
Publicado em
30/04/2025 às 19:18
Toyota Prius 2018 usado por R$ 90 milénio: vale a pena? Analisamos o híbrido confiável, econômico e polêmico, incluindo custos de bateria.
É verosímil ter um sege híbrido confiável da marca Toyota pagando hoje tapume de R$ 90 milénio? Sim, com o Toyota Prius de quarta geração usado. Oriente cláusula analisa um padrão 2018. Ele é um híbrido pleno (HEV), que não precisa ser onusto na tomada. É muito econômico e usa um sistema mecânico similar ao do Corolla Hybrid atual, mas movido exclusivamente a gasolina.
Prius G4 (2016-21): o Toyota Prius híbrido antes do Corolla
Esta quarta geração do Toyota Prius foi vendida no Brasil entre 2016 e 2021. Era importada e oferecida somente com motor a gasolina. O padrão recebeu um pequeno facelift em 2019. Suas vendas foram consideradas baixas no período (pouco mais de 6 milénio unidades).
O lançamento do Corolla Sedan híbrido flex, em 2019, acabou tirando o espaço do Prius. O sedã vernáculo, com mecânica parecida e visual mais convencional, fez a Toyota parar de importar o Toyota Prius em 2021.
Visual exótico e cabine tecnológica: o estilo do Toyota Prius

O design do Toyota Prius desta geração sempre foi polêmico. Muitos o consideram exótico ou “mal-parecido”. A vanguarda e a traseira possuem linhas bastante incomuns e futuristas para a idade. Destaques são os faróis e lanternas recortados e o vidro traseiro dividido em duas partes.
Por dentro, o quadro é concentrado e do dedo. O remate é considerado bom, com partes macias ao toque. A medial multimídia tem GPS e câmera de ré, mas é lenta e não oferece espelhamento de celular de fábrica.
Economia e confiabilidade
O ponto poderoso do Toyota Prius é seu conjunto híbrido. Ele combina um motor 1.8 a gasolina (ciclo Atkinson, 98 cv) com um motor elétrico (72 cv). A potência combinada do sistema é de 123 cavalos. O foco não é desempenho (0 a 100 km/h em 11 segundos), mas sim a economia.
Os números oficiais são ótimos: 18,9 km/l na cidade e 17 km/l na estrada. Donos relatam médias ainda melhores na prática, superando 20 km/l na cidade. O sistema é sabido pela extrema confiabilidade da Toyota.
Dispêndio e manutenção sem temor
Um receio generalidade em carros híbridos usados é a bateria. No Toyota Prius, a garantia original do sistema híbrido era de 8 anos (para um 2018, estaria válida até 2026, se as revisões foram feitas). O dispêndio de uma bateria novidade é elevado (tapume de R$ 20 milénio). Porém, já existem opções no mercado. Baterias recondicionadas custam entre R$ 8 milénio e R$ 12 milénio.
Oficinas especializadas (porquê a High Torque citada na manadeira) já fazem a manutenção e reparo das células da bateria, o que é muito mais barato. A bateria do Prius é considerada muito inextinguível, com relatos de unidades rodando quase 500.000 km com a peça original.
Toyota Prius usado vale a pena por R$ 90 milénio?
Comprar um Toyota Prius 2018 por tapume de R$ 90-91 milénio (preço FIPE em abril de 2025) pode ser um bom negócio.
Pontos positivos: Preço atingível para um híbrido Toyota; economia de combustível fenomenal; confiabilidade mecânica renomada; bom espaço interno; completo em equipamentos (7 airbags, controles de firmeza/tração, HUD, etc.).
Pontos negativos: Design que divide opiniões; medial multimídia datada e lenta; revenda pode ser mais difícil em alguns estados (porquê SP) do que no Rio de Janeiro (onde há desconto de IPVA para híbridos). Avaliando tudo, o Toyota Prius usado é considerado uma opção recomendada e com ótimo custo-benefício para quem procura um híbrido confiável e econômico.