
Publicado em 15/04/2025 às 12:24
A Chevrolet está se preparando para lançar um novo SUV elétrico no mercado brasílico em 2025: o Captiva EV, que será uma versão rebatizada do chinês Wuling Starlight S. A estratégia, já utilizada anteriormente com o Spark EUV, segue a risca da marca em trazer carros elétricos chineses mais acessíveis para a América do Sul através de sua parceria com a Wuling.
Imagens do novo protótipo já circulam na internet depois o veículo ser flagrado em um porto colombiano. Sem disfarces, o Captiva EV exibe o emblema da Chevrolet na frente e o nome “Captiva” impresso na traseira, indicando que o tradicional nome será reutilizado para batizar o SUV chinês. A versão mostrada, inclusive, carregava o nome “Premier”, repetindo a nomenclatura de versões já conhecidas do portfólio da marca no Brasil.
Apesar de adotar a marca Chevrolet e nome próprio no mercado latino-americano, o Captiva EV mantém o design e o porte originais do Starlight S, um dos novos SUVs elétricos da Wuling. O protótipo já foi flagrado em testes no Brasil com a frase “Em breve sua vida será mais elétrica” adesivada na lateral, o que confirmava sua chegada iminente.
Externamente, as únicas mudanças são os logotipos e nomes comerciais. Toda a estrutura visual — faróis, lanternas, linhas da carroceria, rodas e aprimoramento — seguem o padrão do Starlight S. Essa escolha indica uma estratégia clara da montadora: manter os custos baixos e apressar a ingresso de carros elétricos chineses no Brasil com o reforço da identidade de uma marca global porquê a Chevrolet.
SUV elétrico Captiva terá autonomia de até 510 km no ciclo chinês e deve custar até R$ 400 milénio no Brasil
O novo Captiva EV será equipado com um motor elétrico de 204 cavalos de potência, mantido por uma bateria LFP (lítio-ferro-fosfato) de 60 kWh. De conformidade com os testes chineses, o protótipo pode saber até 510 km de autonomia, embora no Programa Brasílico de Etiquetagem Veicular (PBEV), esse número deva desabar para aproximadamente 300 km.
Com 4,74 metros de comprimento, o Captiva elétrico será posicionado entre o Equinox com motor a esbraseamento (4,66 m) e o Equinox EV (4,84 m), reforçando seu papel intermediário na risca de utilitários da marca. O preço estimado para o Brasil deve variar entre R$ 300 milénio e R$ 400 milénio, tornando-o mais conseguível que o Equinox EV, atualmente vendido por R$ 440.190.
Chevrolet planeja lançar também versão híbrida do Starlight S para enfrentar concorrentes da BYD e GWM
Além da versão 100% elétrica, a Chevrolet também estuda trazer para o Brasil uma versão híbrida plug-in do Starlight S, visando competir diretamente com modelos porquê o BYD Song Plus e o GWM Haval H6, que lideram o segmento de híbridos no país.
Nesta formato, o SUV combina um motor a esbraseamento 1.5 aspirado de 106 cv com um motor elétrico de 204 cv, permitindo autonomia elétrica entre 60 km e 130 km, conforme a capacidade da bateria — que pode ser de 9,5 kWh ou 20,5 kWh. O objetivo da marca é oferecer uma escolha de mobilidade eletrificada para quem procura autonomia estendida, sem perfurar mão da praticidade do fornecimento convencional.
Estratégia da Chevrolet de rebatizar carros elétricos chineses visa democratizar entrada a modelos eletrificados
A reutilização de nomes já conhecidos, porquê Captiva e Spark, faz secção da estratégia da Chevrolet para facilitar a corroboração dos carros elétricos chineses no Brasil. O uso de nomenclaturas familiares pode aproximar o consumidor desses novos veículos, mesmo que eles sejam tecnicamente modelos inéditos vindos da Ásia.
O Spark EUV, por exemplo, é fundamentado no Baojun Yep Plus, mas mantém o DNA visual e características mecânicas do coche chinês original. Agora, com o Captiva EV, a montadora reforça essa tática, apostando em um mercado que tem se mostrado cada vez mais receptivo aos SUVs elétricos — mormente com a subida dos combustíveis e incentivos crescentes à mobilidade limpa.