Por que a gasolina sem etanol é proibida para veículos no Brasil? Descubra os detalhes

Publicado em
22/04/2025 às 14:44

Especialistas explicam a diferença entre a gasolina de aviação e a comercializada nos postos brasileiros

Embora muitas pessoas ainda se perguntem se é verosímil abastecer um carruagem com gasolina sem etanol, a resposta é simples: sim, esse tipo de combustível existe — mas não é permitido para veículos de passeio. A chamada gasolina “pura” é conhecida porquê AVGAS e tem uso restrito na aviação. Isso porque contém chumbo tetraetila, uma substância altamente tóxica que foi banida dos combustíveis automotivos por motivos ambientais e de saúde pública, de consonância com o site CNN.

Etanol é obrigatório por lei na gasolina brasileira

No Brasil, toda gasolina vendida em postos deve moderar etanol anidro em sua formação. A legislação determina um percentual entre 27% e 30%, dependendo da formulação. A inclusão do etanol, além de obrigatória, cumpre um papel importante: aumentar a octanagem do combustível sem recorrer ao uso de aditivos tóxicos, porquê o chumbo, utilizado até os anos 1990.

Mesmo que o manual de alguns veículos importados recomende o uso de gasolina pura, esse tipo de combustível não está disponível legalmente no país para fins automotivos. O técnico em mecânica automotiva Boris Feldman destaca que o uso da gasolina de aviação em carros é proibido e pode motivar danos sérios ao motor.

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Gasolina de aviação é altamente tóxica e restrita

A AVGAS é desenvolvida para motores de aeronaves que exigem subida performance. Por isso, ainda utiliza chumbo tetraetila para manter a firmeza e eficiência em condições extremas. No entanto, o impacto ambiental e os riscos à saúde são tão significativos que seu uso fora da aviação é proibido.

Aliás, tentar utilizá-la em carros comuns pode resultar em danos ao motor, devido à diferença na formação química e na privação de adequação ao sistema automotivo.

Para quem procura melhor desempenho, a recomendação é optar pela gasolina premium, amplamente disponível nos postos brasileiros. Com até 102 octanas (RON) e texto de etanol menor, em torno de 25%, esse tipo de combustível é ideal para veículos com motores de subida compressão. Apesar do preço mais ressaltado, oferece maior rendimento e proteção ao motor, sem infringir as normas ambientais.

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