
Publicado em
02/05/2025 às 17:36
Fiat Quadro completa 45 anos uma vez que símbolo da inovação italiana no Brasil e marco no segmento das peruas compactas nacionais
Em 1980, a Fiat lançava no Brasil o Fiat Quadro, sua primeira perua compacta vernáculo. Com isso, a marca italiana dava um passo importante no mercado automotivo brasílico, entrando em um segmento em subida na estação. O padrão, derivado do Fiat 147, trazia soluções inovadoras para a estação, combinando espaço interno generoso com mecânica moderna.
Primeira perua da Fiat no país
O Fiat Quadro surgiu quatro anos posteriormente a Fiat estrear no Brasil. A marca já tinha o 147 e suas versões comerciais, uma vez que a Pickup e o Furgão. A novidade foi o Quadro, que estreava com a primeira reestilização da traço 147, chamada de traço Europa.
Tinha design moderno, ótimo aproveitamento de espaço e bom desempenho urbano. Era pensado para famílias e pequenos negócios que precisavam de espaço, mas sem negar da economia e praticidade de um carruagem pequeno.
Espaço e funcionalidade uma vez que destaque
Fundamentado no Fiat 147, o Quadro tinha 18 centímetros a mais no comprimento. A seção traseira recebia teto saliente, garantindo mais conforto e amplitude. O nome Quadro fazia referência à grande espaço envidraçada da carroceria, que aumentava a sensação de espaço.
Uma das vantagens do padrão era o porta-malas: com 730 litros até o teto, e até 1.440 litros com o banco traseiro rebatido. O estepe ficava na frente, junto ao motor, liberando ainda mais espaço detrás.
Melhorias mecânicas e desempenho urbano
O carruagem trazia avanços técnicos. A suspensão traseira era mais macia e o câmbio recebeu novo sistema de lubrificação, o que melhorava a suavidade ao encaminhar.
Uma vez que o Quadro era mais pesado — murado de 25 kg a mais que o 147 — usava o motor 1.300. Na versão a gasolina, tinha 61 cv e 9,9 kgfm de torque. Com etanol, entregava 62 cv e 11,5 kgfm.
Evolução em design e aperfeiçoamento
Em 1983, o padrão passou por atualizações. Recebeu as mudanças da traço Spazio: para-choques de plástico, molduras laterais maiores e novo quadro.
Ganhou câmbio de cinco marchas e duas versões de aperfeiçoamento, chamadas C e CL. As alterações deram mais sofisticação ao visual e melhoraram o conforto interno.
Término da produção e legado
A produção do Fiat Quadro terminou em 1986. O motivo foi a chegada da Fiat Elba, perua derivada da traço Uno. Mesmo com trajetória curta, o Quadro foi um padrão pioneiro.
Abriu espaço para outros sucessos da marca nesse segmento, uma vez que Tempra SW, Palio Adventure e Marea Weekend. O Quadro ajudou a solidar a Fiat no mercado das peruas brasileiras.
Com informações de Stellantis.