Construção de túnel submerso de 1.800 km pode ligar EAU à Índia em poucas horas

Publicado em
02/05/2025 às 18:35

Projeto prevê trem-bala, transporte de trouxa, petróleo e chuva gula sob o Mar Arábico

Esse projeto é uma proposta ambiciosa liderada pela National Advisor Bureau Limited quer conectar os Emirados Árabes Unidos à Índia por meio da construção de um túnel submerso de 1.800 quilômetros. O projecto inclui trem-bala de até 1.000 km/h e corredores para mercadorias e recursos naturais.

Projeto de construção pode redefinir logística entre Ásia e Oriente Médio

Segundo o portal espanhol Xataka, a teoria é fabricar uma estrutura dupla de concreto submersa sob o Mar Arábico, ligando o porto de Fujairah (EAU) a Mumbai (Índia). O túnel submerso funcionaria com tubos paralelos, apoiados por plataformas flutuantes ou ancoradas ao fundo do mar.

Cada tubo abrigaria diferentes funções: um individual para trens-bala de subida velocidade, e outro devotado à movimentação de cargas, além de canais específicos para transporte de petróleo e chuva gula. Essa dificuldade reforça o caráter multifuncional do projeto.

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A construção procura unir inovação e funcionalidade em um só galeria

Os Emirados Árabes querem construir um túnel submerso gigante para ligar o país à Índia em poucas horas. A ideia é usar esse túnel para transportar pessoas, cargas, petróleo e até água doce, tudo de forma rápida e eficiente. Imagem: Reprodução/Xataka
Os Emirados Árabes querem edificar um túnel submerso gigante para vincular o país à Índia em poucas horas. A teoria é usar esse túnel para transportar pessoas, cargas, petróleo e até chuva gula, tudo de forma rápida e eficiente. Imagem: Reprodução/Xataka

O projecto ainda está na período conceitual, mas já atrai atenção internacional pelo ineditismo. Os trens de subida velocidade devem inferir entre 600 km/h e 1.000 km/h, prometendo encurtar o trajeto atual de dias ou horas de voo para uma viagem de até quatro horas.

O túnel submerso também serviria uma vez que uma novidade rota de fornecimento energético e hídrico entre os países, propondo uma estrutura que vai além do transporte de passageiros, um pouco evidenciado por portais uma vez que o Interesting Engineering, que analisaram os potenciais impactos logísticos e geopolíticos da obra.

Desafios técnicos e dispêndio saliente acompanham a grandiosidade do projeto

Reprodução/National Advisor Bureau Limited

A construção de um túnel submerso de 1.800 km representa um repto inédito na engenharia social e marítima. Seriam necessários materiais resistentes à pressão oceânica, tecnologia de monitoramento contínuo e protocolos rígidos de segurança, além de manutenções programadas em ambientes hostis.

Especialistas citam que o dispêndio ultrapassaria centenas de bilhões de dólares, exigindo financiamento conjunto entre governos e consórcios privados. Ainda assim, os idealizadores veem a iniciativa uma vez que estratégica para o porvir da infraestrutura intercontinental.

Túnel submerso pode impulsionar relações comerciais e fortalecer a diplomacia regional

O projeto não unicamente promoveria avanços na mobilidade, uma vez que também abriria novas oportunidades de negócios, escoamento de commodities e cooperação tecnológica. Emirados Árabes e Índia já possuem relações comerciais consolidadas, e o túnel submerso seria uma via permanente e eficiente para expandir essa conexão.

Ou por outra, a construção pode servir de protótipo para futuras megaobras ao volta do mundo, posicionando os países envolvidos uma vez que pioneiros em engenharia de larga graduação voltada à integração econômica.

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