Grupo Comporte vence leilão e assume operação de três linhas de trem em São Paulo

Publicado em 28/03/2025 às 21:28

Contrato bilionário prevê expansão, modernização e mais eficiência no transporte público da capital e região metropolitana

O transporte público de São Paulo passa por uma transformação importante. O Grupo Comporte venceu o leilão das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade da CPTM, assumindo a operação de 124 quilômetros de trilhos que ligam o meio da capital à zona leste, Guarulhos e Cocuruto Tietê. Com um contrato de 31 anos e mais de R$ 14 bilhões em investimentos previstos, a novidade licença promete modernizar o sistema, erigir novas estações, ampliar a malha ferroviária e gerar economia para os cofres públicos. A informação foi publicada por portais porquê InfoMoney, Quotidiano do Transporte, UOL Economia e IstoÉ Numerário.

O leilão foi levado pela Bolsa de Valores de São Paulo (B3) e teve porquê vencedor o Grupo Comporte, ligado à família Constantino, fundadora da Gol Linhas Aéreas. A empresa superou a proposta da CCR ao oferecer um deságio de 2,57% sobre a contraprestação anual de R$ 1,49 bilhão prevista pelo governo do Estado. Segundo o InfoMoney, o resultado representa uma economia aproximada de R$ 1 bilhão ao longo do contrato. O governador Tarcísio de Freitas celebrou a vitória porquê um passo decisivo para requalificar o sistema de transporte sobre trilhos em São Paulo.

Expansão e melhorias nas linhas 11, 12 e 13

Entre os compromissos da licença estão a construção de oito novas estações, a reforma de outras 24 e a reconstrução completa de quatro. A risco 11-Coral será estendida até César de Souza, em Mogi das Cruzes. A risco 12-Safira chegará até Suzano e terá integração com a risco 11, enquanto a risco 13-Jade será prolongada até Bonsucesso, em Guarulhos. Conforme escolhido pelo Quotidiano do Transporte, a meta é concluir todas as obras até 2040, com grande segmento delas entregue nos primeiros sete anos de contrato.

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Investimento bilionário para modernizar a mobilidade em São Paulo

O contrato prevê aportes da ordem de R$ 14,3 bilhões em obras de infraestrutura, material rodante, tecnologia e operação. Segundo a reportagem da IstoÉ Numerário, os investimentos têm foco na ampliação da capacidade de transporte, na eficiência energética e na segurança dos passageiros. A parceria público-privada permitirá que o Estado de São Paulo melhore a qualidade do serviço prestado sem comprometer recursos orçamentários diretos, mantendo controle sobre a regulação e fiscalização da operação.

Linhas estratégicas para regiões periféricas de São Paulo

As três linhas envolvidas na licença atendem áreas de grande densidade populacional, com milhares de passageiros dependentes do transporte ferroviário diariamente. A risco 11-Coral, por exemplo, é uma das mais movimentadas da CPTM e atravessa bairros populosos da zona leste. A risco 13-Jade conecta São Paulo ao aeroporto de Guarulhos. Segundo o UOL Economia, a expansão dessas linhas pode impactar positivamente a mobilidade urbana e o desenvolvimento regional nas próximas décadas.

Comporte amplia presença e reforça papel no transporte vernáculo

Com a vitória no leilão, o Grupo Comporte consolida sua presença no setor ferroviário brasílico. A empresa já administra o metrô de Belo Horizonte e foi responsável pela vitória no projeto do trem São Paulo–Campinas. Agora, com a operação de segmento da malha da CPTM, o grupo se posiciona porquê um dos principais operadores de mobilidade urbana do país. De tratado com o InfoMoney, a ingresso da Comporte nas linhas de São Paulo representa uma mudança no perfil da gestão do transporte público estadual, com maior participação da iniciativa privada.

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