
Publicado em
18/01/2025 às 01:23
A Turbotech, Safran e a Air Liquide informaram nesta semana o sucesso nos testes do primeiro motor com novidade turbina movida a hidrogênio líquido para o mercado de aviação ligeiro, no Campos Tecnológico de Air Liquide em Grenoble, França. Em setembro de 2024, as três empresas concluíram testes de mostra em solo de um motor aeronáutico com turbina a hidrogênio líquido com base em um ciclo regenerativo ultraeficiente e sustentado por um tanque de hidrogênio líquido.
Oriente teste de mostra do motor com novidade turbina a hidrogênio líquido faz segmento do projeto BeautHyFuel para explorar soluções de propulsão a hidrogênio para aeronaves leves.
Com o base da Autoridade de Aviação Civil Francesa (DGAC) porquê segmento do programa de incentivo pós-Covid do país, o BeautHyFuel é liderado pela Turbotech e Elixir Aviation em parceria com Safran, Air Liquide e Daher.
Esta mostra segue uma primeira tempo de teste em janeiro de 2024, no site da ArianeGroup em Vernon, França, utilizando hidrogênio armazenado em forma gasosa para realizar uma caracterização inicial do motor.
Nesta segunda tempo de teste, o motor com novidade turbina movida a hidrogênio líquido, foi acoplado a um sistema de armazenamento criogênico (-250ºC) desenvolvido pela Air Liquide para provar a integração completa de um sistema de propulsão replicando todas as funções em uma aeroplano completa.
O projeto de pesquisa conjunto BeautHyFuel foi desenvolvido em junho de 2022 com o objetivo de projetar e testar em terreno um sistema de propulsão a hidrogênio classificado para aviação ligeiro e desenvolver uma metodologia para que possa ser certificado para instalação em aeronaves já existentes.
Novidade turbina a hidrogênio líquido representa um grande progresso rumo à sustentabilidade no setor de aviação
O BeautHyFuel se beneficia da combinação única das tecnologias de turbina ligeiro ultraeficientes da Turbotech, da experiência da Safran porquê trabalhador de motores de aviação e designer de sistemas de combustível, das tecnologias de armazenamento criogênico de hidrogênio da Air Liquide para propulsão aeroespacial, do papel da Elixir porquê trabalhador de aviões leves inovadores e da experiência da Daher no desenvolvimento, certificação, produção e manutenção de aeronaves.
Segundo Damien Fauvet, CEO da Turbotech, nascente novo motor com turbina a hidrogênio líquido é um grande progresso na transição para a propulsão de aeronaves totalmente descarbonizada, que estará pronta para voar logo que o mundo produzir hidrogênio verde em volume.
O objetivo deste trabalho foi inferir uma densidade de vontade parecida a um sistema tradicional de combustível Avgas ou Jet A-1, levando em conta as restrições associadas a retrofit, operacionalidade e certificação de uma solução de propulsão criogênica de hidrogênio.
O projeto do motor com turbina movida a hidrogênio líquido foi um sucesso completo e rápido, graças a um notável esforço em equipe das grandes empresas e PMEs envolvidas.
Benefícios do projeto para as empresas envolvidas
Segundo Pierre-Alain Lambert, VP de Programas de Hidrogênio, Safran, esta segunda lanço marca a desfecho bem-sucedida do projeto.
Ao acoplar sua tecnologia ao sistema de armazenamento criogênico da Air Liquide, que fornece a densidade de vontade necessário para aplicações aeronáuticas, demonstramos que uma solução completa de propulsão de subida tecnologia com zero emissões de carbono em voo é verosímil e que pode ser integrada diretamente em aeronaves leves.
Para a Safran, o motor com turbina a hidrogênio líquido completa a gama de projetos exploratórios ágeis e em pequena graduação que tem orientado, os quais são particularmente valiosos para enfrentar desafios específicos na propulsão a hidrogênio para a aviação mercantil. Segundo o VP de Tecnologias Avançadas da Air Liquide, Xavier Traversac, a descarbonização exige uma colaboração próxima entre os vários atores da indústria.