Toyota encerra a produção de um dos seus carros mais IMPORTANTES no Brasil após uma DÉCADA de história 

Publicado em
14/01/2025 às 11:54

Toyota encerra produção do Etios para dar espaço ao Yaris. Toyota Etios estava no mercado desde 2012, brasileiros terão que se despedir tanto da versão hatch quanto sedan.

Mais um dos carros queridinhos dos brasileiros deixou as concessionárias do mercado neste ano. Toyota Etios, um dos modelos mais conhecidos e comercializados da Toyota despediu-se dos clientes depois 11 anos de sucesso. A montadora confirmou oficialmente a despedida de um de seus carros que mais ganharam destaque nos últimos anos. Toyota encerra produção do Etios – confira os detalhes!

Entenda porque a Toyota encerrou a produção do Etios

Por meio de um expedido solene, a empresa explicou o motivo da decisão drástica de dar um termo no Etios. Segundo a montadora, a obreiro tem flexibilidade para ajustar a capacidade de produção de convénio com a demanda interna e externa e com as movimentações do mercado.

A Toyota encerrou a produção do Etios tanto do padrão hatch quanto sedan na fábrica de Sorocaba (SP), no dia 31 de agosto. Apesar do pregão, a empresa não produzia mais o Etios desde 2021, quando começou a unicamente exportar o veículo para outros países da América Latina.

— ARTIGO CONTINUA ABAIXO —

Segundo dados do Jornal do Sege, o Toyota Etios já havia pretérito o período médio do ciclo, que dura 8 anos, em universal. Seu termo também serviu para dar espaço para ajustes da vegetal do interno paulista. O espaço na unidade de produção foi importante para o desenvolvimento de um SUV compacto e inédito da Toyota.

O lançamento do padrão com motorização híbrida flex está previsto para 2024. O carruagem que a japonesa disponibilizou para substituir o Toyota Etios no Brasil foi o Yaris, que possui risca importante no mercado automobilístico brasílico.

Conheça o Toyota Etios 

O Etios foi a resposta da Toyota para o aquecido segmento de compactos que aflorou no prelúdios dos anos 2010. O veículo chegou junto com o Chevrolet Onix e Hyundai HB20, no final de 2012.

Entretanto, mesmo com o lastro da marca japonesa, o Etios não engrenou por dois motivos: seu visual pouco deleitável e o indefensável quadro de instrumentos medial. Há um argumento plausível para que a instrumentação tivesse sido posicionada no meio do tela. O Etios foi desenvolvido para o mercado do Leste Asiático, em que muitos utilizam mão inglês. 

Entretanto, também deveria ser distribuído em demais mercados emergentes, uma vez que o latino, que utiliza a mão convencional. Assim, o tela ao meio barateou o dispêndio de desenvolvimento e produção. Bastava unicamente trocar a posição.

Curiosamente o Etios X custa mais atualmente do que custava quando era novo. Seu preço de lançamento no final de 2012 era de 33.490. Atualmente, segundo a Fipe, sua cotação está em quase R$ 36 milénio. Evidente, que deve-se levar em conta que os R$ 36 milénio de hoje têm lastro muito menor que os R$ 33.500 de 10 anos detrás.

Toyota Corolla 2024 chega ao mercado

O Toyota Corolla 2024 já está nas lojas e possui seus preços de tábua divulgados, indo de R$ 150 milénio a R$ 200 milénio, segundo confirmação da própria montadora. Também foi informado o consumo do novo Corolla no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) do Inmetro e a surpresa é que o sedan médio está muito mais econômico nas duas motorizações, mesmo sem ter atualizado a potência e o torque.

O novo Corolla continuará equipado com motor 2.0 Dynamic Force aspirado flex nas versões de ingresso, e com o 1.8 híbrido flex nas versões topo de risca. O consumo do padrão melhorou entre 2% e 10% a depender da feitio e do ciclo, chegando ao pico de 18,5 km/l na feitio Hybrid com gasolina em ciclo urbano.



Source link

Scroll to Top