Petrobras aumenta produção de petróleo e gás em 5,4% no 1º trimestre, batendo recordes no pré-sal com novas plataformas

A Petrobras encerrou o primeiro trimestre de 2025 com subida de 5,4% na produção média de petróleo, gás proveniente e líquidos de gás natural (LGN), alcançando um totalidade de 2,77 milhões de barris de óleo equivalente por dia (MMboed). O aumento foi impulsionado por uma combinação de fatores positivos: menor incidência de paradas programadas para manutenção, maior eficiência operacional na Bacia de Santos e a ativação de novas unidades flutuantes de produção, conhecidas uma vez que FPSOs.

Durante o período, a companhia colocou em operação 11 novos poços produtores, sendo seis na Bacia de Campos e cinco na Bacia de Santos. Esses avanços contribuíram para minorar o declínio proveniente de produção nos campos maduros, reforçando a estratégia da estatal para manter a competitividade na exploração de petróleo e gás proveniente.

Um dos principais marcos do trimestre foi o início da produção do FPSO Almirante Tamandaré, no dia 15 de fevereiro, no campo de Búzios. A plataforma, localizada no pré-sal da Bacia de Santos, tem capacidade para produzir 225 milénio barris de óleo por dia e processar até 12 milhões de metros cúbicos de gás proveniente diariamente.

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Essa unidade é a primeira de seis contratadas com essa mesma capacidade de produção, sendo que as próximas cinco serão de propriedade da Petrobras. A expectativa é que o FPSO atinja seu pico de produção até o final deste ano.

Ou por outra, o sistema também se destacou pela rapidez na injeção de gás no reservatório: unicamente 49 dias depois o início da operação, superando o recorde anterior de 52 dias, estabelecido por outra unidade, o FPSO Almirante Barroso.

O campo de Mero, também no pré-sal da Bacia de Santos, registrou avanços importantes. No dia 12 de fevereiro, entrou em operação o segundo poço produtor do FPSO Marechal Duque de Caxias, atingindo uma produção diária operada de muro de 95 milénio barris de petróleo. A Petrobras estima que essa unidade atinja sua capacidade plena já no segundo trimestre de 2025.

Outra novidade foi a chegada do FPSO Alexandre de Gusmão ao mesmo campo, depois deixar a China em dezembro de 2024. A plataforma foi ancorada em tempo recorde de unicamente 10 dias e deve iniciar operações entre o segundo e o terceiro trimestres de 2025. A unidade tem capacidade de produção de 180 milénio barris de petróleo por dia e compressão de 12 milhões de m³ de gás proveniente.

Estatal quebra recordes de produção no pré-sal

Com a ingresso em operação dessas novas unidades, a Petrobras bateu recordes de produção no pré-sal durante o 1T25:

  • Produção operada de petróleo e LGN: 2,77 MMboed, superando o recorde anterior de 2,76 MMboed no último trimestre de 2023.
  • Produção totalidade operada no pré-sal: 3,38 MMboed, supra dos 3,34 MMboed registrados no 4T24.

Esses números refletem o progressão consistente da empresa na extração de petróleo e gás proveniente em águas profundas, mantendo o pré-sal uma vez que pilar estratégico de sua produção energética.

Refino prioriza petróleo do pré-sal e amplia participação de derivados

No setor de refino, a Petrobras também mostrou evolução. A participação do óleo proveniente do pré-sal na fardo processada subiu para 73%, repetindo o recorde do terceiro trimestre de 2024 e superando o trimestre anterior em dois pontos percentuais.

Ou por outra, as vendas internas de derivados cresceram 2,9% na conferência anual, com destaque para diesel, gasolina e querosene de aviação. Mesmo com a paragem programada para modernização do Trem 1 da Refinaria Abreu e Lima (RNEST), a estatal obteve rendimento saliente de combustíveis médios e gasolina, que juntos representaram 69% do totalidade de derivados produzidos no trimestre.

Em traço com sua estratégia de transição energética, a Petrobras realizou em fevereiro a primeira exportação de VLSFO (Very Low Sulfur Fuel Oil) com 24% de teor renovável para o mercado asiático. O resultado, desenvolvido em parceria com a empresa Golden Island, é formado por 76% de óleo combustível mineral e 24% de UCOME, biocombustível derivado de óleo de cozinha usado.

A operação foi viabilizada pela Petrobras Singapore, que possui certificação ISCC EU (International Sustainability & Carbon Certification), garantindo a rastreabilidade e sustentabilidade do resultado exportado para Singapura.

Petrobras mantém perspectiva positiva para 2025

Os resultados apresentados reforçam o protagonismo da Petrobras no setor de petróleo e gás proveniente, com foco em eficiência operacional, ampliação da produção no pré-sal e desenvolvimento de soluções sustentáveis. As novas plataformas e recordes alcançados no 1T25 posicionam a estatal de forma competitiva para os próximos trimestres.

Para aproximação ao relatório completo divulgado em 29 de abril de 2025, os dados estão disponíveis no site solene da companhia.

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Boa aposta para quem busca emprego: construção civil no Pará já gerou mais de 96 mil vagas com obras da COP 30 e segue crescendo

Publicado em
30/04/2025 às 07:53

O setor da construção social vive um momento de expansão no Pará. Desde o início de 2024, mais de 96 milénio empregos foram gerados no estado. A principal força por trás desse desenvolvimento é a preparação para a Conferência da ONU sobre Mudança do Clima (COP 30), marcada para novembro de 2025, em Belém.

Investimentos públicos e privados impulsionam obras

A realização do evento internacional atraiu grandes investimentos públicos e privados. Programas federais porquê o Novo PAC e o Minha Vivenda, Minha Vida também impulsionam obras em infraestrutura urbana, turismo, saúde e habitação.

De entendimento com Fabrizio Gonçalves, presidente do Sinduscon-PA, as obras provocaram um aumento de quase 23% nas contratações do setor. Ele destaca o papel dos investimentos em diferentes níveis: municipal, estadual, federalista e privado.

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Pará lidera geração de empregos na Região Setentrião

Em fevereiro de 2025, o Pará liderou a geração de empregos formais na Região Setentrião, segundo o Novo Caged. A construção social ficou em quarto lugar entre os setores que mais geraram postos de trabalho. Só em Belém, foram quase 17 milénio admissões.

Falta de mão de obra qualificada preocupa o setor

Apesar dos bons números, o setor enfrenta um problema: a falta de mão de obra qualificada. “Essa é nossa principal dificuldade hoje”, afirmou Fabrizio.

Uma vez que resposta, o governo federalista firmou um convênio com a CBIC, com pedestal do SENAI e do SESI. O objetivo é capacitar pessoas do CadÚnico, principalmente beneficiários do Bolsa Família.

Eles receberão treinamento em funções porquê pedreiro, eletricista e operador de máquinas. Durante a formação e inserção no mercado, continuarão recebendo o mercê por seis meses.

Obras da COP 30 aceleram desenvolvimento

Entre as obras em curso em Belém para a COP 30 estão o Região de Inovação e Bioeconomia (40% concluído), o Parque Urbano Igarapé São Joaquim (20%) e a reforma do Ver-O-Peso, com destaque para os mercados de Mesocarpo (81,26%) e de Peixe (89,38%).

A expectativa é que o ritmo siga possante nos próximos meses, marcando uma temporada histórica para a construção social no estado.

Com informações de A Província do Pará.

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R$ 6,5 bilhões parados: Um ano depois da tragédia, obras contra enchentes no RS que deveriam ser urgentes seguem travadas e sem data para começar

Publicado em
30/04/2025 às 06:55

Um ano depois as enchentes devastadoras no Rio Grande do Sul, R$ 6,5 bilhões seguem parados, sem previsão de início das obras prometidas para moderar novas tragédias

Um ano depois da enchente que deixou 184 mortos e 25 desaparecidos no Rio Grande do Sul, os projetos para evitar novas tragédias ainda não saíram do papel. O Fundo de Espeque à Infraestrutura para Eventos Climáticos Extremos (Firece), criado pelo governo federalista, tem R$ 6,5 bilhões disponíveis. Mas as obras seguem sem data para estrear.

Os recursos estão em conta vinculada à Caixa Econômica Federalista. A verba deve ser usada para construção e recuperação de diques, casas de bombas, drenagem e desassoreamento de rios.

A responsabilidade pela realização era inicialmente dos municípios, mas passou ao governo estadual depois pedido do governador Eduardo Leite ao presidente Lula.

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Segundo a Escritório Brasil, a mudança de gestão e a urgência de atualizar os projetos atrasaram o processo. Leite afirmou que os estudos já estavam em curso antes da tragédia.

No entanto, a dimensão das enchentes exigiu revisão completa das propostas. Agora, elas passam por readequação técnica. Não há previsão para o término dessa lanço.

Entre as obras consideradas prioritárias estão um novo dique em Eldorado do Sul e intervenções na bacia do Arroio Feijó, que abrange áreas entre Porto Feliz e Alvorada.

Prefeitos da Região Metropolitana cobram desembaraço. Em Porto Feliz, o prefeito Sebastião Melo afirma que há R$ 700 milhões em projetos aguardando liberação.

Já em Canoas, o prefeito Airton Souza demonstra preocupação com a lentidão. A cidade teve mais da metade da superfície urbana inundada em 2023. Segundo ele, há o risco de os recursos permanecerem parados enquanto novas tragédias seguem possíveis. Até agora, nenhuma das obras foi iniciada, e não há um cronograma solene divulgado.

Com informações de O Localista.

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Esqueça as bicicletas na rodovia! Governo estuda proibir ciclistas de pedalarem nas estradas

Ciclistas enfrentam proibição na Mogi-Bertioga enquanto governo planeja ciclovias em rodovias estaduais

Em meio a discussões sobre segurança e mobilidade, o governo de São Paulo estuda restringir o tráfico de bicicletas em determinadas rodovias, uma vez que a Mogi-Bertioga (SP-098), enquanto projeta a construção de mais de 73 km de ciclovias em outras vias estaduais.

A medida tem gerado debates entre autoridades e ciclistas, que questionam a falta de alternativas seguras para o deslocamento.

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Proibição em vigor sem alternativas claras

Desde o final de 2024, ciclistas relatam abordagens da Polícia Militar Rodoviária impedindo o tráfico de bicicletas na rodovia Mogi-Bertioga.

Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram agentes ordenando que grupos de ciclistas retornem, alegando proibição do tráfico de bicicletas na via.

A justificativa apresentada baseia-se no cláusula 195 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que trata da subversão às ordens de autoridades de trânsito.

No entanto, especialistas argumentam que a emprego dessa norma é controversa.

O cláusula 58 do CTB permite a circulação de bicicletas nos bordos da pista de rolamento em rodovias sem encosto ou ciclovia.

Outrossim, o cláusula 247, citado pelas autoridades, exige somente que bicicletas trafeguem em fileira única nessas condições, o que os ciclistas afirmam satisfazer.

Ciclistas questionam critérios e validade

Representantes dos ciclistas, uma vez que o legista Anderson Gianetti, membro do Ciclo Comitê Paulista (CCP), questionam a validade da proibição.

Eles argumentam que, segundo o Projecto Cicloviário estadual, qualquer restrição ao tráfico de bicicletas deve ser formalizada por decreto do governador, embasado em relatórios e estatísticas, o que não ocorreu até o momento.

Gianetti também destaca a incoerência na emprego das regras, apontando que outras rodovias estaduais, uma vez que as rotas turísticas “Caminho da Fé” e “Rota das Frutas”, permitem o tráfico de ciclistas mesmo sem infraestrutura adequada.

Ele questiona: “Qual o critério que a Polícia Rodoviária utiliza para proibir ciclistas nas rodovias Mogi-Bertioga e Tamoios?”

Investimentos em ciclovias no litoral paulista

Paralelamente à discussão sobre a proibição, o governo de São Paulo anunciou, em abril de 2024, a construção de 73 km de ciclovias em rodovias que ligam o Cimo Tietê ao litoral sul do estado, por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP).

O projeto, denominado Lote Litoral, inclui a geminação e implantação de ciclovias em trechos das rodovias SP-055 (Rodovia Padre Manoel da Nóbrega), SP-088 (Mogi-Dutra) e SP-098 (Mogi-Bertioga).

O trecho entre Bertioga e Santos, com tapume de 36 km, será totalmente geminado e receberá ciclovia em toda a sua extensão.

Outrossim, estão previstas ciclovias na região de Itanhaém e Peruíbe, totalizando 33 km, e outros 4 km entre Peruíbe e Miracatu.

O consórcio Novo Litoral, liderado pela Companhia Brasileira de Infraestrutura (CBI), será responsável pela realização das obras, com investimentos estimados em R$ 4,3 bilhões ao longo de 30 anos.

Falta de alternativas imediatas para ciclistas

Apesar dos investimentos futuros, ciclistas que utilizam a Mogi-Bertioga atualmente enfrentam a falta de alternativas seguras.

A Secretaria de Segurança Pública sugere que os ciclistas busquem rotas alternativas mais seguras, mas não especifica quais seriam essas opções.

Na prática, não existem vias alternativas viáveis para quem deseja acessar o litoral setentrião paulista de bicicleta.

Debate continua sem solução definitiva

A discussão sobre a proibição do tráfico de bicicletas na Mogi-Bertioga permanece em crédulo.

O tema foi abordado na reunião do Ciclo Comitê Paulista em janeiro de 2025 e está previsto para ser retomado em encontros futuros.

Enquanto isso, ciclistas continuam a pressionar por soluções que garantam segurança e reverência aos seus direitos de circulação.

Você acredita que a construção de ciclovias nas rodovias do litoral paulista será suficiente para prometer a segurança dos ciclistas? Compartilhe sua opinião nos comentários!

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Drones podem substituir andaimes na construção de prédios altos

Publicado em
29/04/2025 às 20:31

A construção civil está prestes a viver uma verdadeira transformação com a introdução de drones na realização de obras de grande porte. Pesquisadores da Imperial College London e da University of Bristol estão na risco de frente do desenvolvimento de uma tecnologia inovadora que poderá permitir que prédios altos — porquê o icônico Burj Khalifa, nos Emirados Árabes Unidos, ou o Empire State Building, em Novidade York — sejam erguidos por “robôs voadores”. A proposta combina automação e engenharia de ponta para inferir locais que antes eram considerados inacessíveis para métodos tradicionais.

Aerial AM: a tecnologia por trás da revolução

A solução tecnológica em teste é chamada de Aerial Additive Manufacturing (Aerial AM). Por meio dela, drones são capazes de posicionar materiais de construção enquanto ainda estão em voo, dispensando estruturas de base ou canteiros de obras fixos.

Essa inovação é vista porquê promissora tanto para construção de prédios altos quanto para aplicações emergenciais, porquê reparos rápidos ou instituição em áreas remotas.

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Os primeiros experimentos práticos com a tecnologia estão sendo realizados no DroneHub, um meio de testes vinculado a laboratórios científicos localizados na Suíça.

O foco dos testes é calcular o desempenho da tecnologia fora de ambientes controlados, com o objetivo de validar seu uso no mundo real.

Vantagens que vão além das alturas

Além de permitir a construção de estruturas em grandes altitudes, o uso de drones na construção social oferece uma série de benefícios. Entre os principais, estão:

  • Redução de riscos: porquê os drones realizam tarefas críticas, há menos urgência de trabalhadores expostos a perigos em alturas extremas.
  • Destreza e precisão: a construção com drones pode ser feita sob demanda, com operações rápidas e eficientes.
  • Sustentabilidade: a tecnologia reduz o transporte de materiais e o desperdício, já que atua de forma localizada.
  • Versatilidade: é verosímil atuar em terrenos complexos, porquê encostas, telhados e áreas atingidas por desastres, incluindo regiões inundadas.

Ainda mais ambiciosamente, a tecnologia Aerial AM é vista porquê um passo promissor para construções fora do planeta, em ambientes porquê a Lua ou Marte.

Reparos e desafios para a adoção industrial

A inovação também pode ser aplicada na manutenção de estruturas já existentes, porquê a reparação de fachadas de prédios ou pontes, eliminando a urgência de andaimes e minimizando riscos para trabalhadores.

Drones podem ser grandes aliados no setor da construção civil.
Foto: EMPA

Essa emprego representa um grande progresso para a conservação de infraestrutura urbana e de difícil chegada.

Apesar do grande potencial, a tecnologia ainda enfrenta obstáculos consideráveis antes de ser adotada em larga graduação pela indústria da construção social. Entre os principais desafios estão:

  • Espaço dos materiais utilizados;
  • Precisão na instalação de componentes estruturais;
  • Coordenação entre múltiplos drones;
  • Limitações em sistemas de localização e navegação.

O investigador Basaran Bahadir Kocer, envolvido no projeto, alerta:

“Entender esses desafios é necessário para desbloquear todo o potencial do Aerial AM em aplicações do mundo real. Todavia, demonstrações apontam a capacidade de realização de reparos sob demanda, pavimentando o caminho para maior adoção nas indústrias”.

O horizonte da construção social já está no ar

O progresso da automação com drones sinaliza uma mudança profunda no modo porquê prédios e estruturas serão erguidos nos próximos anos. Embora o uso industrial da tecnologia ainda exija maturação, o caminho está sendo pavimentado para uma era em que a construção social será mais segura.

CanalTech

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BYD anuncia carro feito para transporte de pequenas cargas no Brasil com 280 km de autonomia; conheça o Dolphin Mini Cargo

A BYD, líder no mercado de veículos elétricos no Brasil, acaba de lançar uma versão adaptada de um de seus modelos mais populares, o Dolphin Mini, agora voltado ao transporte urbano de pequenas cargas.

Batizado de Dolphin Mini Função, o protótipo chega ao país uma vez que uma solução 100% elétrica para entregas rápidas, com foco em empresas de logística, e-commerce e serviços técnicos.

Com autonomia de até 280 km e capacidade de trouxa de 289 kg, o novo utilitário da marca chinesa visa atender principalmente demandas de entrega de última milha, segmento que tem desenvolvido de forma acelerada com o progresso do negócio do dedo.

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A versão Função traz uma vez que principal diferencial a remoção do banco traseiro, o que libera um espaço útil de 2,1 m³ totalmente otimizado para transporte.

Adaptação de sucesso

O Dolphin Mini Função foi desenvolvido com base no Dolphin Mini, hatch compacto da BYD que já faz sucesso entre consumidores urbanos.

A novidade versão, porém, é direcionada a frotas comerciais e empresas que buscam reduzir emissões de carbono nas operações diárias.

Segundo a montadora, o foco principal está em tornar a mobilidade urbana mais sustentável, silenciosa e eficiente.

Apesar de visualmente semelhante à versão tradicional, o Mini Função entrega uma proposta completamente distinta.

Internamente, o espaço para passageiros traseiros foi eliminado para dar lugar a uma extensão plana e protegida, ideal para o transporte de mercadorias leves.

Outrossim, o protótipo conta com ajustes estruturais para suportar o uso intenso no dia a dia corporativo, uma vez que reforços na suspensão e sistema de freios ajustado à novidade proposta de trouxa.

Sustentabilidade uma vez que estratégia de mercado

A aposta da BYD no segmento de utilitários leves elétricos é estratégica.

De concordância com dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), o Brasil teve um propagação de mais de 90% nas vendas de veículos eletrificados entre 2023 e 2024, com destaque para frotas empresariais.

A tendência é impulsionada por incentivos fiscais, leis municipais que estimulam veículos limpos em zonas urbanas e a crescente demanda por práticas sustentáveis no setor logístico.

Nesse contexto, o Dolphin Mini Função surge uma vez que uma opção viável e competitiva para empresas que desejam aderir à transição energética sem perder eficiência operacional.

Parceria com os Correios

Um dos primeiros modelos apresentados pela marca foi customizado para os Correios, estatal responsável por boa secção da logística de encomendas no Brasil.

O veículo, totalmente adesivado com a identidade visual da empresa, teve a janela traseira substituída por uma extensão opaca com o logotipo solene, otimizando a segurança dos produtos transportados.

A parceria com os Correios evidencia o potencial do Dolphin Mini Função uma vez que solução solene de grandes frotistas, mormente em ambientes urbanos onde o espaço é restringido e as restrições ambientais são cada vez mais rigorosas.

Expansão da risco de elétricos comerciais

Além do Dolphin Mini Função, a BYD tem ampliado sua risco de veículos voltados ao transporte sustentável, incluindo empilhadeiras elétricas e o caminhão eT5.

Levante último é voltado ao transporte de cargas maiores e já vem sendo testado por empresas de médio e grande porte em centros logísticos do Sudeste e Sul do país.

A introdução de veículos uma vez que o eT5 e o Mini Função fortalece a presença da BYD no setor de mobilidade elétrica para empresas, segmento que, até pouco tempo detrás, era escravizado por combustíveis fósseis.

Preço, previsão de chegada e expectativas

Apesar de ainda não ter divulgado o preço solene do Dolphin Mini Função no Brasil, a expectativa é de que o valor fique inferior de R$ 150 milénio, o que pode simbolizar uma óptimo relação custo-benefício para frotistas que desejam eletrificar suas operações.

A chegada solene às concessionárias deve ocorrer ainda no primeiro semestre de 2025, inicialmente em grandes capitais uma vez que São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Curitiba.

A empresa planeja expandir as vendas conforme a demanda e a infraestrutura de recarga crescem no país.

China de olho no Brasil

O movimento da BYD faz secção de uma ofensiva maior das montadoras chinesas no mercado brasiliano.

Com incentivos próprios e uma política agressiva de preços e inovação, marcas uma vez que GWM, Chery e a própria BYD têm conquistado espaço em um cenário antes escravizado por gigantes tradicionais uma vez que Volkswagen, Fiat e Chevrolet.

Atualmente, a BYD lidera o segmento de elétricos e híbridos no Brasil, com propagação significativo desde o início de suas operações locais.

Em 2024, a empresa superou rivais europeus e japoneses, consolidando-se uma vez que referência em inovação e sustentabilidade automotiva.

O porvir das entregas urbanas

A proposta do Dolphin Mini Função representa um novo capítulo para a logística urbana brasileira.

Com dimensões compactas, emissão zero de poluentes e dispêndio operacional reduzido, o protótipo pode revolucionar as entregas em grandes centros, onde destreza e sustentabilidade são diferenciais estratégicos.

Outrossim, o investimento em veículos uma vez que esse dialoga com um movimento global de descarbonização das frotas, mormente em países que assumiram metas ambientais no Conformidade de Paris.

Você acredita que os veículos elétricos compactos podem substituir as tradicionais fiorinos e vans nas entregas urbanas do Brasil? Comente sua opinião inferior!

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Aspirador de pó radioativo é achado em silo lacrado desde 1970 em operação nuclear complexa na usina de Sellafield

Aspirador dos anos 1960 é redescoberto em silo radioativo lacrado há décadas na usina de Sellafield, revelando os perigos e avanços de uma das operações nucleares mais complexas do Reino Uno

Um aspirador de pó macróbio foi encontrado dentro de uma das estruturas mais perigosas e inacessíveis da usina nuclear de Sellafield, na Inglaterra. O equipamento, da dezena de 1960, estava guardado em um cofre nuclear lacrado desde os anos 1970. A invenção surpreendeu os operadores locais, que agora trabalham no esvaziamento da instalação em seguida décadas de acúmulo de material radioativo.

Aspirador de pó radioativo: Surpresa em estrutura lacrada há décadas

O objeto foi localizado no chamado Silo de Revestimento de Combustível de Rima, localizado em Cumbria. O cofre é considerado uma das instalações nucleares mais antigas e complicadas do mundo.

Desde a dezena de 1970, o silo permanecia fechado, acumulando resíduos perigosos de forma pouco documentada.

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A redescoberta do aspirador ocorreu durante um processo de recuperação iniciado pelas equipes da usina. O objetivo é retirar, com segurança, o teor aglomerado nos seis compartimentos da estrutura.

Até o momento, já foram removidas 18 caixas de resíduos radioativos, segundo informações do governo do Reino Uno.

História enterrada com a poeira

O aspirador encontrado é da marca Electrolux. Segundo os responsáveis, ele era usado para remover poeira radioativa no envolvente industrial da usina nas décadas de 1950 e 1960.

Naquela estação, não existia um sistema específico para descartar materiais contaminados, portanto itens uma vez que esse acabavam sendo selados no silo com outros resíduos.

Roddy Miller, diretor de operações da Sellafield Ltd., afirmou que o caso do aspirador mostra o duelo envolvido na tarefa atual. “É uma conquista fantástica chegar ao ponto em que estamos recuperando rotineiramente os resíduos do silo”, disse. Segundo ele, na estação não se mantinham registros precisos.

Tecnologia moderna para mourejar com o pretérito

Hoje, a retirada do teor do silo exige equipamentos modernos, sistemas de controle remoto e extrema cautela. Os operadores precisam mourejar com objetos e substâncias altamente perigosos, deixados ali por gerações anteriores.

A operação continua, e qualquer item que estiver contaminado será devidamente tratado uma vez que resíduo nuclear.

O próprio aspirador moderno que está sendo usado hoje para tomar poeira durante o processo também terá o mesmo orientação. Logo que sua função terminar, será armazenado de forma permanente uma vez que material radioativo.

Avanços na limpeza da usina

A operação em curso marca um progressão importante na missão de descomissionamento da usina de Sellafield. Além do silo onde o aspirador foi encontrado, outros espaços também estão sendo esvaziados.

Dois tanques abertos e outro silo que armazenavam combustível nuclear também fazem secção da operação.

Todas essas estruturas foram construídas em uma estação em que não se pensava na urgência de recuperação futura. Isso torna cada secção do trabalho ainda mais complicada e demorada.

Segundo Miller, o momento representa um marco histórico. “Pela primeira vez em nossa história, estamos recuperando rotineiramente resíduos de todos os nossos quatro lagos e silos antigos”, afirmou.

Ainda assim, o diretor ressaltou que o processo está longe de terminar. “Mas ainda há muito trabalho a ser feito e essas quatro instalações continuarão sendo um duelo por muitos anos”, concluiu. O foco agora é apressar com segurança a recuperação e reduzir os riscos das estruturas antigas.

Com informações de Interesting Engineering.

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Governo do Paraná anuncia investimento de R$ 7 milhões para construção de novo Pronto Atendimento 24h em Jandaia do Sul

Publicado em
29/04/2025 às 21:35

O município de Jandaia do Sul, no Paraná, receberá um significativo reforço na superfície da saúde: a construção de um novo Pronto Atendimento Municipal 24 horas. O pregão foi feito nesta terça-feira (29) pelo governador Ratinho Junior (PSD), em Curitiba.

O projeto, que contará com investimento totalidade de R$ 7 milhões, contempla tanto a fundação da novidade unidade quanto a obtenção de equipamentos modernos. A obra representa um progressão importante para o atendimento de urgência e emergência na região.

Novidade construção terá estrutura moderna e foco em acessibilidade

Com recursos do Governo do Paraná e esteio do secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, a construção do novo Pronto Atendimento Municipal terá início em breve.

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Serão R$ 4,5 milhões destinados à obra física e mais R$ 2,5 milhões para a compra de equipamentos de ponta.

A unidade será implantada em um terreno meão da cidade, de propriedade da prefeitura, com superfície superior a 800 m² e previsão de entrega em até dois anos.

A estrutura será voltada ao atendimento de baixa e média dificuldade, funcionando de forma ininterrupta, 24 horas por dia.

A população contará com serviços essenciais uma vez que triagem, consultórios médicos, salas de emergência, suturas, governo de medicamentos, esteio diagnóstico e exames.

A expectativa é que o novo espaço fortaleça significativamente a rede municipal de urgência e emergência.

Autoridades estaduais e municipais apoiam a iniciativa

O pregão em Curitiba reuniu diversas autoridades, entre elas o prefeito de Jandaia do Sul, Ditão Pupio (MDB), o vice-prefeito Inei Heckert (MDB), o secretário das Cidades Guto Silva, o director da Lar Social João Carlos Ortega, o subchefe Lúcio Mauro Tasso, o secretário de Lavoura Márcio Nunes e a diretora do Departamento Jurídico de Jandaia do Sul, Maria José Heckert.

Durante o evento, o secretário Beto Preto destacou a relevância da construção do novo Pronto Atendimento:

“Nascente novo Pronto Atendimento será uma referência regional, com estrutura de primeira traço, ampliando o chegada à saúde e oferecendo atendimento digno à nossa população”, afirmou.

O prefeito Ditão Pupio também comemorou a conquista e ressaltou a valia da obra para os moradores:

“Esse pregão chega em boa hora na retomada do município, ainda mais que é uma estrutura novidade toda equipada. Agradecemos a crédito do governador e do secretário em nossa cidade, que está mesmo precisando de um novo Pronto Atendimento para nossa população”, disse.

Revitalização do atual PAM e regeneração da rede de saúde

Além da novidade unidade, a Prefeitura de Jandaia do Sul pretende reformar o atual Pronto Atendimento Municipal (PAM) com recursos próprios.

A proposta é transformar o velho prédio no novo Departamento Municipal de Saúde, centralizando diversos serviços em um único sítio. Uma novidade licitação será oportunidade em breve para viabilizar essa reforma.

“O nosso velho PAM era para estar pronto, deixamos licitado na gestão passada e não fizeram. Pegamos agora a obra paralisada e muito pouco foi feito. Estamos planejando uma novidade licitação para transformar o prédio no Departamento de Saúde e convergir tudo”, explicou o prefeito.

A iniciativa do Governo do Paraná, em parceria com o município, na construção do novo Pronto Atendimento 24h demonstra o compromisso com o bem-estar da população, garantindo mais chegada, qualidade e pundonor no atendimento médico.

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Novas normas técnicas de segurança para a construção civil visam reduzir acidentes

Publicado em
29/04/2025 às 21:59

A publicação de novas normas técnicas para segurança nas obras promete transformar a construção social no Brasil. Entenda porquê essas mudanças impactam diretamente os profissionais do setor.

A segurança no envolvente de trabalho da construção civil foi recentemente aprimorada com a publicação de novas normas técnicas brasileiras (NBRs). Estas normas, lançadas em 3 de julho de 2024, definem critérios rigorosos para a fabricação, instalação e uso de redes de proteção contra quedas e guarda-corpos, essenciais para prometer a segurança dos profissionais em canteiros de obras.

Novas normas para segurança na construção social

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) publicou três normas que visam melhorar a segurança nas obras de construção social. As novas normas abordam a prevenção de acidentes relacionados a quedas, um dos maiores riscos para os trabalhadores.

As normas incluem a NBR 17152-1:2024, que trata dos requisitos e métodos de experiência para redes de segurança contra quedas, a NBR 17152-2:2024, que estabelece diretrizes para a instalação dessas redes, e a NBR 17164:2024, que normatiza os guarda-corpos, um sistema de proteção precípuo nas construções.

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Técnicas de segurança para prometer proteção coletiva

Entre as principais inovações, as novas normas destacam-se por suas abordagens específicas para a fabricação e instalação de sistemas de proteção coletiva, porquê redes de segurança contra quedas e guarda-corpos.

A NBR 17152-1, por exemplo, detalha os requisitos necessários para a fabricação das redes, incluindo os testes rigorosos para prometer a eficiência dos produtos. Já a NBR 17152-2 fornece orientações claras sobre a instalação das redes, levando em consideração as especificações dos fabricantes e as normas de segurança.

Por outro lado, a NBR 17164 trata dos guarda-corpos, um item de segurança fundamental em praticamente todas as construções. A norma estabelece critérios técnicos para a produção e a instalação desses dispositivos, que são essenciais para a proteção das bordas de lajes e outros pontos elevados nas obras.

A Valor da divulgação das novas normas na construção social

Embora as novas normas sejam uma grande conquista para a segurança na construção social, a sua emprego prática ainda enfrenta desafios. Muitos profissionais da construção e fabricantes de equipamentos de segurança não estão totalmente cientes das exigências dessas novas normas, o que pode prejudicar a eficiência das medidas de segurança. A ampla divulgação e a emprego correta desses documentos são cruciais para prometer ambientes de trabalho mais seguros.

Em breve, uma quarta norma, voltada para a fabricação, instalação e uso de andaimes, será lançada, o que pode trazer ainda mais avanços nas técnicas de segurança para o setor. As novas normas, combinadas com a futura NBR de andaimes, têm o potencial de transformar a segurança no setor da construção social, tornando-o mais seguro e eficiente.

Essas inovações são um revérbero do esforço contínuo para melhorar as condições de trabalho e reduzir os acidentes nas obras, promovendo, assim, um envolvente mais seguro para todos os profissionais envolvidos.

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O que é a TEMU e por que ela está chamando tanta atenção no Brasil?

A TEMU é uma plataforma de e-commerce de origem chinesa que vem despertando cada vez mais interesse no mercado brasílio. Desde sua chegada solene ao Brasil, em 6 de junho de 2024, a empresa tem atraído a atenção dos consumidores por oferecer uma ampla variedade de produtos a preços extremamente baixos, aliada a estratégias de marketing ousadas e um padrão de entrega com frete gratuito. Rivalizando com gigantes do setor uma vez que Shopee, Shein e Amazon, a TEMU aposta em diferenciais competitivos para invadir espaço entre os consumidores brasileiros.

Neste cláusula, você vai entender o que é a TEMU, uma vez que ela funciona, quais produtos estão disponíveis, uma vez que comprar, rastrear e entregar mercadorias, e ainda explorar se a empresa é de indumentária confiável. O objetivo é fornecer um guia completo, com teor aprofundado e otimizado para SEO, ideal para quem deseja saber melhor essa novidade força do transacção eletrônico internacional.

O que é a TEMU?

A TEMU é uma plataforma de transacção eletrônico fundada em julho de 2022 pela PDD Holdings Inc., mesma empresa-mãe da Pinduoduo, outro gigante do varejo do dedo chinês.

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Embora suas raízes estejam na China, a TEMU mantém sedes em Boston, nos Estados Unidos, e Dublin, na Irlanda, indicando sua estratégia de expansão global. A proposta da empresa é clara: vender produtos diretamente da China para o consumidor final em diversos países, eliminando intermediários e, com isso, reduzindo significativamente os custos.

Desde o início de suas operações, a TEMU se destacou por um padrão hostil de incremento, fundamentado na oferta de descontos substanciais, ampla gama de produtos e logística simplificada. Ao chegar ao Brasil em 2024, a empresa adotou uma vez que diferencial a entrega gratuita em todo o país, utilizando os Correios uma vez que principal parceiro logístico.

O que a TEMU vende?

A inconstância de produtos é uma das marcas registradas da TEMU. A plataforma oferece milhares de itens em categorias uma vez que voga, eletrônicos, morada e cozinha, venustidade, brinquedos, papelaria, móveis, decoração, saúde e bem-estar, além de acessórios e utilidades domésticas. Trata-se de um marketplace robusto, com possante presença de fornecedores asiáticos, cujos produtos são enviados diretamente ao consumidor.

Para os brasileiros familiarizados com Shein e Shopee, a experiência de navegação e compra na TEMU é similar, mas com algumas particularidades. A interface do aplicativo e do site é objetiva, com sistema de procura funcional e categorias muito organizadas. Ou por outra, promoções e cupons de desconto são disponibilizados com frequência, reforçando a política de preços baixos.

TEMU entrega no Brasil?

Sim, a TEMU realiza entregas para todo o território brasílio desde junho de 2024. A plataforma opera com envio padrão gratuito, cuja logística é feita principalmente pelos Correios.

O prazo de entrega informado varia entre 5 a 14 dias úteis, mas a empresa divulga que mais de 70% das entregas são concluídas em até 15 dias. Há também a opção de envio expresso, com prazo entre 4 e 9 dias úteis, mediante pagamento suplementar.

Em casos de delonga, a TEMU oferece uma vez que forma de ressarcimento um crédito de R$ 10 para ser utilizado em futuras compras. O número de rastreio é disponibilizado ao cliente logo posteriormente a confirmação do envio, permitindo o seguimento completo da entrega.

Uma vez que comprar na TEMU?

Fazer compras na TEMU é um processo intuitivo. Primeiro, o usuário precisa acessar o site oficial da empresa ou encolher o aplicativo, disponível gratuitamente para dispositivos Android e iOS. Em seguida, deve-se produzir uma conta com e-mail válido ou usar um login via redes sociais.

Com a conta criada, o consumidor pode explorar os produtos por meio da barra de procura ou pelas categorias listadas.

Posteriormente escolher os itens, basta adicioná-los ao carrinho, verificar o valor mínimo de compra (R$ 99 ou R$ 65, conforme o ICMS estadual), selecionar a forma de pagamento e finalizar a transação. O processo é semelhante ao de outras plataformas populares.

Valor mínimo de compra exigido

A TEMU estabeleceu um valor mínimo de compra para os consumidores brasileiros, uma vez que secção de sua política de logística sustentável. A exigência solene é de R$ 99, mas, segundo estudo do Goldman Sachs, esse valor pode ser ajustado para R$ 65, considerando o ICMS estadual de 17%. Essa medida visa otimizar os custos de envio e reduzir o uso excessivo de embalagens.

Caso o valor não seja atingido, o sistema exibe uma mensagem solicitando a soma de mais produtos até obter o limite mínimo. Essa prática, embora possa ser vista uma vez que restritiva, tem o objetivo de manter o estabilidade entre dispêndio operacional e entrada a preços baixos.

Meios de pagamento aceitos

A TEMU oferece uma ampla variedade de meios de pagamento, o que facilita bastante a experiência do consumidor. As opções incluem:

  • Cartões de crédito (Visa, Mastercard, American Express, JCB, Maestro, Diners Club)
  • Pix
  • Boleto bancário
  • PayPal
  • Google Pay
  • Apple Pay
  • Créditos internos da própria plataforma

Essa inconstância de métodos permite que diferentes perfis de consumidores possam efetuar compras com praticidade e segurança.

É verosímil cancelar um pedido na TEMU?

Sim. Cancelar um pedido na TEMU é um processo conseguível. O consumidor deve acessar sua conta no site oficial da empresa, localizar o pedido desejado na aba “Seus pedidos” e clicar na opção “Cancelar/Outra ajuda”. Depois disso, é preciso selecionar os itens a serem cancelados, confirmar a ação e esperar a confirmação do cancelamento.

O estorno pode ser feito diretamente no método de pagamento utilizado ou uma vez que crédito na plataforma, conforme a preferência do consumidor e a política vigente para o tipo de compra realizada.

Uma vez que funciona a reembolso de produtos?

A TEMU permite a reembolso de produtos em diversas situações, desde que obedecidos os critérios de integridade do item e o prazo estipulado. O consumidor deve acessar a seção “Seus pedidos”, selecionar o item, clicar em “Restituição/Reembolso” e seguir as instruções apresentadas na tela.

Itens que não podem ser devolvidos incluem:

  • Produtos de uso pessoal que foram usados, lavados ou danificados
  • Itens que tiveram etiquetas ou embalagens removidas
  • Produtos personalizados
  • Conjuntos incompletos
  • Brindes gratuitos

A reembolso geralmente é feita via Correios, com código de envio fornecido gratuitamente pela plataforma.

Uma vez que solicitar reembolso na TEMU?

O pedido de reembolso segue o mesmo fluxo da reembolso. Posteriormente solicitar a devolução no painel do cliente, a TEMU processa a solicitação e, dependendo da situação, o valor pode ser restituído uma vez que crédito interno ou devolvido diretamente ao cartão ou meio de pagamento utilizado.

A empresa costuma executar os prazos indicados, mas é importante seguir o status da solicitação dentro da conta, além de manter os comprovantes de envio dos produtos devolvidos.

Compras na TEMU são taxadas no Brasil?

Sim. Compras internacionais feitas na TEMU estão sujeitas à tributação brasileira. Desde 2024, passou a vigorar uma regra que aplica um imposto de importação de 20% sobre compras de até US$ 50, além da cobrança de ICMS estadual de 17% sobre o valor totalidade da compra.

Na prática, isso significa que o consumidor deve considerar esses encargos antes de finalizar a compra, uma vez que o preço final pode ser consideravelmente maior que o valor anunciado na plataforma.

Uma vez que rastrear um pedido da TEMU?

O rastreamento é feito diretamente na plataforma, na extensão “Seus pedidos”. Posteriormente a confirmação do envio, um código de rastreamento é gerado e pode ser utilizado tanto no site da TEMU quanto no portal dos Correios. O consumidor consegue seguir em tempo real o status do envio e receber atualizações por e-mail ou notificação no aplicativo.

Caso o prazo estimado de entrega não seja cumprido, a empresa disponibiliza um crédito de R$ 10 ao cliente uma vez que forma de ressarcimento, sem a urgência de solicitação manual.

A TEMU é confiável?

A confiabilidade da TEMU ainda é motivo de debate no Brasil. De conformidade com dados do site Reclame Aqui, a nota da empresa é de 4,1 em 10, baseada em mais de 1.000 reclamações. Os principais problemas apontados são relacionados a promoções não cumpridas, dificuldades em trocas e devoluções e prazos de entrega estendidos.

Apesar da baixa nota, a empresa responde à maioria das reclamações (98,3%), o que indica um esforço de atendimento. Ainda assim, somente 22,5% dos usuários afirmaram que voltariam a fazer negócios com a TEMU, segundo o levantamento.

Para consumidores atentos e dispostos a decorrer alguns riscos, a TEMU pode simbolizar uma opção interessante para compras internacionais. Porém, recomenda-se cautela, principalmente em pedidos de maior valor.

A TEMU é uma das plataformas de e-commerce com maior incremento internacional nos últimos anos. Sua ingresso no Brasil, marcada por preços baixos, frete gratuito e promoções chamativas, tem atraído a curiosidade de milhares de consumidores.

Porém, uma vez que toda novidade plataforma em tempo de consolidação, ainda apresenta desafios importantes, principalmente no que diz reverência à reputação e ao atendimento ao consumidor. Se a empresa conseguir emendar essas falhas e substanciar sua operação no país, poderá se tornar uma concorrente de peso no transacção eletrônico vernáculo.

Antes de comprar, pesquise, acompanhe as atualizações e esteja circunspecto às regras de reembolso, prazos de entrega e possíveis tributações. Assim, você poderá aproveitar o melhor da TEMU com mais segurança e controle sobre sua experiência de compra.

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