
Publicado em
26/04/2025 às 06:27
Enquanto a indústria automotiva caminha para o horizonte elétrico, a Hennessey Special Vehicles aposta na evolução do motor a esbraseamento. Em parceria com a Ilmor Engineering, a empresa desenvolveu o motor de esbraseamento interna de produção mais potente do mundo, gerando impressionantes 2.059 cavalos de potência.
Potência sem precedentes
O novo motor faz segmento do pacote Evolution, que custa US$ 285.000 (murado de R$ 1.668.760), valor cobrado à segmento do veículo.
O pacote é conciliável com os Venom F5 já existentes e traz diversas atualizações. Entre elas estão pistões ovais projetados pela Ilmor, válvulas de escape de titânio, tampas de válvulas leves e bielas de alumínio.
A potência extra é verosímil graças a turbocompressores Precision 76/80 Next Gen e injetores de combustível de cume fluxo. Além dos 2.059 cavalos, o motor “Fury” entrega impressionantes 200 kgfm de torque.
Desempenho de tirar o fôlego
Com um câmbio manual automatizado de sete marchas e embreagem única, toda a força do motor é enviada às rodas traseiras. A Hennessey manteve a tração traseira para prometer uma experiência de direção mais visceral e direta.
A aceleração do Venom F5 Evolution impressiona. Segundo a empresa, o coche atinge 320 km/h em exclusivamente 10,3 segundos.
Para verificação, o Bugatti Chiron Super Sport realiza o mesmo feito em 12,1 segundos, enquanto o Rimac Nevera precisa de 10,9 segundos.
Aprimoramentos aerodinâmicos
A aerodinâmica do F5 também passou por melhorias. Sob a orientação do perito Dr. Mark Handford, divulgado por seu trabalho na Fórmula 1 e IndyCar, o Venom F5 Evolution recebeu um divisor dianteiro redesenhado, novos defletores na segmento subordinado do coche e persianas nos arcos das rodas dianteiras.
Outro destaque é o Gurney Flap adicionado ao spoiler traseiro, aumentando a segurança em altas velocidades. Esses ajustes visam maximizar o desempenho e a segurança em velocidade extrema.
Além do desempenho brutal, o pacote Evolution traz itens para aumentar o conforto dos ocupantes. Há opção de suporte para bebidas em filamento de carbono, assentos Touring com reforço suplementar e um novo sistema de escapamento Touring.
Com essas melhorias, a Hennessey mostra que, mesmo em tempos de eletrificação, ainda há espaço para a evolução dos motores a esbraseamento.