Startup aposta em vendas recorrentes para impulsionar o e-commerce e fidelizar clientes

Vendas recorrentes estão mudando a forma porquê os brasileiros consomem — e porquê as empresas vendem. A teoria é simples na teoria, mas poderosa na prática: transformar compras esporádicas em relacionamentos de longo prazo. Com o aumento da concorrência no e-commerce, a Rits aposta nas vendas recorrentes e clubes de assinatura para prometer receita previsível e fidelizar clientes. Uma vez que resultado, o negócio consegue ter uma receita previsível e diminuir a subordinação de anúncios pagos.

Segundo a Associação Brasileira de Negócio Eletrônico (ABComm), mais de 6 milénio empresas no país já operam com modelos de vendas recorrentes, movimentando um mercado estimado em R$ 1 bilhão por ano — e crescendo.

Para os negócios que oferecem o protótipo de assinaturas, se antes o foco era invadir novos clientes a cada campanha, agora a missão é outra: manter a fidelidade de quem já comprou, entregando valor mês posteriormente mês. De olho nesse nicho, a Rits, startup fundada em 2020 em Natal (RN), oferece uma plataforma para as marcas criarem seus próprios clubes de assinatura — sem depender de marketplaces.

A proposta da empresa é preservar a experiência de compra tradicional, mas com entregas programadas, descontos e um relacionamento contínuo com o cliente.

“A demanda por nossa solução cresce a cada dia. Empresas que viviam de vendas pontuais agora enxergam a recorrência porquê uma forma de prometer uma receita previsível e de fortalecer o relacionamento com os seus clientes”, afirma Aldo Costa, CEO da Rits.

A instrumento permite que o consumidor defina os itens desejados e a frequência do recebimento, enquanto a plataforma cuida da retaguarda: pagamentos, notícia e logística. A promessa é mitigar custos com mídia e fidelizar quem já está disposto a comprar.

A companhia está integrada às principais plataformas de e-commerce do país, porquê VTEX, Tray e Magazord, e pretende ampliar esse portfólio com a integração a outras três até o término do ano. Essa estratégia procura facilitar a adoção da solução por marcas que já utilizam esses sistemas, otimizando a operação e reduzindo barreiras técnicas.

“O consumidor quer facilidade. O varejista quer previsibilidade. O protótipo recorrente resolve os dois”, resume Costa.

Do protótipo ao resultado

A trajetória da Rits começou com um repto proposto por um gigante do mercado: o Grupo Farmacêutico. Contratada inicialmente porquê uma software house, a empresa foi responsável por desenvolver um protótipo de box de assinatura para a marca BeautyBox, que mais tarde seria incorporada à plataforma Formosura na Web.

O objetivo era oferecer produtos personalizados conforme as preferências de cada cliente. A inovação permitia aos usuários receberem mensalmente uma curadoria exclusiva de itens de venustidade, com base em seu perfil e hábitos de consumo.

O que era um projeto virou um resultado escalável — e que passou a ser adotado por outras marcas. No caso da Integralmedica, referência em suplementação esportiva, a empresa percebeu que muitos clientes repetiam a mesma compra todos os meses. Com a Rits, a plataforma automatizou o processo de compra, e passou a oferecer entregas recorrentes com descontos aos clientes. Tudo utilizando o mesmo envolvente online já espargido pelos usuários.

Resultado: a Integralmedica aumentou o seu tíquete médio, reduziu custos operacionais e gerou mais previsibilidade no caixa.

Assinaturas crescem, mas ainda exigem estrutura

De consonância com a Pesquisa de Assinaturas 2024, feita pela Opinion Box para a Vindi, 39% dos consumidores mantiveram qualquer tipo de assinatura no pós-pandemia. O oferecido revela a consolidação de um hábito que antes era restrito a nichos específicos, porquê mídia e serviços de streaming.

O protótipo recorrente oferece vantagens diretas ao varejo: melhora indicadores porquê o valor do cliente ao longo do tempo, aumenta a retenção e diminui o dispêndio de compra de novos clientes. Ainda assim, a operação exige integração entre áreas porquê marketing, logística e finanças.

Entre os principais desafios do protótipo estão a personalização da experiência, gestão de estoque e automação de cobranças. O sucesso da estratégia depende da capacidade das empresas em orquestrar essas frentes de forma eficiente.

Para o CEO da Rits, o potencial do protótipo de compras por assinatura ainda está longe de ser explorado totalmente. “O horizonte do e-commerce é recorrente. Na Rits, nossa missão é tornar esse protótipo atingível e vantajoso tanto para empresas quanto para consumidores. Estamos somente começando”, afirma.

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Novo Terminal BRT Bairro Imperial Santa Cruz, na Zona Oeste, tem previsão de conclusão em dois anos – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

O terminal terá capacidade para receber até 14 ônibus articulados do sistema BRT. Foto: Divulgação/SMTR

O prefeito em tirocínio do Rio, Eduardo Cavaliere, visitou, nesta sexta-feira (09/05), as obras do Terminal BRT Bairro Imperial Santa Cruz, na Zona Oeste. Com investimento estimado em R$ 74,2 milhões, o projeto, executado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura, tem previsão de desenlace de dois anos. Localizado em uma espaço de mais de 13,2 milénio metros quadrados, o novo terminal contará com três pavimentos, todos planejados para aproveitamento de iluminação e ventilação naturais, garantindo mais sustentabilidade e economia de vigor. O terminal terá capacidade para receber até 14 ônibus articulados do sistema BRT, além de dez ônibus convencionais e oito vans.

 

– Com um grande investimento, o Terminal Bairro Imperial, em Santa Cruz, vai integrar BRT, linhas regulares e vans, conectando a região a toda a cidade. Essa expansão se soma à transformação que o BRT viveu nos últimos quatro anos com o prefeito Eduardo Paes. Saímos, em 2021, de 120 milénio para 580 milénio passageiros por dia, graças à compra de 700 novos ônibus, à requalificação da Transoeste, à desenlace da Transbrasil e à construção de terminais que estruturam todo o sistema – afirmou Eduardo Cavaliere.

 

O propagação do número de viagens de 2021 a abril de 2025 é de 275%. Veja os dados aquém:

 

Abril/2025: 561.785/dia

Desenvolvimento (2021-2025): 275%

Recorde quotidiano: 580.272 (30/04)

 

Média por galeria:

Transoeste: 235.526 (42% do sistema BRT)

Transcarioca: 150.798 (27%)

Transbrasil: 123.287 (22%)

Transolímpica: 52.174 (9%)

 

A construção do Terminal Bairro Imperial Santa Cruz integra um esforço grande de revitalização do sistema BRT, que já inaugurou os terminais Mato Elevado, Magarça, Pingo D’Chuva e Curral Falso, todos em pleno funcionamento na Transoeste. No pavimento superior, será instalada uma espaço de estar com bancos e jardins, proporcionando mais conforto e bem-estar aos passageiros que aguardam os veículos. O nível subalterno abrigará lojas comerciais, integrando serviços e conveniência à rotina dos usuários.

 

Porquê secção do projeto, estão previstas também rampas de acessibilidade em todos os acessos, um bicicletário com até 300 vagas e estacionamento para 105 veículos e 50 motocicletas. As obras incluem a implantação de pistas exclusivas para ônibus BRT e intervenções viárias nas ruas Felipe Cardoso, Barão de Laguna e Dom Pedro I, com o objetivo de melhorar o tráfico e a mobilidade na região.

— Estamos construindo o Terminal Imperial do BRT, uma obra importante para Santa Cruz. Vamos requalificar todo o entorno — vias, calçadas e acessos — melhorando a fluidez e ampliando a integração com o trem. Isso também ajuda a desafogar o terminal da Felipe Cardoso, no núcleo mercantil — destacou o secretário municipal de Infraestrutura, Wanderson Santos.

 

Terminais da Transoeste

Maior de todos os terminais da Transoeste, o Terminal BRT Curral Falso tem 19,8 milénio metros quadrados, com integração entre ônibus comuns e vans, oriundos da Estrada de Sepetiba e Avenida Cesário de Melo. O novo terminal de embarque e desembarque conta com uma passarela de chegada e bicicletário com 400 vagas. Foram realizadas, ainda, melhorias nos sistemas viários e toda a drenagem do entorno em uma espaço de quase 2 milénio metros quadrados, requalificando importantes vias, uma vez que a Avenida Cesário de Melo, a Estrada de Sepetiba, a Rua Felipe Cardoso e a Estrada da Pedra.

 

O Terminal BRT Pingo D’Chuva ocupa uma espaço de 19 milénio metros quadrados e opera em conjunto com um terminal alimentador, facilitando a integração com ônibus convencionais e vans provenientes da Estrada da Pedra e da Avenida Dom João VI. Além de melhorias nas infraestruturas de transporte, todo o entorno foi revitalizado, incluindo melhorias nos sistemas viário e de drenagem, e requalificação de cinco ruas do entorno. Para os usuários que utilizam a bicicleta uma vez que meio de transporte até o terminal, foi construído um espaço com até 600 vagas, ampliando as opções de mobilidade e integração dos passageiros.

 

O Terminal Mato Elevado funciona em conjunto com dois terminais alimentadores de ônibus comuns e vans (Setentrião e Sul), totalizando milénio metros quadrados de espaço coberta. O lugar também conta com dois bicicletários com 512 vagas, além de uma ciclovia com 2.750 metros de extensão. A obra incluiu, ainda, dois novos viadutos na Avenida Dom João VI, com extensão totalidade de 590 metros, além de retornos para veículos comuns.

 

O Terminal BRT Magarça foi expandido com um novo módulo conectado à estrutura já existente, além de um terminal alimentador para ônibus e vans provenientes da Estrada do Magarça. Foi executada a requalificação viária do lugar que também conta com um estacionamento restrito para 250 bicicletas, uma quadra poliesportiva, além de paisagismo no entorno.

 

Essas entregas transformaram a rotina de milhares de cariocas que dependem diariamente do transporte público na Zona Oeste. Os novos terminais oferecem mais conforto, segurança e regularidade nas viagens, reduzindo o tempo de espera e melhorando a experiência dos usuários.

— Assumimos a gestão do BRT com o compromisso de entregar à população um transporte com eficiência e qualidade.  Aliás, expandimos a oferta de serviços com a Transbrasil e os serviços de Conexão BRT, ampliando o horário de circulação para 24 horas. Seguimos focados em aprimorar a operação para atender a mais de meio milhão de passageiros que utilizam o sistema diariamente. Vamos juntos continuar zelando pelo BRT, patrimônio de todos nós — ressaltou a presidente da Mobi Rio, empresa municipal que administra o BRT, Cláudia Secin.

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  • 9 de maio de 2025
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    Novo papa, Leão XIV reza ave-maria, fala em espanhol e pede igreja para todos em 1º discurso

    O papa Leão XIV, eleito nesta quinta-feira, 8, defendeu uma igreja missionária e ensejo a todos, disse apreciar Santo Agostinho, rezou uma ave-maria e falou um trecho em espanhol em seu primeiro oração no missão.

    O novo papa é o cardeal Robert Prevost, vindo dos Estados Unidos. Ele escolheu ser chamado de Leão XIV (14).

    “A tranquilidade esteja com todos”, foram suas primeiras palavras ao público. Ele fez um oração em italiano, com um breve trecho em espanhol, para saudar uma comunidade onde ele atuou. Embora nascido nos EUA, o novo pontífice fez curso no Peru, onde ficou por duas décadas.

    No primícias do oração, ele agradeceu o Papa Francisco e lembrou que o pontífice, falecido no mês pretérito, abençoou a povaréu em Roma na Páscoa, mesmo com a voz rouca, enquanto se recuperava.

    Em seguida, ele defendeu uma igreja missionária e ensejo a todos. “Deus governanta a todos. O mal não vai prevalecer. Estamos todos nas mãos de Deus. Sem medos, unidos, vamos seguir. Somos discípulos de Cristo. Precisamos ser uma igreja missionária, que constrói pontes e diálogos, pronta para receber de braços abertos todos que precisam”, disse.

    Leão XIV disse ainda que é um seguidor de Santo Agostinho, citou Nossa Senhora de Pompeia, das quais dia é festejado hoje, e rezou uma ave-maria com os fiéis.

    Trajetória do novo papa

    Prevost, 69 anos, nasceu em Chicago. Ele, que será o primeiro papa vindo dos Estados Unidos, serviu por duas décadas no Peru, onde se tornou prelado e cidadão naturalizado, e depois liderou uma ordem religiosa internacional. Ele ocupava um dos cargos mais influentes na Santa Sé e havia sido nomeado cardeal pelo papa Francisco em setembro de 2023.

    O papa chefiará a Igreja Católica, religião seguida por 1,4 bilhão de pessoas no planeta. Dentre eles, há 182 milhões de brasileiros, segundo dados da instituição. Ele substituirá Francisco, morto em 21 de abril e que ficou no missão por 12 anos.

    A escolha foi feita no segundo dia de votação. O conclave havia sido iniciado na tarde de quarta-feira, 7. A fumaça branca na chaminé da Capela Sistina, que indica que um papa foi escolhido, foi solta às 13h08 (hora de Brasília, 18h08 na hora lugar). O resultado foi festejado pela povaréu que aguarda o novo papa na rossio de São Pedro.

    Para ser eleito papa, são necessários dois terços dos votos. Sendo 133 os cardeais eleitores, o eleito precisou, no mínimo, de 89 votos. O Vaticano não divulga o totalidade de votos que cada papa teve.

    Veja inferior uma vez que funcionou o conclave

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    Prefeitura realiza mais uma operação de ordenamento e apreende barracas e estruturas irregulares em Jacarepaguá – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

    Na operação, foram apreendidos dois foodtrucks irregulares e nove toneladas de materiais – Divulgação

    A Subprefeitura de Jacarepaguá e a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) realizaram, nesta quinta-feira (8/5), mais uma grande operação de ordenamento, desta vez em dois pontos de Jacarepaguá: Rossio Salinópolis e Rossio do Campão, ambas na Taquara, locais com grande índice de reclamações da população. São áreas de lazer importantes da região que foram ocupadas irregularmente por ambulantes, impedindo a passagem e a diversão dos frequentadores.

    Na operação, foram apreendidos dois foodtrucks irregulares e nove toneladas de materiais uma vez que estruturas de barracas, mesas, cadeiras, bebidas, churrasqueiras, além de coolers deixados em dimensão pública, vitualhas e produtos mal armazenados, caixotes, lonas e carrinhos (burrinhos sem rabo). Foram desfeitas também seis ligações clandestinas de luz. Três veículos foram removidos por estacionamento irregular.

    – Essa é mais uma operação de ordenamento e desobstrução de dimensão pública que realizamos na Zona Oeste. Não podemos concordar que estruturas e materiais ocupem irregularmente as calçadas e impeçam o ir e vir da população. Seguiremos atuando firmes, em conjunto com a Subprefeitura de Jacarepaguá, para coibir essas ilegalidades – explicou o secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale.

    Essa é mais uma ação de ordenamento em Jacarepaguá, que está recebendo, incessantemente,  grandes operações contra a desordem urbana e a fiscalização de ferros-velhos.

    – Estamos juntos, Subprefeitura e Seop, atuando em vários pontos de Jacarepaguá com diversas ações. A população reclama muito que não consegue transitar nas calçadas, que deixam muito lixo, caixotes e muitos ainda mantém as barracas montadas de um dia para o outro. É bom frisar que essas demandas partem dos moradores, dos comerciantes, dos pedestres e dos ambulantes legalizados da região. Eles querem as ruas da região organizadas e limpas e estamos trabalhando para atendê-los – afirmou o subprefeito de Jacarepaguá, Igor Augusto.

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  • 8 de maio de 2025
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    Eles têm lojas sem funcionário. Agora se uniram para faturar R$ 150 milhões

     

    O setor de mercados autônomos dentro de condomínios entrou em ritmo de cruzeiro no Brasil.

    Com tapume de 10.000 unidades espalhadas pelo país e faturamento entre 1,5 bilhão e 3 bilhões de reais por ano, o padrão que opera sem atendentes e funciona 24 horas ainda arranha a superfície: menos de 10% dos 400.000 condomínios brasileiros têm um minimercado desse tipo.

    Olhando para esse mar de oportunidades (e de concreto, por que não) e a urgência de graduação, duas empresas de São Paulo estão passando por fusão.

    Trata-se da Vendify e da Mercadomínio, que decidiram unir forças para rivalizar por protagonismo num setor que começa a deixar de ser novidade e vira, de vestimenta, selecção real de consumo.

    Sob a marca Vendify, a novidade operação concentra tapume de 300 lojas em condomínios residenciais e corporativos e pretende disputar com players uma vez que Market4u, Minha Quitandinha e SmartStore, todos de olho nos mesmos corredores de apartamento.

    “Nós acreditamos que o que vai pautar o prolongamento desse setor nos próximos anos é a consolidação. Sem isso, não tem uma vez que escalar”, afirma Eduardo Blasio Perez, CEO da Vendify.

    A empresa projeta faturar 150 milhões de reais em 2025, furar 40 lojas ainda neste ano e, no médio prazo, gerar uma estrutura para incorporar outras empresas. Tudo isso, por enquanto, sem capital extrínseco.

    Da vending machine ao galpão de 5.000 m²

    Eduardo já tinha duas décadas de experiência com vending machines quando vendeu sua antiga empresa para o grupo Grand Coffee, investido pelo Pátria.

    Em 2018, durante uma feira nos Estados Unidos, ele viu o horizonte: mercados autônomos dominando o espaço das vending machines.

    “Cheguei e falei: é isso. Mas tava no meio da venda da minha empresa, logo o projeto ficou na gaveta.”

    Depois de concluir a venda, retomou a teoria. Fundou a Vendify com dois ex-sócios e começou atendendo escritórios. Até que chegou a pandemia. “Em março de 2020, olhamos um para o outro e falamos: onde tá o cliente? Tá em lar. Em abril, abrimos a primeira loja dentro de um condomínio”, conta.

    Giovani Grignani Pereira, agora sócio e diretor de marketing, veio por outro caminho. Trabalhou em empresas uma vez que Fleury e Coca-Cola Femsa, até deliberar empreender. “Em 2017, já tinha fornecedor, preço e cardápio. A primeira loja foi em outubro de 2018. Quando chegou a pandemia, entendi que era hora de correr. Senão, ia ser engolido.”

    A primeira loja de Giovani tinha sete funcionários e panificação própria. Com a pandemia, virou uma operação autônoma. “A gente já tava dentro da lar do cliente. Era só virar a chave.”

    Aposta em lojas próprias

    Enquanto o setor abraça o padrão de franquias uma vez que solução de expansão, a Vendify prefere o caminho mais difícil: prolongamento orgânico, lojas próprias e capital 100% próprio. “Tem hora que a gente não sabe uma vez que consegue”, diz Eduardo. “Mas loja robusta traz receita maior. E isso nos ajuda a financiar a operação.”

    O padrão não é replicável para qualquer perfil de prédio. “Nosso namoro hoje é condomínio com mais de 300 apartamentos. Aquém disso tem muito potencial, mas não posso errar. Cada loja precisa ser um acerto”, afirma.

    O faturamento mensal por loja varia, mas costuma superar o de players que operam modelos mais enxutos.

    “A gente não labareda de mercadinho, nem de lojinha. Isso cá é para ser uma selecção real ao supermercado. Não é só pão e refrigerante.”

    Os desafios da operação autônoma

    O maior problema do setor não é o que parece. Não é falta de cliente, nem concorrência. É gestão. E ela é afetada diretamente pelo que o time da Vendify labareda de “ramal”.

    “Quando o cliente leva um pouco sem registrar, a gente não sabe que aquele item saiu. Não conseguimos repor. E quando ele volta, o sistema mostra que o resultado ainda está lá. Ele não compra, e eu perco a venda de novo”, explica Eduardo.

    A empresa tem equipe dedicada de monitoramento, além de inventário frequente e sistemas integrados para tentar mitigar a perda. Mas o fator-chave continua sendo comportamento. “É uma vez que se o Pão de Açúcar estivesse sem internet. O caixa vai pedir para voltar depois. Cá, quem tem que fazer isso é a consciência do cliente.”

    Uma vez que será expansão

    Por enquanto, a operação da Vendify está concentrada na capital, Grande São Paulo, ABC e Sorocaba. “Tem um diamante para ser lapidado cá”, diz Eduardo. Mas Campinas, Jundiaí e Indaiatuba já estão no radar. “Não dá para pensar em escalar nacionalmente sem dominar o maior mercado do país.”

    Mesmo com a volta da rotina presencial, o padrão continua performando. Só mudou o pico de vendas. “Agora é mais no término do dia, quando o pessoal chega do trabalho. Antes, era mais regular.”

    A Vendify quer ser selecção real, não só um tapa-buraco. “A loja tá no térreo, você tá de chinelo, manda o rebento, passa ali antes de subir. Em São Paulo, com essa segurança, ninguém quer parar o sege na rua pra comprar leite.”

    E o impacto vai além do consumo. “Prédio que tem mercado vende mais fácil, aluga mais rápido. Mesmo quem não usa quer ter. É comodidade. E comodidade virou valor concreto.”

     

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    Guardas municipais prendem motociclista que dirigia sem habilitação no Centro do Rio – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

    Guardas municipais flagraram, na terça-feira (6/5), um motociclista de 21 anos que trafegava sem habilitação na Rua Uruguaiana, no Meio do Rio. Antes de ser abordado, o condutor ainda tentou jogar a moto na direção dos agentes e o varão que estava na garupa tentou esconder a placa do veículo com um das mãos.

    Veículo e condutor foram levados para a 4ª (DP), na Avenida Presidente Vargas, onde o caso foi registrado. O varão que estava na garupa da moto conseguiu fugir. Ainda durante a tentativa de fuga, o motociclista acabou derrubando outras motos estacionadas no sítio.

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    Após truma do terremoto em Fukushima, Japão ergue muralha de 400 km para se proteger de tsunamis

    Fukushima, a região devastada pelo maior terremoto registrado no Japão em 2011, passou a ser um marco na história do país, não somente pela catástrofe, mas também pelas mudanças que trouxe.

    Desde logo, o Japão intensificou os investimentos em estratégias para mitigar os riscos de desastres naturais. Uma das respostas mais visíveis foi a construção da “grande muro do Japão” — uma gigantesca barreira costeira de mais de 400 km de extensão, que em algumas áreas chega a ultrapassar os 15 metros de fundura, projetada para minimizar os efeitos de futuros tsunamis.

    Mudanças no uso da robustez nuclear

    De concórdia com a TEPCO, empresa responsável pela operação da usina de Fukushima, a instalação nunca será reativada. O acidente resultou em uma mudança drástica na política energética do Japão, que optou por reduzir sua sujeição de robustez nuclear. Mas, esse quadro está começando a se modificar.

    Com o aumento da demanda por robustez — impulsionada por avanços porquê a perceptibilidade sintético —, o governo nipónico anunciou, em fevereiro, um projecto para vangloriar a participação da robustez nuclear na matriz energética do país, com o objetivo de ampliar a participação da robustez nuclear de 8% para 20% até 2040.

    O Japão não está sozinho nesse movimento. Depois o sinistro de Fukushima, a Alemanha iniciou o fechamento de suas usinas nucleares, processo que culminou na desativação de seus últimos reatores em 2023. No entanto, o partido vencedor nas eleições de fevereiro indicou a possibilidade de volver essa decisão e reativar as vegetação desativadas.

    Nos Estados Unidos, a meta é aumentar em três vezes a capacidade nuclear até 2050, com grandes empresas de tecnologia investindo em reatores próprios para prometer o funcionamento de seus centros de dados.

    Curiosamente, até ambientalistas, antes críticos à robustez nuclear, têm reconsiderado a robustez nuclear porquê uma escolha limpa, já que ela não emite gases de efeito estufa. O que sai dos reatores é somente vapor d’chuva, e para muitos, os temores gerados por Fukushima parecem cada vez mais distantes.

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    Odontomóvel: novo serviço da SMTE atenderá beneficiários das cozinhas comunitárias – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

    Odontomóvel vai percorrer cozinhas comunitárias da cidade – Divulgação

    Os beneficiários das Cozinhas Comunitárias Cariocas acabam de lucrar um novo serviço da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda (SMTE): o Odontomóvel. Além de oferecer limpeza e remoção de tártaro, a equipe fará em Antares, nesta quarta-feira (7/5), obturações e restaurações gratuitas na van equipada para atender exclusivamente quem é beneficiário do programa Prato Feito Carioca. O atendimento na porta da cozinha da Rua Hermínia Aurélio Sampaio, em Antares, Santa Cruz, será das 10h às 14h, e está sujeito a senhas.

    Na sexta-feira (9/5), o Odontomóvel estará na porta da Cozinha Comunitária Moradia Matos, na Rua Paula Nei, 548, em Realengo. O atendimento também será realizado das 10h às 14h, e está sujeito a senhas.

    – Nós estamos ampliando a oferta de serviços para os beneficiários das nossas cozinhas comunitárias, que, muitas vezes, não têm porquê se transferir pela cidade. Além das refeições gratuitas, eles poderão também fazer tratamentos dentários – explicou o secretário municipal de Trabalho e Renda, Manoel Vieira.

    O Odontomóvel fará atendimentos três vezes por semana em diferentes comunidades e bairros da cidade. E tudo de perdão.

    O programa Prato Feito Carioca, implantado na cidade em junho de 2022 pela Prefeitura do Rio, já distribuiu mais de 5,5 milhões de refeições a pessoas em situação de instabilidade cevar.

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    Portugal prepara expulsão de 18 mil imigrantes, incluindo brasileiros, do país

    O governo interino de Portugal vai notificar murado de 18 milénio estrangeiros que vivem no país sem autorização lícito. O pregão foi feito no sábado, 3, pelo ministro da Presidência, António Leitão Amaro. Segundo ele, o governo começará a enunciar notificações solicitando que esses imigrantes deixem voluntariamente o país.

    A expectativa é de que aproximadamente 4.500 notificações sejam enviadas ainda nesta semana, com prazo de 20 dias para que os destinatários deixem o país por conta própria. “Quem não executar a ordem terá de ser ausente coercivamente”, afirmou Amaro.

    O ministro estima que o número de notificações aumente nas próximas semanas, já que Portugal acumula uma fileira de murado de 110 milénio pedidos de residência ainda pendentes de estudo.

    Em entrevista à rádio portuguesa Observador, Amaro declarou que murado de dois terços dos 18 milénio pedidos são de cidadãos oriundos da Índia, Paquistão, Bangladesh, Nepal e Butão.

    A medida ocorre às vésperas das eleições legislativas antecipadas, marcadas para o dia 18 de maio.

    Na semana passada, o ministro afirmou à prelo portuguesa que “Portugal precisa rever seu sistema de deportação, que não funciona”. Segundo Amaro, o país está entre os três da Europa que menos executam deportações, mesmo em casos que envolvem questões de segurança.

    Crise política e queda do governo

    O pregão de Amaro foi feito na véspera do início solene da campanha para as eleições gerais em Portugal, marcadas para 18 de maio — a votação vai renovar o Parlamento, depois a queda do primeiro-ministro Luís Montenegro.

    A crise que levou à repúdio do premiê foi desencadeada por um escândalo envolvendo um escritório de advocacia ligado à sua família, suspeito de ter recebido pagamentos de uma empresa favorecida com concessões para jogos de má sorte — o que levantou acusações de conflito de interesse.

    As eleições foram convocadas em março, depois Montenegro, do Partido Social Democrata (PSD), perder um voto de crédito no Parlamento. Seu governo, que durou menos de um ano, era formado por uma federação entre dois partidos que juntos somavam unicamente 80 dos 230 assentos legislativos.

    Ao tentar moderar a crise, o portanto primeiro-ministro convocou eleições antecipadas. No entanto, os principais partidos da oposição — liderados pelos socialistas e pelo Chega, de extrema-direita — uniram forças e conseguiram derrubar o governo. Juntas, essas siglas controlam 128 cadeiras no Parlamento.

    Desde a redemocratização iniciada com a Revolução dos Cravos em 1974, Portugal não enfrentava uma instabilidade política tão acentuada — a queda do governo em março marcou o momento mais crítico em 50 anos de democracia no país.

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    Prefeitura anuncia obras do Novo Mercado Popular da Uruguaiana – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

    Imagem do projeto do Novo Mercado Popular da Uruguaiana – Reprodução

    A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, vai iniciar uma das maiores obras de requalificação urbana do Núcleo da cidade: a construção do Novo Mercado Popular da Uruguaiana. Com orçamento estimado em R$ 84,8 milhões e previsão de realização em 16 meses, o projeto vai transformar completamente um dos maiores polos de transacção popular do estado do Rio de Janeiro. A licitação está marcada para o dia 9 de junho. A proposta prevê a demolição do mercado existente e a reurbanização completa do entorno, com a geração de um boulevard que conectará as ruas Uruguaiana e Presidente Vargas, incentivando a circulação de pedestres e promovendo maior integração com o espaço urbano.

    – A teoria do novo mercado é tornar o sítio mais deleitável e mais seguro para os comerciantes e o público em universal, integrando de uma forma melhor o Novo Mercado Popular com a arquitetura do entorno. Com nascente formato poderemos contemplar os bens tombados da região. Sem narrar que teremos um boulevard que facilitará a circulação de pessoas e um sistema moderno de prevenção a incêndio seguindo a legislação do Corpo de Bombeiros – revelou o secretário de Infraestrutura, Wanderson Santos.

    O novo mercado será construído em estrutura metálica moderna, distribuída em térreo e três pavimentos em mezanino. No térreo, os boxes estarão organizados em fileiras identificadas, com duas praças de sustento, sanitários, áreas para trouxa e descarga, além de uma loja âncora com aproximação direto pelas duas vias principais. Os três mezaninos avançam para o interno do espaço porquê balcões suspensos, oferecendo visão panorâmica desde o térreo.

    O primeiro e segundo mezaninos abrigarão mais boxes comerciais e sanitários. O segundo contará ainda com varandas externas voltadas para as ruas Uruguaiana e Presidente Vargas, o que garantirá ventilação cruzada e integração visual com o entorno. Já o terceiro mezanino será talhado a órgãos da Prefeitura, promovendo maior presença institucional na extensão.

    Imagem do projeto do Novo Mercado Popular da Uruguaiana – Reprodução

     

    A cobertura do novo mercado será metálica, com estrutura treliçada e telhas trapezoidais de alumínio, em alinhamento com o Projecto Agache, respeitando a arquitetura das galerias tradicionais do meio histórico.

    Além do novo prédio, o projeto prevê 10 milénio metros quadrados de reurbanização no entorno, com calçadas acessíveis e melhorias no paisagismo e infraestrutura urbana. Todo o conjunto contará com sistemas de ventilação oriundo, iluminação eficiente, redes hidráulicas e de prevenção a incêndio, elevando o padrão de segurança e sustentabilidade.

    As obras serão executadas em quatro fases, de forma a permitir que o mercado continue funcionando durante o processo. Nenhum trabalhador será deixado sem espaço para atuar: os comerciantes afetados temporariamente pelas intervenções serão realocados para locais provisórios ainda a definir, garantindo a ininterrupção das atividades.

    Com essas mudanças, a Prefeitura do Rio reforça seu compromisso com a revitalização do Núcleo e com a valorização dos trabalhadores do transacção popular. O Novo Mercado da Uruguaiana será um espaço moderno, seguro e digno para os comerciantes e para os milhares de cariocas que passam diariamente pela região e movimentam a economia da cidade.

    – Vamos dividir a obra em fases para minimizar o impacto da mediação. Só iniciaremos uma novidade lanço quando a outra estiver concluída. O Novo Mercado da Uruguaiana será um espaço moderno, seguro e digno para os comerciantes e para os milhares de cariocas que passam diariamente pela região e movimentam a economia da cidade – completou o secretário.

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  • 5 de maio de 2025
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    Prefeitura anuncia obras do Novo Mercado Popular da Uruguaiana – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro Read More »

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