
Publicado em
28/04/2025 às 09:41
Setor supermercadista procura jovens do serviço militar para preencher 357 milénio vagas abertas e impulsionar contratações formais no país.
Segundo informações da Folha de São Paulo, a Abras (Associação Brasileira de Supermercados) prepara o lançamento de uma plataforma para conectar jovens que saíram do Tropa a vagas no setor supermercadista.
A utensílio será apresentada no final de maio e procura combater a falta de mão de obra, além de facilitar a ingressão desses jovens no mercado de trabalho.
Setor enfrenta dificuldade para contratar
Segundo a Abras, existem 357 milénio vagas abertas em supermercados no Brasil. No entanto, muitas redes têm dificuldade para encontrar trabalhadores. Jovens preferem jornadas mais flexíveis e salários mais altos, o que complica as contratações.
“O repto está principalmente no salário de ingressão, que muitos consideram inferior, mas não levam em conta os direitos assegurados pela carteira assinada e os demais benefícios“, afirma Márcio Milan, vice-presidente da Abras.
A novidade plataforma reunirá informações sobre postos de trabalho, salários e planos de curso. A associação também quer intensificar encontros com os jovens ainda durante o serviço militar obrigatório, antes do término da prestação.
Projeto-piloto mostra bons resultados
No final de 2023, a Abras iniciou um projeto-piloto em parceria com o Grupo Pereira. Foram realizados encontros entre comandos militares e supermercados para explicar as oportunidades.
O Grupo Pereira já começou a recrutar novos funcionários e recebeu inscrições de egressos do Tropa. “Tivemos uma óptimo recepção, mostrando que no varejo também tem possibilidade de crescer“, disse Paulo Nogueira, diretor de Recursos Humanos do grupo.
Aliás, o setor já atua com programas de contratação de pessoas supra de 50 anos, refugiados e pessoas egressas do sistema penal.
Parcerias se expandem para Marinha e Aviação
A Abras negocia com o Ministério da Resguardo a ampliação da iniciativa para a Marinha e a Aviação. No Rio de Janeiro, uma parceria semelhante já existe.
A Asserj (Associação dos Supermercados do Estado do Rio de Janeiro) trabalha com o Corpo de Fuzileiros Navais, qualificando egressos da Marinha. Mais de 500 pessoas já foram contratadas.
Outra solução para a falta de trabalhadores foi buscar candidatos inscritos no CadÚnico. Em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social, o grupo Carrefour reservou 10% das vagas para beneficiários de programas sociais. Em 2023, 53 milénio pessoas foram contratadas.
Esses trabalhadores mantêm segmento do mercê do Bolsa Família por até 24 meses, mas o governo Lula discute reduzir esse prazo para 6, 12 ou 18 meses.