Processo será simplificado, com apenas uma prova objetiva como etapa única

Publicado em
28/04/2025 às 18:54

IBGE: Como Serão as Etapas do Processo Seletivo para 9,5 Mil Vagas?
IBGE: Uma vez que Serão as Etapas do Processo Seletivo para 9,5 Milénio Vagas?

O IBGE (Instituto Brasílico de Geografia e Estatística) prepara uma novidade rodada de processos seletivos. Serão tapume de 9,5 milénio vagas temporárias. Para ser aprovado, é importante saber as etapas de avaliação. Elas serão diferentes do último concurso do IBGE contemplado no “Enem dos concursos”.

Novo processo seletivo IBGE: entenda a seleção simplificada

Estes novos processos seletivos do IBGE tendem a ser mais simples. O formato se diferencia do Concurso Nacional Unificado (CNU). No CNU, houve provas específicas por blocos temáticos. Agora, a seleção deve ocorrer com mais destreza. A urgência de contratar novos profissionais temporários é urgente para o IBGE.

As etapas de avaliação para estas vagas do IBGE terão somente uma período. Será aplicada somente uma prova objetiva. Esta prova terá caráter classificatório e supressivo. O revista será de múltipla escolha. Conterá um totalidade de 60 questões. Cada questão apresentará cinco opções de resposta, com somente uma correta. Os candidatos terão aproximadamente 4 horas para realizar a prova. A emprego ocorrerá em 530 municípios.

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IBGE: 9.580 vagas temporárias de nível médio (APM e SCQ)

O IBGE ofertará 9.580 oportunidades no totalidade para levante processo seletivo. Todas as vagas são de nível médio. O objetivo é substanciar o quadro de pessoal temporário do órgão. As vagas serão distribuídas entre dois cargos:

  • 8.480 vagas para Agente de Pesquisas e Mapeamento (APM);
  • 1.100 vagas para Supervisor de Coleta e Qualidade (SCQ).

Salários previstos e definição da secretária organizadora

Os salários para esses cargos temporários no IBGE variam. Com base nos últimos editais, os valores ficam entre R$ 2.676,24 e R$ 3.379,00. O IBGE ainda não escolheu a secretária organizadora responsável pelo processo seletivo. As empresas interessadas em conduzir a seleção têm até o dia 5 de maio de 2025 para apresentar suas propostas.

Saber os detalhes do processo seletivo do IBGE é importante para os candidatos. Saber que a seleção terá somente uma período (prova objetiva) permite focar a preparação. Entender o formato da prova pode dar uma vantagem em relação a outros concorrentes. Permanecer sisudo a cada pormenor ajuda a se preparar melhor para buscar uma das vagas.

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Indústria naval brasileira enfrenta crise histórica com demissões em massa e fechamento de estaleiros

A indústria naval brasileira, que já foi motivo de orgulho pátrio e chegou a ocupar a segunda posição mundial em volume de produção, atravessa hoje uma de suas maiores crises. Em seguida anos de desenvolvimento impulsionado por políticas públicas e investimentos da Petrobras, o setor entrou em declínio, provocando demissões em volume, fechamento de estaleiros e perda de capacidade industrial.

A subida da indústria naval no Brasil

A história da indústria naval no Brasil remonta ao século XIX, mas foi entre as décadas de 1950 e 1970 que o setor viveu seu primeiro grande ciclo de expansão. Durante o governo militar, foram criados mecanismos de fomento porquê o Fundo da Marinha Mercante (FMM) e políticas de incentivo à construção de navios nacionais.

Nos anos 1970, o Brasil chegou a ser o segundo maior construtor de navios do mundo, detrás exclusivamente do Japão. Grandes estaleiros porquê Verolme, Ishikawajima (atual Ishibras) e Mauá impulsionaram a economia, gerando milhares de empregos diretos e indiretos.

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O novo ciclo de desenvolvimento no século XXI

Em seguida um período de retração nos anos 1980 e 1990, a indústria naval brasileira experimentou uma novidade temporada de expansão a partir dos anos 2000. Com a invenção das reservas do pré-sal e a premência de ampliar a frota de escora offshore e transporte de petróleo, a Petrobras e a Transpetro lançaram grandes programas de encomendas navais, porquê o Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef).

Esse movimento resultou na construção de novos estaleiros e na ampliação de unidades existentes, porquê o Estaleiro Atlântico Sul (EAS), em Pernambuco, o Enseada Indústria Naval, na Bahia, e o Brasfels, no Rio de Janeiro.

Em seu auge, entre 2010 e 2014, a indústria naval empregava tapume de 80 milénio trabalhadores em todo o país e respondia por aproximadamente 1% do Resultado Interno Bruto (PIB) brasílico.

A crise que levou ao colapso

O ciclo virtuoso da indústria naval começou a ser interrompido a partir de 2014. A combinação de fatores econômicos, políticos e estruturais foi responsável pelo início da crise:

  • Queda dos preços internacionais do petróleo, que reduziu a viabilidade de projetos offshore;
  • Golpe de investimentos da Petrobras depois os escândalos revelados pela Operação Lava Jato;
  • Endividamento excessivo dos estaleiros, que investiram pesado em infraestrutura esperando encomendas futuras;
  • Paralisação da Sete Brasil, empresa criada para gerenciar a construção de sondas do pré-sal, o que afetou diretamente vários estaleiros.

O impacto foi rápido e profundo. Dezenas de projetos foram cancelados ou suspensos, e os estaleiros começaram a suportar demissões em volume.

Demissões em volume e fechamento de estaleiros

Segundo dados do Sindicato Vernáculo da Indústria da Construção e Reparação Naval e Offshore (Sinaval), tapume de 60 milénio postos de trabalho foram eliminados entre 2015 e 2020.

O Estaleiro Atlântico Sul, que já empregou mais de 10 milénio pessoas, hoje opera com uma equipe reduzida. O Estaleiro Enseada suspendeu suas atividades em 2015 e mantém exclusivamente uma estrutura mínima de manutenção. O EISA (Estaleiro Ilhota S.A.), no Rio de Janeiro, também paralisou operações.

Atualmente, levantamento do Instituto Brasileiro de Petróleo (IBP) aponta que, dos 48 estaleiros existentes no Brasil, 15 estão desativados ou sem contratos de construção ativa.

As demissões em volume afetaram não exclusivamente os operários, mas toda uma enxovia de fornecedores e prestadores de serviços, agravando a crise econômica em regiões dependentes da atividade naval, porquê Niterói (RJ), Itaguaí (RJ) e Ipojuca (PE).

Tentativas de retomada e obstáculos

Nos últimos anos, algumas iniciativas buscaram reanimar a indústria naval brasileira. A Petrobras, por exemplo, iniciou o processo de descomissionamento de plataformas antigas, o que pode gerar demanda para serviços de desmontagem e reciclagem de estruturas offshore.

Novas plataformas para produção no pré-sal, porquê as P-82 e P-83, foram contratadas, com segmento da construção sendo realizada no Brasil.

No entanto, o cenário ainda é reptador. Especialistas apontam que a retomada efetiva da indústria naval depende de:

  • Garantia de encomendas públicas e privadas;
  • Política industrial de longo prazo, para reduzir a sujeição de ciclos econômicos do petróleo;
  • Incitamento à inovação tecnológica para competir no mercado internacional;
  • Investimentos em energias renováveis offshore, porquê a construção de embarcações para parques eólicos marítimos.

O impacto da crise na economia sítio

A crise da indústria naval teve consequências profundas para as economias locais. Cidades que tinham sua base industrial ancorada nos estaleiros sofreram aumento do desemprego, queda na arrecadação de impostos e retração do transacção.

Em Niterói, por exemplo, estima-se que o fechamento de estaleiros tenha contribuído para a perda de aproximadamente 30% dos empregos industriais da cidade entre 2015 e 2020.

A situação levou prefeitos e governadores a cobrarem medidas de incentivo por segmento do governo federalista, com foco na reindustrialização da enxovia naval.

Novo PAC injeta recursos e acena para retomada da indústria naval

Em meio à crise que provocou demissões em volume e fechou vários estaleiros, o governo federalista aposta no Novo Programa de Aceleração do Incremento (PAC) porquê motor para reerguer a indústria naval brasileira.

Lançado em 2023 e reforçado em 2024, o Novo PAC destinou R$ 30,8 bilhões para mais de 430 projetos no setor naval. Esses investimentos abrangem a construção de novas embarcações, obras de modernização e reparo de unidades existentes, ampliação de estaleiros e implantação de novas infraestruturas portuárias.

Entre os principais destaques está a destinação de R$ 1 bilhão para a construção da terceira fragata do projeto Classe Tamandaré, voltado para fortalecer a capacidade da Marinha do Brasil. A iniciativa procura também estimular a retomada de empregos na indústria, reduzindo o impacto das demissões em volume observadas na última dezena.

Renovação de frota e escora do presidente

A Petrobras, por meio da Transpetro, integrou-se ao esforço renovando sua frota com a encomenda de quatro novos navios da classe handy, cada um ao dispêndio de US$ 69,5 milhões. Esses projetos, além de substanciar a logística do setor energético, garantem contratos para estaleiros nacionais e contribuem para a reversão da crise no setor.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu publicamente o fortalecimento da indústria naval, ressaltando a premência de utilizar teor sítio nas novas construções e priorizar a formação de mão de obra qualificada no país. Segundo ele, “um país que tem uma bela indústria naval se torna competitivo no transacção internacional”.

Complementando os esforços, a Solução CMN nº 5.189 ampliou o chegada a recursos do Fundo da Marinha Mercante (FMM). Com isso, tapume de R$ 18,5 bilhões estarão disponíveis em 2025 para financiar novos projetos sem onerar o orçamento do Ministério de Portos e Aeroportos.

Novas oportunidades: força eólica offshore

Uma das apostas para a diversificação da indústria naval brasileira é a construção de embarcações de escora para projetos de força eólica offshore.

Com o progressão da transição energética global, o Brasil possui potencial para instalação de parques eólicos marítimos, principalmente nas regiões Nordeste e Sul.

Para viabilizar essa novidade fronteira, será necessário modernizar os estaleiros, capacitar mão de obra e produzir mecanismos de financiamento específicos.

Apesar dos desafios, os projetos de força eólica offshore e o Novo PAC podem simbolizar uma oportunidade para reduzir os efeitos das demissões em volume e revitalizar a base industrial naval brasileira.

Manadeira: Instituto Brasileiro de Petróleo (IBP), SciELO, DefesaNet, Agência Brasil, Jornal Grande Bahia

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Suécia suspendeu seu programa de energia eólica para não comprometer sua defesa em caso de guerra

Publicado em
28/04/2025 às 16:49

Governo sueco interrompe expansão da pujança eólica no Mar Báltico para priorizar a segurança militar e reforça planos de novos reatores nucleares

O governo da Suécia decidiu cancelar a instalação de 13 projetos de parques eólicos marinhos no Mar Báltico. A decisão foi anunciada pelo Ministro da Resguardo, Pal Jonson, que alegou preocupações militares uma vez que o principal motivo. Para ele, a construção das turbinas dificultaria a resguardo do país em caso de conflito, mormente no uso das baterias Patriot.

Adesão à OTAN e novas prioridades de segurança

Em março de 2024, a Suécia passou a integrar oficialmente a OTAN. A adesão encerrou décadas de neutralidade do país e trouxe novas prioridades de segurança.

Os projetos eólicos estariam posicionados ao setentrião das Ilhas Åland e ao longo da costa leste até o estreito de Öresund. Essa dimensão é próxima a Kaliningrado, considerado um ponto estratégico de interesse russo.

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Preocupações militares e tensões globais

O governo teme que, em uma eventual guerra, os parques eólicos prejudiquem a capacidade de rastrear e derrubar mísseis inimigos.

O aumento das tensões globais reforçou essa preocupação. Dados dos Estados Unidos apontam que o presidente russo, Vladimir Putin, recentemente incorporou 3.000 tropas norte-coreanas à guerra da Ucrânia, o que elevou o estado de alerta na Europa.

Críticas da indústria de pujança eólica

A associação WindEurope, que representa a indústria eólica europeia, criticou a decisão sueca. A entidade afirmou que o tropa do país já vem bloqueando projetos de pujança eólica offshore há anos.

Segundo a associação, a Suécia pode perder muro de 47 bilhões de euros em investimentos privados, valor equivalente a R$ 295 bilhões.

Propostas de integração entre pujança e resguardo

A WindEurope argumenta que a construção de parques eólicos pode ser integrada às estratégias militares. Em outros países do Mar Báltico, uma vez que a Polônia, foi adotada uma abordagem colaborativa. Entre as turbinas eólicas, foram instalados sistemas de radar e sonar para fortalecer a vigilância.

Iniciativa Symbiosis e alternativas energéticas

Buscando conciliar segurança e desenvolvimento energético, a WindEurope participa de uma novidade iniciativa chamada Symbiosis.

O projeto, desenvolvido em conjunto com a OTAN e a Filial Europeia de Resguardo (EDA), pretende produzir sinergias entre a implantação de energias renováveis marinhas e a proteção marítima.

Enquanto bloqueia novos projetos de pujança eólica offshore, o governo sueco aposta no fortalecimento da pujança nuclear. A meta é amplificar 2.500 megawatts à capacidade nuclear até 2035. Aliás, o país planeja erigir dez novos reatores nucleares em até vinte anos.

Além da pujança eólica: Quadro energético atual da Suécia

Hoje, a matriz elétrica da Suécia é composta principalmente por fontes renováveis. A pujança eólica terrestre representa 21% da geração de eletricidade no país, enquanto a hidroeletricidade responde por 40%.

O cenário mostra a possante submissão de fontes sustentáveis, mas também a urgência de lastrar resguardo e investimentos energéticos.

Com informações de Xataka.

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FAW planeja entrada no Brasil com carros de luxo e veículos flex

Publicado em
28/04/2025 às 15:46

Montadora mais antiga da China aposta na tecnologia flex e em carros de cocuruto padrão para invadir o mercado brasílico.

A FAW, montadora mais antiga da China, está de olho no mercado brasílico e prepara terreno para estrear a operar no país. Fundada em 1953 e responsável pela fabricação dos carros oficiais dos presidentes chineses, porquê o próprio Xi Jinping, a empresa quer trazer duas de suas marcas: a Bestune, voltada para o público universal, e a Hongqi, focada em veículos de luxo.

A estratégia da FAW para atender o público brasílico

Durante o Salão do Viatura de 2025, representantes da FAW foram vistos no estande da Comexport, empresa responsável pela logística de importação de veículos. De combinação com informações do portal Autoesporte, a Comexport adquiriu a antiga fábrica da Ford/Troller em Horizonte (CE), o que levanta a possibilidade de um porvir combinação para a produção ou montagem dos carros da FAW no Brasil.

A montadora está aguardando o desenvolvimento da tecnologia flex para seus modelos, já que o mercado brasílico tem potente preferência por veículos que rodam tanto com gasolina quanto com etanol. Essa adaptação é considerada forçoso para o sucesso da FAW no país.

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O peso da FAW no mercado mundial

A FAW é uma montadora chinesa que quer vender carros no Brasil, trazendo modelos de luxo e populares. Eles estão esperando adaptar os motores para funcionar com etanol, que é muito usado por aqui.
A FAW é uma montadora chinesa que quer vender carros no Brasil, trazendo modelos de luxo e populares. Eles estão esperando conciliar os motores para funcionar com etanol, que é muito usado por cá.

Na China, a FAW é uma verdadeira potência. Além das marcas próprias, porquê Bestune, Hongqi e Jiefang (especializada em caminhões), a companhia mantém parcerias sólidas com grandes montadoras globais, porquê Volkswagen, Audi e Toyota. Segundo dados divulgados em 2024, suas marcas venderam mais de 1,5 milhão de veículos, mostrando a força e tradição da operário no mercado chinês.

Expectativas para a operação da FAW no Brasil

Apesar do interesse e das movimentações iniciais, ainda não há uma data solene para o início das vendas dos carros da FAW no Brasil. A montadora segue estudando o mercado e a viabilidade de produzir localmente ou importar os primeiros lotes. De qualquer forma, a expectativa é alta, principalmente pela possibilidade de trazer modelos de luxo acessíveis e tecnologia atualizada, porquê já vem acontecendo com outras marcas chinesas que chegaram por cá nos últimos anos.

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ÚLTIMA CHANCE! Cursos técnicos EAD gratuitos do SENAC, 1767 vagas 100% online, inscrições só até 17h de 29/04

Publicado em
28/04/2025 às 14:32

SENAC Abre 1767 Vagas em 11 Cursos Técnicos EAD Gratuitos (Inscrições Abertas!)
SENAC Abre 1767 Vagas em 11 Cursos Técnicos EAD Gratuitos (Inscrições Abertas!)

Oportunidade única: cursos técnicos EAD gratuitos do SENAC pelo programa PSG. Inscrições abertas por pouco tempo em todo o Brasil!

O SENAC está com inscrições abertas para o Programa SENAC de Gratuidade (PSG). São 1767 vagas em cursos técnicos EAD gratuitos do SENAC. A oportunidade é para pessoas de todo o Brasil. Os cursos são 100% online e de qualidade. Mas atenção: o prazo para se inscrever nos cursos técnicos termina amanhã!

Programa SENAC de Gratuidade (PSG)

O PSG é o Programa SENAC de Gratuidade. Ele oferece bolsas de estudo integrais. O objetivo é dar chegada à ensino profissional de qualidade sem dispêndio. O programa cobre tanto os cursos técnicos quanto diversos cursos livres de capacitação.

Quais são os cursos técnicos EAD gratuitos do SENAC oferecidos?

Através do PSG, o SENAC está ofertando vagas para 11 cursos técnicos EAD gratuitos do SENAC. A lista inclui:

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  • Técnico em Gestão
  • Técnico em Contabilidade
  • Técnico em Desenvolvimento de Sistemas
  • Técnico em Guia de Turismo1 (pode ter especificidade regional)
  • Técnico em Logística
  • Técnico em Meio Envolvente
  • Técnico em Qualidade
  • Técnico em Recursos Humanos
  • Técnico em Secretariado
  • Técnico em Segurança do Trabalho
  • Técnico em Transações Imobiliárias

Importante: As vagas são preenchidas por ordem de matrícula. Alguns cursos podem esgotar rapidamente, uma vez que já ocorreu com Gestão e Desenvolvimento de Sistemas em chamadas recentes. É preciso agir rápido.

Quem pode participar? Requisitos para as vagas gratuitas

O principal requisito para participar do Programa SENAC de Gratuidade é a renda. A renda familiar mensal por pessoa (per capita) não pode ultrapassar dois salários mínimos federais. Ou por outra, cada curso técnico possui pré-requisitos específicos. Geralmente incluem idade mínima (que varia de 15 a 18 anos) e escolaridade (normalmente ensino médio completo ou em curso). Consulte o edital do curso desejado para detalhes.

Letreiro rápida e 100% online

Os cursos técnicos EAD gratuitos do SENAC são totalmente a intervalo. Você estuda de onde estiver, sem precisar ir a um polo físico. Pessoas de qualquer estado podem se inscrever. A matrícula é feita pelo site do SENAC EAD. Procure pela seção “Programa SENAC de Gratuidade (PSG)“. Escolha o curso técnico EAD e siga as instruções. Atenção máxima ao prazo: as inscrições terminam impreterivelmente às 17h do dia 29 de abril de 2025 (amanhã!). A seleção é por ordem de matrícula, portanto não deixe para a última hora.

Próximas datas importantes

Estudar pelo SENAC PSG oferece muitos benefícios. Os cursos são gratuitos e de qualidade reconhecida. O certificado emitido pelo SENAC é válido em todo o território vernáculo. O formato EAD permite flexibilidade nos horários. As aulas misturam videoaulas, atividades interativas e webconferências ao vivo. É preciso ter chegada a computador ou celular. A classificação dos selecionados será divulgada no dia 6 de maio de 2025. O início das aulas está previsto para 13 de maio de 2025. Além dos técnicos, o SENAC PSG também oferece muitos cursos livres gratuitos (capacitação) com inscrições abertas.

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Tarifaço de Trump deve provocar impacto similar ao da Covid nos EUA

A ofensiva tarifária do presidente Donald Trump vem agitando Washington e Wall Street há quase um mês. Se a guerra mercantil persistir, a próxima vaga de turbulência atingirá muito mais de perto o cotidiano dos americanos.

Desde que os EUA aumentaram as tarifas sobre a China para 145% no início de abril, as importações de produtos chineses para o mercado americano despencaram — talvez em até 60%, segundo uma estimativa. Essa drástica redução no fluxo de mercadorias de um dos maiores parceiros comerciais dos EUA ainda não foi sentida pela maioria dos americanos, mas isso está prestes a mudar.

Até meados de maio, milhares de empresas — grandes e pequenas — precisarão reabastecer seus estoques. Grandes varejistas uma vez que Walmart e Target disseram a Trump, em uma reunião na semana passada, que os consumidores provavelmente enfrentarão prateleiras vazias e preços mais altos.

Torsten Slok, economista-chefe da Apollo Management, alertou recentemente sobre a possibilidade iminente de “falta de produtos semelhante à da Covid” e demissões significativas em setores uma vez que transporte rodoviário, logística e varejo.

Embora Trump tenha oferecido sinais nos últimos dias de que estaria disposto a flexibilizar as tarifas de importação impostas à China e a outros países, pode ser tarde demais para impedir que um choque de oferta reverbere por toda a economia americana — e que talvez dure até o Natal. Nesta segunda-feira, o secretário de Tesouro dos EUaa, Scoth Besset, afirmou que ‘cabe à China reduzir a escalada’ na guerra mercantil entre as duas maiores economias do mundo.

— O relógio está definitivamente correndo — disse Jim Gerson, presidente da The Gerson Companies, uma fornecedora de decorações natalinas e velas para grandes varejistas dos EUA, com 84 anos de história.

A empresa, sediada em Olathe, Kansas, obtém mais da metade de seus produtos da China e atualmente tem tapume de 250 contêineres aguardando embarque.

— Precisamos resolver isso — disse Gerson, que representa a terceira geração de sua família avante da empresa, que gera aproximadamente US$ 100 milhões em vendas anuais. — E, espero, muito em breve.

Retomada provocará atrasos e subida nos custos

Mesmo quando as hostilidades diminuírem, reiniciar o transacção transpacífico trará riscos adicionais. A indústria de frete reduziu sua capacidade para se ajustar à demanda mais fraca. Isso significa que um aumento de pedidos provocado por um relaxamento entre as superpotências provavelmente sobrecarregará a rede, causando atrasos e aumentando os custos.

Um cenário semelhante se desenrolou durante a pandemia, quando os preços dos contêineres quadruplicaram e um excesso de navios cargueiros congestionou os portos.

— Haverá um aumento nos portos e, consequentemente, para os caminhões e trens, criando atrasos e gargalos — disse Lars Jensen, CEO da consultoria de transporte marítimo Vespucci Maritime. — Os portos são projetados para fluxos estáveis, não para os deslocamentos de volume intermitentes.

Meses críticos para as encomendas do varejo

As tarifas dos EUA sobre a China chegaram em um momento crítico para o setor de varejo. Março e abril são os meses em que os fornecedores começam a aumentar os estoques para o segundo semestre do ano, para atender aos pedidos de compras de volta às aulas e Natal. Para muitas empresas, os primeiros produtos para o Natal devem estar a caminho dos EUA em tapume de duas semanas.

— Estamos paralisados — disse Jay Foreman, CEO da trabalhador de brinquedos Basic Fun em Boca Raton, na Flórida, que abastece grandes clientes de varejo, uma vez que Amazon e Walmart.

Ele chamou as tarifas de um “embargo de facto” e disse que os clientes têm, por enquanto, unicamente pausado os pedidos, mas ele espera que comecem a cancelá-los se as tarifas sobre a China permanecerem nesse nível por muito tempo.

— Temos pela frente algumas semanas, depois começa a doer de verdade — disse Foreman, cuja empresa gera tapume de US$ 200 milhões em vendas por ano e obtém tapume de 90% dos produtos da China. — Estamos em um período em que o dano é gerenciável, mas a cada semana o nível de dano vai aumentar.

Choque de oferta

A ponta desse choque de oferta é evidente na Ásia. Atualmente, há tapume de 40 navios cargueiros que recentemente pararam nos portos da China e agora estão a caminho dos EUA, uma queda de tapume de 40% desde o início de abril, de contrato com o rastreamento de navios compilado pela Bloomberg.

Esses navios estão carregando tapume de 320 milénio contêineres, segundo os dados, tapume de um terço a menos do que logo depois Trump anunciar que aumentaria as tarifas sobre quase todos os produtos da China para 145%.

Judah Levine, encarregado de pesquisa na plataforma de reservas de fardo Freightos, disse que muitos importadores dos EUA estarão antecipando pedidos de outros parceiros comerciais americanos durante o período de 90 dias de moratória sobre as chamadas tarifas recíprocas de Trump. Isso pode ajudar a amortecer qualquer choque centrado na China através dos portos e redes logísticas.

Com os produtos chineses muito caros, alguns proprietários de fardo nos EUA estão recorrendo a fornecedores no Sudeste Asiático.

A Hapag-Lloyd AG, a quinta maior transportadora de contêineres do mundo, disse em um expedido por e-mail na semana passada que está vendo cancelamentos de tapume de 30% das reservas da China para os EUA. Mas os negócios aumentaram consideravelmente com exportadores do Camboja, Tailândia e Vietnã, disse a empresa, com sede em Hamburgo, Alemanha.

No entanto, o efeito rebote na economia ainda pode ser difícil de velejar nos próximos meses, disse Levine.

— É provável que haja uma desaceleração significativa, e o reinício pode suscitar qualquer congestionamento, com a força da recuperação e a interrupção resultante provavelmente correlacionadas à duração da pausa — disse ele.

Com a demanda por produtos da China para os EUA caindo rapidamente, os transportadores de fardo reduziram a capacidade para evitar que as tarifas de frete marítimo desabassem. Em abril, houve tapume de 80 cancelamentos de viagens da China para os EUA, aproximadamente 60% a mais do que qualquer mês durante a pandemia de Covid, segundo dados citados por John McCown, um veterano executivo da indústria.

— O setor de transporte marítimo de contêineres nunca enfrentou os ventos macroeconômicos que enfrenta agora — disse McCown em uma nota de pesquisa recente.

A Organização Mundial do Negócio alertou que os bens negociados entre os EUA e a China podem diminuir até 80%, apoiando a descrição do Secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, de que a situação atual é essencialmente um embargo mercantil.

Analistas entrevistados pela Bloomberg esperam que as importações caiam a uma taxa anual de 7% no segundo trimestre — o que representaria a maior queda desde o início da pandemia.

O choque de oferta iminente levou os economistas a revisar suas previsões de inflação, porque isso poderia pressionar os preços para cima. Executivos dizem que os preços dos produtos da China podem flectir em alguns itens. E isso aconteceria em um momento em que o sentimento do consumidor está se deteriorando rapidamente.

Se a guerra mercantil dos EUA com a China continuar por mais algumas semanas, fornecedores e varejistas terão que tomar algumas decisões difíceis sobre o segundo semestre do ano, incluindo quais produtos enviar e quanto aumentar os preços.

Os fornecedores esperam que muitos pedidos sejam cancelados. Isso fará com que os varejistas busquem produtos nos EUA e em outros mercados para preencher as prateleiras, mesmo que sejam de Natal pretérito. Também será um grande impacto financeiro que muitas empresas provavelmente responderão cortando custos, incluindo empregos, ou assumindo dívidas caras.

Para Foreman, as últimas semanas lhe lembram a pandemia, mas há diferenças importantes. O bloqueio causado pela Covid foi um choque, mas as cadeias de suprimento globais se recuperaram relativamente rápido e vários setores, incluindo brinquedos, tiveram anos recordes.

Agora, o quadro tem potencial de ser “mais traiçoeiro porque, quanto mais isso insistir, mais catastrófico será”, disse ele. A Covid também estava enxurrada de muitas incógnitas sobre o vírus e quanto tempo demoraria para a recuperação. Esse dilema poderia ser amenizado se Trump removesse as tarifas a qualquer momento.

— Os efeitos prolongados podem ser piores. Mas a solução pode vir muito mais rápido — disse Foreman.

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CET-Rio monta esquema de trânsito para o jogo do Fluminense pela Copa do Brasil – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

A CET-Rio realizará operação de trânsito nesta terça-feira (29/4) para o jogo entre Fluminense e Aparecidense, às 21h30, no Maracanã, pela Despensa do Brasil. A partir das 19h haverá interdições ao trânsito de veículos na região do estádio. E, além dos locais regulamentados com proibição de estacionamento, outras vias estarão restritas ao estacionamento a partir das 10h.

O efetivo da CET-Rio será de 45 agentes e apoiadores de tráfico, cinco veículos operacionais e 12 motocicletas que estarão empenhados na orientação do trânsito. E, ainda, no reforço das informações do tráfico, 12 painéis de mensagens variáveis informarão sobre os horários dos fechamentos e as rotas alternativas. Todo o conjunto é em prol da segurança viária, fluidez do trânsito, manutenção dos cruzamentos livres, uma vez que também na orientação dos pedestres, torcedores e motoristas.

Técnicos da CET-Rio no Meio de Operações Rio (COR) vão monitorar toda a movimentação do trânsito por meio das câmeras para que, se necessário, sejam feitos ajustes na programação semafórica com o objetivo de prometer as boas condições viárias.

Interdições

Das 19h até 1h30
– Rua Professor Eurico Rabelo
– Rua Artur Menezes
– Rua Mentor Olegário
– Rua Isidro de Figueiredo
– Rua Visconde de Itamarati, entre a rua São Francisco Xavier e a avenida Professor Eurico Rabelo
– Avenida Rei Pelé, duas faixas no sentido Meio, entre a avenida Professor Manoel de Abreu até a profundeza do Museu do Índio
– Avenida Maracanã, sentido Meio, entre a rua São Francisco Xavier e a rua Mata Machado

Das 23h10 até 1h30
– Avenida Professor Manoel de Abreu, sentido Meio, entre a rua São Francisco Xavier e a avenida Rei Pelé
– Rua Dona Zulmira, entre a avenida Professor Manoel de Abreu e a rua São Francisco Xavier

Proibição de estacionamento

Das 10h até 1h30
– Rua Visconde de Itamarati, entre a rua São Francisco Xavier e a rua Professor Eurico Rabelo
– Rua Isidro de Figueiredo
– Rua Artur Menezes
– Rua Mentor Olegário
– Avenida Paula Sousa, lado esquerdo, entre a rua São Francisco Xavier e a rua Professor Eurico Rabelo

Rotas alternativas

Provenientes do Meio e Zona Sul
– Para a Tijuca: Utilizar a avenida Paulo de Frontin e rua Dr. Satamini, ou seguir pela Terreiro da Bandeira, rua Pará ou Rua Paraíba e, em seguida, rua Mariz e Barros
– Para Vila Isabel e Grajaú: Utilizar a avenida Paulo de Frontin e rua Dr. Satamini, ou seguir pela Terreiro da Bandeira, rua Pará ou rua Paraíba, rua Mariz e Barros e, em seguida, rua Major Ávila e rua Felipe Camarão
– Para a região do Grande Méier: Utilizar a rua Visconde de Niterói

Provenientes da Tijuca, Grajaú, Vila Isabel e entorno
– Para o Meio e Zona Sul: Utilizar a rua Conde de Bonfim e a rua Haddock Lobo

Provenientes do Grande Méier
– Para o Meio e Zona Sul: Utilizar a rua Visconde de Niterói

Categoria:

  • 28 de abril de 2025
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    Fiat Strada: as principais características do carro mais vendido do Brasil, que superou Polo, Onix e HB20 com 144.684 unidades vendidas em 2024

    A Fiat Strada foi o veículo mais vendido do Brasil em 2024. A picape compacta emplacou quase 145 milénio unidades ao longo do ano, consolidando a liderança. Somente em dezembro, a Strada registrou 16.235 unidades emplacadas, reforçando seu bom desempenho no mercado pátrio.

    Em conferência a 2023, o protótipo teve um desenvolvimento significativo. No ano anterior, foram 120 milénio unidades vendidas. Ou seja, em 2024, houve um aumento de muro de 25 milénio carros. Aliás, a Fiat encerrou o ano com uma participação de mercado de 20,98% entre automóveis e comerciais leves.

    Destaques da Fiat Strada

    A Fiat Strada, campeã de vendas, é oferecida atualmente em sete variantes. Seu preço inicial secção de R$ 105.990 na versão Endurance cabine simples. Essa feição conta com motor 1.3 de 107 cavalos de potência.

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    Entre os equipamentos de série da versão de ingressão, estão ar-condicionado, direção elétrica, airbag duplo, conta-giros, controle de segurança e tração, porta-escada, entre outros itens importantes para o dia a dia.

    As versões Ultra e Ranch, mais caras, são equipadas com cabine dupla e motor turbo 1.0 de 130 cavalos. O câmbio automático do tipo CVT com 7 marchas proporciona mais conforto na transporte.

    Essas versões trazem uma série de itens tecnológicos e de comodidade. Entre eles, multimídia de 7 polegadas, carregador por indução, câmera de ré, volante multifuncional, Hill Holder, vidro traseiro térmico e santo antonio integrado.

    Aliás, a Strada conta com ar-condicionado do dedo automático, paddle-shifters, freios ABS com EBD, computador de bordo, chave com telecomando e barras de teto longitudinais.

    Volkswagen Polo lidera entre carros de passeio

    Na segunda posição do mercado universal ficou o Volkswagen Polo, com pouco mais de 140 milénio unidades emplacadas. Embora tenha sido o carruagem de passeio mais vendido, não conseguiu ultrapassar a picape da Fiat no amontoado do ano.

    O Polo assumiu a missão de substituir o Gol no mercado e conseguiu liderar entre os modelos de passeio.

    Ranking dos mais vendidos em 2024

    O Top 5 foi constituído por Fiat Strada (144.684 unidades), Volkswagen Polo (140.177), Chevrolet Onix (97.503), Hyundai HB20 (97.079) e Fiat Argo (91.139).

    O ano também registrou bons números para SUVs uma vez que o Volkswagen T-Cross (83.990 unidades) e o Chevrolet Tracker (69.431).

    Com esse desempenho, a Fiat Strada reafirma sua posição uma vez que o carruagem preposto dos brasileiros em 2024.

    Com informações de CNN.

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    Ocean e Constellation abrem vagas de emprego para atuar na sonda Tidal Action. Oportunidades para Marinheiro, Plataformista, Mecânico e mais

    Publicado em
    28/04/2025 às 12:18

    Procurando uma oportunidade? A Constellation e Ocean abrem vagas de tarefa para profissionais do setor de óleo e gás para atuar no navio-sonda Tidal Action. Confira as posições!

    Vagas de emprego no setor de petróleo e gás — a Ocean, em parceria com a Constellation Oil Services, está recrutando novos talentos para integrar a equipe da Tidal Action — uma das sondas de perfuração mais modernas do mundo.

    O projeto representa um novo marco em tecnologia e eficiência em águas ultraprofundas, e abre oportunidades imperdíveis para profissionais que desejam fazer segmento dessa “constelação” de primazia.

    O que é a Tidal Action?

    A Tidal Action é um navio-sonda de sétima geração, principalmente desenvolvido para operações em grandes profundidades.

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    Equipado com tecnologias de ponta, o equipamento consegue atuar em ambientes altamente complexos, estabelecendo novos padrões de eficiência e confiabilidade na perfuração offshore.

    Em suas redes sociais, a Ocean se declarou empolgada em concordar nascente projeto, que consolida ainda mais a primazia brasileira na indústria de virilidade.

    Vagas de tarefa disponíveis: saiba porquê fazer segmento da equipe

    A parceria entre a Ocean e a Constellation resultou na exórdio de diversas vagas de tarefa para atuação direta na Tidal Action. As oportunidades são destinadas a profissionais qualificados nas seguintes funções:

    • Assistant Driller
    • Driller
    • Eletroeletrônico Sênior (SR) e Pleno (PL)
    • Navegador de Convés
    • Navegador de Máquinas
    • Mecânico de Sonda
    • Plataformista

    Cada uma dessas posições exige experiência e comprometimento, refletindo o basta padrão de operação da sonda.

    Vagas de emprego na Constellation
    Manancial: LinkedIn da Ocean

    A procura é por profissionais que queiram atuar em uma multinacional no setor de petróleo e gás.

    Porquê se inscrever nas vagas de tarefa?

    Os interessados em fazer segmento da equipe podem se inscrever diretamente através do formulário solene disponibilizado pela Ocean.

    Basta acessar o link: Formulário de inscrição e preencher seus dados conforme as orientações.

    Sobre a Ocean

    A Ocean é uma consultoria renomada na superfície de Serviços de Capital Humano e Perceptibilidade de Mercado, especializada em posições seniores nos setores de Virilidade, Infraestrutura, Petróleo & Gás e Mineração.

    Com uma equipe de consultores que acumula mais de 15 anos de experiência, a empresa se destaca por oferecer soluções estratégicas e personalizadas, capazes de impulsionar o sucesso de seus clientes em nível continental.

    Conheça a Constellation

    A Constellation Oil Services é reconhecida internacionalmente pela sua expertise em perfuração em águas profundas e ultraprofundas.

    Ao longo de sua trajetória, a empresa já perfurou mais de 700 milénio metros em poços offshore, incluindo operações em ambientes extremamente desafiadores porquê o pré-sal brasiliano.

    Com poderoso compromisso com o desenvolvimento da indústria do petróleo, a Constellation se mantém na vanguarda do setor, investindo continuamente em inovação e segurança operacional.

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    como o presidente Ibrahim Traoré constrói estradas quase de graça com o método Donou?

    Publicado em
    28/04/2025 às 11:40

    Sob liderança do presidente Ibrahim Traoré, Burkina Faso adota técnica japonesa ‘Donou’ para erigir estradas de forma econômica e sustentável, capacitando comunidades locais.

    Burkina Faso está implementando uma novidade abordagem para erigir estradas. Sob a liderança do presidente Ibrahim Traoré, o país adota a técnica japonesa Donou. O método promete vias mais sustentáveis e acessíveis. Uma colaboração com a Dependência Japonesa de Cooperação Internacional (JICA) viabiliza a iniciativa, que usa um método de grave dispêndio e elevado impacto.

    Donou: a técnica japonesa que revoluciona estradas em Burkina Faso

    Donou é um termo nipónico. Significa “envolver terreno em um saco resistente”. A técnica consiste em encher sacos duráveis com materiais locais. Pode ser areia, terreno, cascalho ou solo firme. A início do saco é muito amarrada. Depois, os sacos são compactados manualmente. É uma abordagem simples, mas que está chamando a atenção na África por seu potencial.

    A iniciativa de presidente Ibrahim Traoré

    Donou: a técnica japonesa que revoluciona estradas em Burkina Faso

    A implementação do Donou é fruto de uma colaboração. Envolve o Ministério das Infraestruturas de Burkina Faso e a JICA. O presidente Ibrahim Traoré apoia totalmente a iniciativa. Entre 17 e 21 de fevereiro de 2025, a JICA realizou um treinamento.

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    Agentes de 12 distritos de Ouagadougou e 5 de Truão-Dioulasso participaram. Houve sessões teóricas e práticas. Uma mostra ocorreu em 20 de fevereiro na Escola Pátrio de Obras Públicas. A visão do presidente Ibrahim Traoré é capacitar profissionais locais. Fortalecer parcerias internacionais é chave para impulsionar a infraestrutura do país.

    Uma vez que funciona o método Donou?

    A técnica Donou é principalmente adequada para áreas rurais e planas. É econômica, pois usa materiais locais prontamente disponíveis. Isso reduz custos e impacto ambiental. O método é fácil de implementar. Não exige uso intenso de máquinas pesadas.

    Isso aumenta a acessibilidade e permite maior participação da mão de obra lugar. Outrossim, as estradas feitas com Donou são altamente duráveis. Resistem muito às condições climáticas de Burkina Faso, uma vez que chuvas intensas e erosão.

    Apesar do potencial, a adoção ampla do Donou enfrenta desafios. É preciso expandir o treinamento para todas as regiões do país. Prometer a qualidade consistente dos materiais é crucial. Ajustar a técnica para diferentes tipos de terreno será necessário.

    O escora contínuo do governo do presidente Ibrahim Traoré é fundamental para manter o progresso. A estratégia é ampliar gradativamente o alcance da iniciativa. A parceria com o Japão oferece uma base sólida. O objetivo é solidar Burkina Faso uma vez que referência em infraestrutura sustentável na África, inspirando outras nações.

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