Comparativo — Tracker e Kicks 2025 disputam liderança entre os novos SUVs 1.0 turbo

O segmento de SUVs compactos no Brasil vai lucrar duas atualizações importantes em 2025. Chevrolet Tracker e Nissan Kicks chegam com novidades visuais, motores turbinados e mais tecnologia.

Ambos estão entre os mais vendidos da categoria e agora se preparam para manter a relevância em um mercado cada vez mais concorrido.

Novo Tracker: mais potência e versão híbrida a caminho

O Chevrolet Tracker será o primeiro a estrear. Com chegada prevista para o primeiro semestre, o SUV da GM vai passar por um facelift e também receberá a inédita versão híbrida flex.

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A frente do sege será o ponto com mais mudanças: os faróis ganham novo formato com LEDs divididos e a grade vanguarda seguirá o estilo da Montana. Já a traseira permanece com gravura atual, mas com um novo igrejinha das lanternas.

Por dentro, o Tracker terá o mesmo conjunto de telas já presente em outros modelos da marca. O pintura contará com multimídia de 11 polegadas integrada ao cluster do dedo de 8 polegadas.

A lista de equipamentos também será ampliada, com destaque para sistemas de segurança ativa, já que o protótipo atual ainda não oferece pacote Adas.

O Tracker manterá os motores 1.0 e 1.2 turbo da risca CSS. Ambos foram atualizados com o Proconve L8 e agora têm mais potência.

O 1.0 turbo passou de 116 cv para 121 cv, com torque subindo de 16,8 para 18,3 kgfm. Já o motor 1.2 entrega 141 cv e 22,9 kgfm.

A grande novidade será o lançamento do Tracker híbrido ligeiro.

De pacto com apuração da Autoesporte, as concessionárias da Chevrolet já foram informadas de que a distribuição da novidade versão começa ainda no primeiro semestre.

O sistema híbrido deve usar o motor 1.0 turbo flex em conjunto com um gerador de 48V. Esse sistema oferece um empurrão elétrico em momentos porquê ultrapassagens, o que reduz o esforço do motor a esbraseamento e melhora o consumo.

Novo Kicks

A segunda geração do Nissan Kicks também estreia neste ano e já está sendo produzida na fábrica de Resende, no Rio de Janeiro.

O novo protótipo apresenta mudanças profundas no design, ao ponto de motivar surpresa em quem vê o SUV pela primeira vez.

A frente traz uma grade filetada que corta o farol e divide o conjunto de luzes diurnas de LED. Na traseira, as lanternas em formato de “L” virado ficam logo inferior do vidro da tampa do porta-malas.

Internamente, o novo Kicks terá um pintura com duas telas integradas, ambas com 12 polegadas. O protótipo vai usar o motor 1.0 turbo de três cilindros com injeção direta da Horse, o mesmo que já equipa o Renault Kardian.

Na versão original, o motor HR10DDT rende 110 cv e 20,4 kgfm com gasolina.

Com tecnologia flex no Kardian, o número sobe para 120 cv e 125 cv com etanol. A Nissan ainda não revelou os números oficiais para o Kicks, mas o motor deve passar por ajustes.

O novo propulsor será produzido em Resende com os mesmos componentes da Horse, e é esperado que tenha identidade própria dentro da risca da Nissan.

A montadora também deve usar um câmbio dissemelhante da transmissão automatizada do Kardian. A Nissan é conhecida pelo bom desempenho do câmbio CVT, o que pode indicar sua emprego no novo SUV.

Disputa entre dois gigantes do segmento

Além do novo motor, o Kicks também cresceu em tamanho. Agora, o SUV tem 4,37 metros de comprimento, 2,66 m de entre-eixos, 1,80 m de largura e 1,63 m de profundidade.

As medidas deixam o protótipo próximo de SUVs médios, porquê o Jeep Compass. O preço do novo Kicks deve variar entre R$ 150 milénio e R$ 180 milénio.

Com essas mudanças, tanto Tracker quanto Kicks prometem agitar o mercado brasílio de SUVs compactos. As estreias devem ocorrer ainda no primeiro semestre de 2024, marcando uma novidade temporada para dois dos modelos mais vendidos do país.

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