Nova bateria da CATL é a primeira do mundo a cumprir norma que impede incêndios em caso de falha térmica

Uma revolução silenciosa está em curso no setor automotivo global. A operário chinesa CATL, líder mundial em soluções de armazenamento de vontade, apresentou a primeira bateria do mundo capaz de varar completamente o risco de incêndio, mesmo diante de uma irregularidade térmica interna, situação que historicamente representa um dos maiores temores relacionados aos carros elétricos. A novidade bateria da CATL já está homologada e comercializada em veículos uma vez que Zeekr, Aito, Li Auto e Neta, e marca um divisor de águas na indústria de baterias.

O proclamação chega pouco posteriormente a publicação solene da norma GB 38031-2025, novo padrão de segurança veicular da China, considerado o mais rigoroso já adotado em nível internacional para componentes de veículos elétricos.

Bateria é a primeira a satisfazer a novidade norma de segurança da China

A novidade norma GB 38031-2025 foi publicada em março de 2025 e entra em vigor unicamente em julho de 2026, mas a CATL se antecipou, anunciando que seu protótipo já atende todos os critérios exigidos. Isso representa mais de um ano de vantagem competitiva em relação aos concorrentes.

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Entre os requisitos da norma estão:

  • Tolerância à fuga térmica sem ignição ou explosão;
  • Contenção eficiente de fumaça e gases tóxicos;
  • Resistência a impactos estruturais severos (simulando colisões);
  • Suporte a ciclos extremos de recarga rápida;
  • Capacidade de sustar falhas internas de células sem propagação para o restante do módulo.

A validação da bateria foi feita pelo CATARC (Meio de Tecnologia e Pesquisa Automotiva da China), uma das entidades mais respeitadas no setor, responsável também pelo programa de segurança veicular C-NCAP.

A inovação trazida pela bateria segura contra incêndios da CATL ressignifica a percepção pública sobre os carros elétricos. Os recentes avanços indicam que, sob padrões uma vez que o GB 38031-2025, esses veículos podem oferecer maior segurança estrutural e térmica do que modelos movidos a combustíveis fósseis, que estão sujeitos a riscos de explosão em colisões severas.

Essa conquista técnica não unicamente reduz a preocupação com acidentes causados por superaquecimento, mas também reforça o compromisso da indústria com a segurança da eletromobilidade, um dos pilares para estugar a adoção de tecnologias limpas e viabilizar a descarbonização global.

A bateria que passou pelos testes foi desenvolvida com a arquitetura CTP 3.0 (Cell to Pack), lançada pela CATL em 2022. Esse sistema elimina módulos intermediários, integrando diretamente as células à estrutura do pack, o que aumenta a eficiência volumétrica (até 72%) e eleva a densidade energética para 255 Wh/kg.

Na prática, veículos equipados com essa bateria conseguem autonomia superior a 1.000 km no ciclo CLTC e tapume de 700 km no ciclo WLTP, padrão europeu mais exigente. Entre os modelos que já utilizam essa tecnologia está o Zeekr 7X, SUV elétrico com bateria de 100 kWh e até 780 km de autonomia na China.

Além da autonomia estendida, a bateria traz avanços relevantes em:

  • Refrigeração líquida integrada;
  • Placa térmica multifuncional com subida superfície de dissipação;
  • Estrutura reforçada com travessas internas;
  • Capacidade de recarga rápida de 10% a 80% em tapume de 10 minutos, com potência de 5C.

Há rumores de que a próxima geração poderá atingir taxas de 6C, reduzindo ainda mais o tempo de carregamento.

Progresso da CATL antecipa corrida por baterias mais seguras e pressiona rivais

Com mais de 18 milhões de veículos elétricos equipados com baterias CATL circulando no mundo, o proclamação antecipa um movimento que deve se estugar nos próximos meses. Ao satisfazer a norma mais rigorosa do setor com mais de um ano de antecedência, a empresa pressiona montadoras e concorrentes a atualizarem suas tecnologias.

A CATL afirma que continuará investindo em segurança estrutural, refrigeração, proteção contra curto-circuito e eficiência térmica, além de buscar materiais mais sustentáveis e recicláveis.

Esse passo da empresa também representa um progresso para as políticas públicas de eletrificação e segurança veicular, principalmente em países que estão iniciando sua transição energética, uma vez que o Brasil e diversas nações da América Latina.

Norma GB 38031-2025 pode se tornar padrão global de segurança

Especialistas do setor já apontam que a GB 38031-2025, atualmente exclusiva da China, poderá se transformar em referência global nos próximos anos, a exemplo do que ocorreu com o C-NCAP em segurança veicular e o China VI em emissões.

Essa norma surge em um momento em que a demanda por carros elétricos mais seguros e confiáveis é subida, principalmente diante de acidentes isolados com incêndios relatados na Europa, América do Setentrião e Ásia.

A imposição de testes uma vez que impacto subordinado, curto-circuito pós-ciclos de fardo rápida e irregularidade de célula isolada tende a aumentar a crédito dos consumidores e ajudar na popularização da eletromobilidade, mesmo em mercados mais céticos.

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