Os 7 carros com pior consumo de combustível no Brasil em 2025
Os carros mais potentes do Brasil, famosos pelo desempenho, são os campeões no consumo de combustível. Modelos de luxo e desempenho questionável que deixam motoristas com a conta no posto sempre mais subida.
Mesmo com avanços em tecnologia automotiva, alguns veículos continuam surpreendendo – negativamente – quando o ponto é economia de combustível.
Em um momento em que o preço médio da gasolina geral no Brasil gira em torno de R$ 6,33, de concordância com dados da Agência Nacional do Petróleo (ANP), o consumo energético dos automóveis voltou a lucrar destaque entre motoristas e curiosos pelo mundo dos motores.
Se por um lado muitos brasileiros tentam poupar escolhendo modelos populares com bom desempenho por litro, por outro existe um seleto grupo de veículos que parece não se preocupar com a eficiência.
Esses carros, quase sempre de luxo e cumeeira desempenho, são verdadeiros “beberrões” e frequentadores assíduos dos postos de gasolina.
A lista, baseada nos dados mais recentes do Programa Brasiliano de Etiquetagem Veicular (PBEV), do Inmetro, revela os sete carros com pior consumo energético em 2025.
O ranking considera o índice MJ/km (megajoules por quilômetro), que avalia o gasto de vontade necessário para movimentar o veículo – quanto maior o número, menor a eficiência.
Luxo, potência e pouca economia
O levantamento contempla somente as versões menos eficientes de cada padrão, o que inclui configurações mais potentes e voltadas para desempenho.
E cá vale um alerta: a maioria desses carros ultrapassa facilmente a marca de R$ 1 milhão, o que, de certa forma, explica a despreocupação dos donos com o consumo excessivo.
Confira agora os 7 automóveis com pior consumo de combustível no Brasil em 2025, começando pelo “menos pior” da lista:
7º lugar – Ram 1500
A picape Ram 1500 é sinônimo de força e robustez, mas a eficiência energética não é seu ponto potente.
Com um consumo energético de 3,50 MJ/km, ela registra 6 km/l na cidade e 7 km/l na estrada, segundo o Inmetro.
Equipada com um motor 3.0 biturbo de 420 cv e 47,8 kgfm de torque, ela custa a partir de R$ 579.990.
Apesar do desempenho venerável, o padrão deixa a desejar em economia e está longe de ser uma opção viável para quem roda muito.

6º lugar – BMW X6 M Competition
Luxuosa e agressiva, a BMW X6 M Competition ocupa o sexto lugar com um consumo energético de 3,53 MJ/km.
Na cidade, a média é de 5,7 km/l, e na estrada sobe levemente para 7,4 km/l. O motor 4.4 V8 com 625 cv e 76,5 kgfm de torque entrega performance esportiva, mas exige visitas frequentes ao posto.
Com preço partindo de R$ 1.298.950, o SUV é desejado por entusiastas da marca, apesar da sede por combustível.

5º lugar – Porsche 718 Cayman GT4 RS
Esportivo de reverência, o Porsche 718 Cayman GT4 RS surpreende pelo consumo: 3,62 MJ/km, segundo os dados oficiais.
O motor 4.0 boxer de seis cilindros, com 500 cv e 45,9 kgfm de torque, proporciona uma experiência de direção pura, mas ofídio dispendioso por isso: 5,6 km/l na cidade e 7,1 km/l na estrada.
Seu preço inicial gira em torno de R$ 535 milénio, tornando-o um dos mais “acessíveis” da lista — mas ainda longe de ser econômico.

4º lugar – Porsche 911 GT3 RS
Subindo no ranking, encontramos o lendário Porsche 911 GT3 RS, com consumo energético de 3,76 MJ/km.
Mesmo com design aerodinâmico e engenharia refinada, faz somente 5,4 km/l na cidade e 6,9 km/l na estrada.
Seu motor é um 4.0 boxer de seis cilindros que entrega 525 cv e 47,4 kgfm de torque. O preço? R$ 3,77 milhões, reforçando o status individual do padrão — e o dispêndio ressaltado para mantê-lo rodando.

3º lugar – Lamborghini Urus Performante
A versão performática do super SUV da Lamborghini impressiona tanto pelo visual quanto pelo gosto por gasolina.
Com consumo energético de 3,77 MJ/km, o Urus Performante entrega somente 5,4 km/l na cidade e 6,9 km/l na estrada.
Seu motor V8 4.0 biturbo de 666 cv e 86,7 kgfm de torque é puro desempenho, mas exige visitas frequentes ao posto.
O valor médio do padrão em 2025 gira em torno de R$ 4,3 milhões.

2º lugar – Mercedes-AMG G63
Clássico entre os SUVs de luxo, o Mercedes-Benz AMG G63 assume o segundo lugar com um impressionante consumo energético de 3,95 MJ/km.
Na cidade, o consumo é de 5,4 km/l, e na estrada, surpreendentemente menor: somente 5,2 km/l.
Sob o capô, o padrão abriga um V8 biturbo 4.0 de 585 cv e 86,7 kgfm de torque. O preço inicial está em R$ 1.989.900, e seu porte imponente ajuda a explicar o desempenho modesto em economia.

1º lugar – Ferrari Purosangue
Liderando o ranking, a Ferrari Purosangue ostenta o título de sege menos eficiente do Brasil em 2025.
Com consumo energético de 4,88 MJ/km, ela faz somente 4,1 km/l na cidade e 5,6 km/l na estrada, números surpreendentemente baixos, mesmo para um superesportivo.
A máquina italiana traz um motor V12 6.5 de 725 cv e 73,1 kgfm de torque.
Com preço na mansão dos R$ 7,4 milhões, ela entrega exclusividade, potência e uma sede insaciável por gasolina.

Mais potência, menos economia
O ranking mostra que, em 2025, os carros mais potentes e luxuosos seguem sendo os mais ineficientes do ponto de vista energético.
Embora esses modelos sejam objetos de libido e símbolo de status, ficam longe de serem opções sustentáveis ou econômicas.
Vale realçar que o consumo energético (MJ/km) é uma métrica mais abrangente do que o tradicional km/l, pois considera o gasto totalidade de vontade envolvido no deslocamento, o que inclui perdas mecânicas e rendimento do combustível.
Enquanto muitos consumidores priorizam eficiência e economia, esse universo de supermáquinas segue um caminho oposto, onde desempenho e exclusividade ainda falam mais cumeeira.
E você, toparia encaminhar um sege com esse consumo ressaltado, se tivesse a chance? Ou prefere os modelos mais econômicos e sustentáveis? Comente e participe da discussão!
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