16 franquias baratas a partir de R$ 300 para fazer renda extra em 2025

Franquias que permitem operar de forma autônoma ou com estruturas enxutas estão ganhando espaço no Brasil. O protótipo atrai quem procura uma renda extra sem comprometer o orçamento com custos fixos, porquê aluguel e equipe. Em 2024, o setor de franquias faturou mais de 264,8 bilhões de reais até o terceiro trimestre, propagação de 14% em relação ao ano anterior, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF).

A tendência dos formatos home-based também segue possante, impulsionada pela preferência por mais flexibilidade. Uma pesquisa do InfoJobs e Top RH revelou que 85,3% dos brasileiros estariam dispostos a trocar de ofício por mais dias de home office. Outrossim, o protótipo reduz despesas e facilita o início do negócio.

Confira aquém opções de franquias baratas em diferentes segmentos para inaugurar em 2025:

MoviBio

Criada em 2022, a MoviBio é uma rede de franquias especializada em instalações e manutenção de painéis solares para residências, negócio e indústrias. O papel do franqueado é atuar com a prospecção de clientes. O restante, da instalação até a manutenção, é responsabilidade da franqueadora. O negócio pode ser operado de qualquer lugar, sem urgência de ponto mercantil..

  • Valor de investimento: R$300,00
  • Faturamento médio mensal de uma unidade: R$ 150.000,00
  • Tempo de retorno do investimento: 4 meses

BM VAGAS

A BM VAGAS é uma empresa de recrutamento que integra informação e marketing para otimizar os processos de RH. Com o uso de tecnologias, inclusive perceptibilidade sintético, ela apoia empresas na procura estratégica por candidatos. Os franqueados, que podem trabalham em unidades físicas e também home office, são responsáveis por atrair clientes e coordenar os processos seletivos, contando com suporte e treinamento completo da franqueadora, sem urgência de experiência prévia em recursos humanos.

  • Investimento: a partir de R$23 milénio (com capital de giro incluso)
  • Faturamento médio mensal: R$30 milénio
  • Tempo de retorno: 3 meses

SmartCred

A SmartCred é uma rede de franquias de crédito e soluções financeiras. A proposta da empresa é trabalhar com crédito de forma inteligente, oferecendo mais de 300 produtos e serviços com foco em soluções financeiras em 360º para os seus clientes. O papel do franqueado é atuar no gerenciamento da operação. Toda a segmento de contratação e estrutura é papel da franqueadora.

  • Investimento: a partir de R$14,5 milénio
  • Faturamento: R$17 milénio
  • Tempo de retorno: 3 a 6 meses

Maria Gasolina Express

A Maria Gasolina Express é uma rede de franquias de minimercados autônomos gourmet com mais de 150 franqueados espalhados por todo o Brasil. A rede se destaca pelo oferecimento de um mix variado de produtos e pelos espaços das lojas, com lay-out deleitável e dimensão de convívio com internet, micro-ondas e forno elétrico para que os clientes possam preparar e manducar as suas refeições no sítio. O papel do franqueado é comandar o ponto mercantil – o que pode ser feito em qualquer horário.

  • Valor de investimento: a partir de R$50 milénio
  • Faturamento médio mensal: R$45 milénio (em média)
  • Tempo de retorno do investimento: média de 22 meses

4Charge

A 4Charge é uma rede de franquias de totens e carregadores. A marca foi fundada em 2019 e atua com publicidade nos terminais de recarga, que também exibem propagandas. O franqueado trabalha em protótipo home based com visitas periódicas a clientes e parceiros. Outrossim, a marca oferece suporte permanente aos franqueados.

  • Valor de investimento: a partir de 14,9 milénio
  • Faturamento (mês): R$4 milénio (médio)
  • Retorno do investimento: até 6 meses

Ixer

Fundada em 2018, a Ixer é uma intermediadora de benefícios na dimensão de saúde e bem-estar com preços acessíveis e atuação vernáculo. Atualmente, a rede conta com 05 unidades pelo Brasil e oferece aos investidores um formato de microfranquia home based e que dispensa a contratação de funcionários. Seu protótipo de negócio, que atende tanto o público B2B quanto B2C, requer o investimento inicial de exclusivamente R$ 57.890 milénio. Nele, o franqueado atua porquê um Gestor Mercantil, sendo remunerado através de comissionamentos recorrentes pelos contratos fechados através da plataforma IXER, que oferece serviços de grandes parceiros porquê SulAmérica, Conecta Saúde, Totalidade Pass e muito mais.

  • Investimento inicial: R$ 57.890
  • Faturamento médio mensal: R$ 80 milénio
  • Prazo de retorno: em até 12 meses

aiqfome

O aiqfome é um aplicativo de delivery que atua principalmente em cidades do interno. A rede opera com um protótipo de negócio home based, de insignificante investimento, no qual o franqueado comercializa o aplicativo para os restaurantes da região. Foi o 1º app de delivery do Brasil, atualmente o 2º maior do país, líder no interno, com mais de 6 milhões de usuários e mais de 33 milhões de pedidos por ano. Desde 2020 integra a vertical food do Grupo Magalu. Período de implantação em até 2 meses.

  • Investimento inicial: até 20 milénio habitantes: R$ 41 milénio / até 40 milénio habitantes: R$ 82 milénio
  • Faturamento médio mensal: 20 milénio habitantes: R$ 14 milénio / até 40 milénio habitantes: R$ 27 milénio
  • Previsão de retorno: 18 meses

Luah Semijoias

A Luah Semijoias, rede tocantinense especializada em acessórios banhados a ouro, conta com 13 unidades em seis estados, todos na região Nordeste e Setentrião do país. A marca disponibiliza dois modelos de negócios para os interessados em investir em uma franquia de voga, entre eles, está o de microfranquia home office. Nascente formato permite que a franqueada trabalhe de mansão por até 10 meses, até que consiga se capitalizar para inaugurar uma unidade física e aumentar os lucros.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 120mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 90 milénio
  • Tempo de retorno do investimento: de 9 a 15 meses

Jan Pro

A Jan-Pro é uma empresa de limpeza dedicada a oferecer o mais cume padrão em serviços de limpeza mercantil e a produzir oportunidades de negócios rentáveis através de franquias. Nascida nos Estados Unidos e com mais de 30 anos de experiência, chegou ao Brasil em 1991, hoje está presente em 8 países e conta com mais de 10 milénio clientes. Possui um conjunto completo de processos de limpeza, sistemas de suporte e padrões de atendimento ao cliente. A trajetória da rede é marcada por inovação e compromisso com a vantagem

  • Investimento: A partir de R$ 20 milénio
  • Faturamento Mensal: De R$ 4 milénio a R$ 30 milénio (depende do protótipo)
  • Prazo de retorno do investimento: 12 a 18 meses

Santa Fardo

Fundada em 2021, a Santa Fardo é uma rede de franquias especializada em totens carregadores que oferecem Wi-Fi marketing e capacidade para recarregar até 14 dispositivos móveis simultaneamente. A empresa nasceu no Rio de Janeiro e hoje conta com 843 unidades espalhadas pelo Brasil. Com um protótipo de negócio autônomo, home based e sem funcionários, a microfranquia da Santa Fardo requer o investimento inicial de R$19.900 milénio. Nesse formato, o franqueado é possuidor de sua própria unidade (totem), tendo porquê responsabilidade localizar os pontos para instalação dos totens e captação e gerenciamento de até 40 anúncios que o aparelho comporta.

  • Investimento inicial: R$19.900
  • Faturamento médio mensal (para cada totem): até R$8.316,00/mês.
  • Prazo de retorno: em até 8 meses

Vinho24h

Fundada em 2025, a Vinho24h é uma rede de franquias de adegas autônomas para condomínios, operando 24 horas e 7 dias por semana, sem funcionários. Cada frasqueira comporta 90 garrafas a um preço fixo sugerido de R$ 49,90 com cinco nacionalidades, mais de 15 rótulos. A frasqueira autônoma da Vinho24h ainda dispõe de uma tela de led para veiculação de anúncios de mídia paga. Além da compra de rótulos selecionados a preços acessíveis, a rede ainda oferece assinaturas para seu clube do vinho, onde os sócios têm benefícios e cupons de descontos, além de eventos exclusivos. Com um protótipo de negócio autônomo, home based e sem funcionários, a microfranquia da Vinho24h requer o investimento inicial de R$ 32.900 milénio. Nesse formato, o franqueado atua porquê gestor da sua franquia, monitorando as vendas remotamente, captando anúncios e fomentando o clube do vinho no condomínio em que a frasqueira estará instalada.

  • Investimento inicial: R$ 32.900 milénio
  • Faturamento médio mensal: R$11.482 (6 vendas por dia + 5 anunciantes)
  • Prazo de retorno: em até 14 meses

market4u

O market4u é uma rede de mercados autônomos e líder do segmento na América Latina, que atua no formato de franquia desde 2020, mesmo ano de sua instalação. A startup nasceu com o propósito de levar mais comodidade e segurança para as pessoas dentro dos condomínios residenciais e comerciais. O franqueado consegue operar a intervalo, sem a urgência de funcionários e sem o dispêndio de aluguel do espaço.

  • Investimento inicial: R$ 80 milénio (incluso taxa de franquia, estoque inicial)
  • Faturamento médio mensal: de R$ 10 a R$ 15 milénio
  • Prazo de retorno do investimento: 16 a 24 meses

Mr Fit

A Mr. Fit é uma rede pioneira no noção de fast-food saudável no Brasil, com um cardápio que inclui opções veganas e low carb, a rede atende a um público crescente que procura sustento prática e saudável. No protótipo home office, o franqueado fica responsável por gerenciar as entregas dos produtos do conforto de mansão, sem a urgência de funcionários.

  • Investimento inicial: a partir de R$9.999 (incluso taxa de franquia e estoque inicial)
  • Faturamento médio mensal: entre R$ 4 milénio e R$ 30 milénio
  • Prazo de retorno do investimento: de 4 a 8 meses

Minha Quitandinha

A Minha Quitandinha é uma startup de tecnologia em varejo que atua no protótipo de franquia de minimercado autônomo em complexos residenciais ou comerciais. Com lojas que operam 24h e sem intermediários para a realização das compras, a marca possibilita que o franqueado opere sem funcionários e sem contrato de aluguel de espaço.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 45 milénio (Incluso taxa de franquia e instalação)
  • Faturamento médio mensal: R$ 18 milénio
  • Prazo de retorno do investimento: de 10 a 18 meses

3, 2, 1 GO!

Rede de franquias especializada em oferecer experiências de viagem completas para a Disney e outros destinos nacionais e internacionais. Eles atuam porquê consultora e cuidam de todos os detalhes, pensado de forma exclusiva e personalizada. A rede oferece o protótipo home office, que possibilita que o franqueado tenha o negócio porquê renda extra. Eles têm 50 unidades no Brasil e no exterior, porquê Orlando, Nepal e Portugal.

  • Investimento inicial: R$ 12 milénio (incluso taxa de franquia)
  • Faturamento médio mensal: de R$ 15 e R$ 50 milénio em média
  • Prazo de retorno do investimento: 3 a 12 meses

KoalaCar

A rede é uma microfranquia de limpeza a sequioso de veículos, com insignificante dispêndio, rápido retorno e consciência ambiental. O nome da marca foi inspirado no coala, que não bebe chuva e se hidrata exclusivamente das vegetação. Numa lavagem convencional, consome-se mais de 300 litros de chuva, mas com os produtos da empresa, esse número é zero. Com um protótipo de negócio Home Based, o franqueado pode ter o negócio porquê renda extra, já que não exige espaço físico e nem funcionários.

  • Investimento inicial: R$4.990 ( incluso taxa de franquia + kit inicial )
  • Faturamento médio mensal: R$ 10 milénio
  • Prazo de retorno do investimento: 3 a 6 meses

Source link

Scroll to Top