira, na Paróquia São Sebastião (que é uma das igrejas jubilares do Ano Sagrado da Esperança), a novena começa neste sábado (11) com a comparência do prelado Faculdade Tarcísio Nascentes dos Santos, às 19h. Dia 12, tem a tradicional Missa dos Romeiros, às 10h. Ainda em Leandro Ferreira tem declamação do terço às 18h e missa às 19h. No dia 20, dia do Sagrado: 6h alva, 7h repique dos sinos, terços às 9h 12h 15h 17h e 19h missa com Clérigo Adão seguida de procissão luminosa.
Em Cláudio, a sarau de São Sebastião será no Núcleo de Convenções “Clérigo Altamiro de Faria” no dia 19/01, às 9h. Estão programados leilões e terreiro de alimento. Na zona rústico de Cláudio, a novena de São Sebastião é bem tradicional na confraria de Ribeirão do Corço, onde de 15 a 17 de janeiro tem celebração, constantemente às 19h. Sendo que, no dia 18 a celebração será às 16h, seguida de leilão e botequim comunitário.
Em Itaúna, a sarau de São Sebastião é celebrada há 29 anos na Paróquia Nossa Dama Aparecida. No sábado às 17h30 tem declamação do terço e 18h missa. No domingo é alguma coisa mais tarde, 19h terço e 19h30 missa. A cada dia com convidados especiais, sendo que esse horário de 19h e 19h30 segue durante toda a novena e no dia 20, tem procissão às sete da noite e barraquinhas.
Em Araújos a sarau de São Sebastião, será com declamação do terço às 19h e posteriormente missa. Igualmente tem sarau de São Sebastião em Azurita. A novena começa no sábado (11) com carreata e todos os dias haverá novenário e missa a fugir das 19h. Dia 20 começa 5h o repique de sinos e celebração de missa às 6h e 19h, sendo que depois a missa está prevista procissão com a gravura.
[ad_2]
Source link