Construção de 1.800 km atravessa a floresta e promete acabar com os apagões no Norte

Publicado em
24/04/2025 às 20:20

Projeto histórico visa fechar o isolamento energético do Setentrião e reduzir obediência de fontes poluentes

Com mais de 70% das obras concluídas, a construção do Linhão de Tucuruí está prestes a interligar Roraima ao Sistema Interligado Pátrio (SIN), resolvendo décadas de apagões e instabilidade no fornecimento de vontade. A estrutura, com mais de 1.800 km, atravessa a Amazônia e ligará definitivamente o extremo setentrião do Brasil à rede elétrica pátrio.

A relevância da construção para a segurança energética do Setentrião

Roraima é atualmente o único estado brasílico fora do sistema elétrico pátrio. Desde 2019, depende exclusivamente de usinas termoelétricas movidas a diesel, uma opção rostro e altamente poluente. A construção do Linhão de Tucuruí surge uma vez que solução definitiva para fornecer vontade limpa, inabalável e econômica à região. Segundo a Transnorte Pujança, a previsão é que a obra esteja concluída até setembro de 2025, com energização plena até dezembro do mesmo ano.

A construção envolve engenharia complexa e soluções logísticas inéditas

O projeto inclui sete linhas de transmissão de volta duplo, totalizando muro de 1.800 km de extensão e apoiadas por mais de 3.600 torres metálicas. Um dos maiores desafios foi a travessia do Rio Amazonas, com vãos superiores a dois quilômetros. Em trechos de floresta densa, foi necessário o uso de helicópteros para transporte de peças e a construção manual de trilhas. Mais de 30 milénio toneladas de aço galvanizado foram utilizadas, segundo dados do conduto Urbana.

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Impacto ambiental, social e conectividade

Além de levar vontade, o Linhão traz conectividade: junto aos cabos de subida tensão, foram instalados cabos de ligamento óptica, permitindo internet de subida velocidade para regiões isoladas. A obra foi acompanhada de licenciamento ambiental rigoroso e mediações com comunidades indígenas, uma vez que os Yanomami e os Waimiri-Atroari, em saudação ao território tradicional e às exigências legais.

Transformação energética e econômica para Roraima

A expectativa é que a desenlace do Linhão transforme o quadro energético de Roraima, hoje dependente de mais de 1 milhão de litros de diesel por dia. A integração ao SIN reduzirá custos, diminuirá impactos ambientais e impulsionará o desenvolvimento econômico e social. Para milhões de brasileiros da região Setentrião, a construção do Linhão representa mais do que uma obra de engenharia — simboliza pundonor, segurança e horizonte.

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Uniflex Group tem vagas offshore abertas para saloneiro, comissário, cozinheiro e outras funções marítimas

Publicado em
24/04/2025 às 20:21

A Uniflex Group, especializada em soluções de RH e suporte para o setor marítimo e industrial, está com novo processo seletivo destapado para vagas offshore em diferentes funções voltadas ao atendimento, sustento e hotelaria marítima. As oportunidades são destinadas a profissionais que desejam trabalhar em cimo mar, com base de operações na cidade de Macaé, no estado do Rio de Janeiro.

Entre os cargos disponíveis estão saloneirocomissáriocozinheiro e taifeiro, além de funções de escora embarcado em unidades de perfuração, plataformas de produção e navios de escora marítimo. As vagas offshore são voltadas a profissionais com experiência comprovada, cursos obrigatórios em dia e disponibilidade imediata para embarques.

As novas oportunidades anunciadas pela Uniflex Group refletem o propagação do setor de petróleo e gás no Brasil, mormente na região de Macaé, considerada um dos polos logísticos mais importantes da indústria offshore. O aumento na demanda por profissionais especializados impulsionou a lisura de vagas para embarque súbito.

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Entre as principais funções em destaque estão:

  • Saloneiro offshore
  • Comissário marítimo
  • Cozinheiro de bordo
  • Taifeiro
  • Facilitar de cozinha marítimo
  • Supervisor de hotelaria offshore

Todas essas vagas exigem disponibilidade para trabalhar em cimo mar, experiência anterior na função e cursos uma vez que CBSP (Curso Vital de Segurança em Plataforma) e HUET (Treinamento de Escape de Helicóptero), além de exames médicos atualizados e passaporte da Marinha para funções específicas.

Processo seletivo é feito online e de forma prática

Os interessados nas vagas offshore da Uniflex Group devem se candidatar por meio da plataforma solene de recrutamento da empresa, disponível no site oficial da empresa. O site reúne todas as oportunidades ativas, com descrições detalhadas das exigências para cada função.

processo seletivo inclui estudo curricular, entrevistas remotas e checagem de certificados. Em alguns casos, pode ser exigida entrevista presencial ou avaliação técnica, mormente para funções com responsabilidade de supervisão ou liderança de equipe a bordo.

Requisitos e diferenciais para as vagas offshore

Para trabalhar em cimo mar, é importante ter preparo técnico, disciplina e estar em dia com todos os treinamentos exigidos pela legislação marítima brasileira. Os requisitos básicos para as vagas offshore abertas pela Uniflex Group incluem:

  • Ensino médio completo
  • Curso CBSP e HUET atualizados
  • Experiência anterior comprovada na função
  • Capacidade para trabalhar em equipe e sob pressão
  • Disponibilidade para graduação 14×14 ou 21×21

Algumas vagas podem exigir ainda certificações específicas uma vez que NR-33 (Espaços Confinados) e NR-35 (Trabalho em Profundeza), além de noções básicas de inglês, principalmente para atuação em embarcações com padrão internacional de operação.

Macaé segue uma vez que referência vernáculo no setor offshore

Com uma estrutura logística completa, presença de grandes operadoras e um porto em expansão, Macaé continua sendo um dos principais destinos para quem deseja ingressar no setor offshore no Brasil. Empresas uma vez que a Uniflex Group mantêm bases operacionais na cidade e recrutam continuamente profissionais qualificados para atuação nas plataformas da Bacia de Campos.

Ou por outra, a retomada de contratos e o início de novas frentes de exploração de petróleo na região têm impulsionado contratações em todos os níveis, das funções técnicas às de escora e serviços gerais.

Benefícios de trabalhar em cimo mar

As vagas offshore da Uniflex Group oferecem não somente salários atrativos, mas também um pacote de benefícios que inclui:

  • Alimento e hospedagem completas a bordo
  • Transporte até o lugar de embarque
  • Assistência médica durante o contrato
  • Seguro de vida
  • Treinamentos periódicos custeados pela empresa

O trabalho embarcado exige comprometimento e preparo físico, mas também é uma oportunidade de propagação para quem procura firmeza, salários supra da média e experiência internacional em alguns casos.

Uma vez que aumentar as chances de contratação

Para se evidenciar no processo seletivo da Uniflex Group, o ideal é manter um currículo atualizado e com foco na superfície offshore. Incluir detalhes uma vez que número do CIR (Caderneta de Letreiro e Registro da Marinha), certificados técnicos e tempo de experiência pode ser decisivo.

Participar de grupos de profissionais embarcados em redes sociais, realizar cursos de atualização em segurança do trabalho e estar disponível para início súbito também são pontos que aumentam as chances de ser chamado para trabalhar em cimo mar.

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ICTSI Americas amplia presença no Brasil com aquisição estratégica do antigo Estaleiro Inhaúma, no Rio de Janeiro

Publicado em
24/04/2025 às 20:37

A ICTSI Americas adquiriu secção do idoso Estaleiro Inhaúma, no Rio de Janeiro, para ampliar operações portuárias no Brasil e fortalecer sua presença logística na América Latina.

A ICTSI Americas, subsidiária da multinacional filipina International Container Terminal Services Inc., deu um passo importante na expansão de suas operações portuárias no Brasil ao comprar 47% do Inhaúma Fundo de Investimento Imobiliário (FII). A movimentação visa transformar o idoso Estaleiro Inhaúma, localizado ao lado do terminal Rio Brasil, no Rio de Janeiro, em um polo estratégico para aumentar a capacidade logística da companhia no país.

O negócio ocorre mesmo em meio à incerteza do negócio internacional, impulsionado por tensões entre China e Estados Unidos.

O idoso Estaleiro Inhaúma, com 32 hectares de extensão, já foi um dos principais centros de construção naval no país.

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Agora, sob o controle parcial da ICTSI Americas, a extensão será requalificada com foco na ampliação da movimentação de cargas.

A ICTSI, que opera o terminal Rio Brasil, vê no sítio uma oportunidade para solidar sua presença na América Latina e melhorar a eficiência do escoamento de mercadorias pelo porto no Rio de Janeiro.

De consonância com enviado solene divulgado pela ICTSI à bolsa de valores das Filipinas, a empresa pretende desenvolver a extensão “no porvir inopino”, sinalizando que os planos de ampliação estão em temporada avançada de planejamento.

Investimentos bilionários impulsionam desenvolvimento global

A compra do fundo imobiliário que detém os direitos sobre o Estaleiro Inhaúma se insere em um contexto mais vasto de desenvolvimento da ICTSI no mundo.

Somente em 2025, a empresa destinou US$ 580 milhões (R$ 3,36 bilhões) para investimentos em infraestrutura portuária, superando os US$ 517 milhões (R$ 2,99 bilhões) investidos em 2024 em países porquê México e Brasil.

A ICTSI, listada na bolsa filipina, opera atualmente 32 terminais portuários em 19 países e movimentou mais de 13 milhões de TEUs (unidades equivalentes a contêineres de 20 pés) no último ano.

A aposta em infraestrutura robusta se justifica pelo desenvolvimento do negócio exterior, mesmo em tempos de incertezas globais.

Rio de Janeiro entra no radar global da logística

Com a novidade compra, o Rio de Janeiro se firma porquê um ponto estratégico para o negócio internacional.

A expectativa é que a ampliação da infraestrutura logística no idoso Estaleiro Inhaúma gere impactos positivos para toda a região metropolitana, criando empregos diretos e indiretos, além de impulsionar a competitividade dos portos brasileiros.

A ICTSI Americas, braço regional da gigante asiática, reforça com essa iniciativa o seu compromisso com o Brasil. A operação poderá ainda atrair novos investimentos e solidar o porto do Rio porquê opção relevante frente a outros hubs logísticos do país.

Enrique Razon: o bilionário por trás da estratégia

O movimento no Brasil tem as digitais de Enrique Razon Jr., controlador da ICTSI e um dos homens mais ricos das Filipinas. Segundo dados da Forbes, seu patrimônio atual é estimado em US$ 10,4 bilhões (R$ 60,32 bilhões).

Além do setor portuário, Razon é divulgado por liderar empresas nos setores de cassinos, saneamento e robustez, porquê a Bloomberry Resorts e a Prime Infrastructure Capital.

A aposta no Brasil, mormente no Rio de Janeiro, revela a visão de longo prazo do empresário e da ICTSI, que seguem confiantes no potencial logístico do país mesmo diante das turbulências da economia global.

Com a compra do Inhaúma FII, a ICTSI Americas não somente amplia sua atuação no Brasil, mas também reativa uma extensão histórica da cidade, transformando o idoso Estaleiro Inhaúma em um símbolo de inovação e modernização no setor portuário.

Forbes

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Em meio a tensão com os EUA, China busca apoio europeu contra novas tarifas

Publicado em
24/04/2025 às 20:47

A China intensificou seus esforços diplomáticos em resguardo do transacção livre nesta terça-feira (9), ao pedir que o Reino Unificado e a União Europeia adotem uma postura conjunta contra o aumento de tarifas impostas pelos Estados Unidos. A movimentação ocorre em meio à ameaça de novas barreiras comerciais, mormente no setor de veículos elétricos e tecnologia, de conformidade com o site Info Money.

Em conversas telefônicas com autoridades europeias, o ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, destacou a urgência de preservar o sistema multilateral de transacção.

Com o secretário britânico David Lammy, Wang afirmou que China e Reino Unificado compartilham a responsabilidade de “resistir ao bullying unilateral desordenado”.

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Em outro contato, com a ministra das Relações Exteriores da Áustria, Beate Meinl-Reisinger, Wang reiterou que a China espera fortalecer os laços com a União Europeia e manter as portas do transacção internacional abertas.

Reação ao progressão do protecionismo norte-americano

A novidade ofensiva diplomática chinesa é uma resposta direta aos sinais de que os Estados Unidos devem ampliar tarifas sobre produtos chineses. A China procura evitar que parceiros comerciais adotem medidas semelhantes e tenta solidar sua imagem porquê defensora da ordem econômica internacional.

Além dos contatos bilaterais, Wang Yi indicou que a China está disposta a ampliar o diálogo com a União Europeia, com o objetivo de substanciar a cooperação econômica e institucional entre as partes.

“A China está ocasião a aprofundar os intercâmbios com a Europa e preservar, juntos, uma economia mundial ocasião e resiliente”, afirmou o chanceler.

O que está em jogo para China, Europa e Reino Unificado

A estratégia de Pequim procura:

  • Manter os fluxos comerciais com a Europa em funcionamento
  • Evitar que países europeus adotem barreiras similares às dos EUA
  • Substanciar a posição da China porquê potência engajada no multilateralismo

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Estaleiro Austal avança na construção de rebocadores para a Marinha dos Estados Unidos com batismo do USNS Billy Frank Jr.

Publicado em
24/04/2025 às 20:49

A Austal, renomado estaleiro naval, deu mais um passo decisivo na renovação da frota de pedestal da Marinha dos Estados Unidos com o batismo do porvir USNS Billy Frank Jr., rebocador que integra a novidade e promissora classe Navajo.

A embarcação, identificada porquê T-ATS 11, é a sexta da série e tem porquê missão atuar em operações de salvamento, resgate e pedestal logístico a outros navios da frota norte-americana. A construção do navio teve início no final de 2023 e faz secção de um contrato firmado entre a Austal e a Marinha dos EUA no valor de US$ 79,2 milhões, assinado no primeiro semestre do mesmo ano.

Novo rebocador reforça operações críticas da Marinha dos EUA

O USNS Billy Frank Jr. não é somente mais uma embarcação em construção — ele representa a modernização das funções essenciais da força naval americana.

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A classe Navajo foi projetada para substituir os veteranos navios das classes Safeguard e Powhatan, que há décadas cumprem papéis fundamentais no pedestal logístico e no resgate de embarcações encalhadas ou em dificuldades no alto-mar.

Com um deslocamento de mais de 5.000 toneladas, 80 metros de comprimento e 59 metros de boca, os novos rebocadores são verdadeiras plataformas multifuncionais. Eles contam com uma tripulação de 42 marinheiros e um alcance operacional impressionante de até 9.400 milhas náuticas.

Progresso contínuo na construção de rebocadores Navajo

Além do Billy Frank Jr., a Austal confirmou que as construções dos futuros USNS Solomon Atkinson (T-ATS 12) e USNS James D. Fairbanks (T-ATS 13) estão em ritmo avançado.

O T-ATS 13 começou a ser construído em meados de 2024, evidenciando o compromisso da Austal com os cronogramas do programa de modernização naval.

O contrato também prevê duas unidades adicionais, cujas construções ainda não foram iniciadas, mas que fazem secção do mesmo esforço estratégico de fortalecer as capacidades de pedestal da Marinha dos Estados Unidos em cenários globais cada vez mais desafiadores.

Rebocadores versáteis para múltiplas missões

A versatilidade da classe Navajo é um de seus principais diferenciais. O largo convés permite a instalação de sistemas intercambiáveis e tecnologias autônomas, além de estar capaz para prestar resposta a derramamentos de óleo, atuar em missões humanitárias e operações de vigilância de longo alcance.

A Austal também aposta no desenvolvimento de capacidades modulares nos navios, permitindo que eles sirvam porquê plataformas logísticas adaptáveis a diversos tipos de missões. Isso inclui interfaces apropriadas para integração com sistemas modernos, ampliando significativamente o leque de usos dos rebocadores.

Com a classe Navajo, a Austal e a Marinha dos Estados Unidos sinalizam um novo ciclo de modernização e resiliência na força de pedestal marítima. Os novos rebocadores não somente atualizam a frota, mas estabelecem um novo padrão de capacidade operacional, tecnologia embarcada e flexibilidade tática.

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Ranking 2025: saiba quais são as caminhonetes a diesel mais econômicas do mercado!

Publicado em
24/04/2025 às 21:06

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Foto: IA

Para quem procura uma caminhonete robusta e, ao mesmo tempo, eficiente no consumo de combustível, o ano de 2025 traz boas opções no mercado nacional. Modelos com motorização turbodiesel e tração 4×2 têm se evidenciado por coligar desempenho e economia — fator decisivo para quem percorre longas distâncias ou utiliza o veículo diariamente, de negócio com o site Portal Canaa.

De negócio com dados atualizados, a Toyota Hilux SRX 2.8 Turbodiesel lidera o ranking de eficiência, com média combinada de 11,5 km por litro (cidade e estrada).

As 5 caminhonetes a diesel mais econômicas em 2025

Padrão Motorização Tração Consumo médio (km/l)
Toyota Hilux 2.8 AT 4×2 2.8 Turbodiesel 4×2 11,5 km/l
Chevrolet S10 2.8 AT 4×2 2.8 Turbodiesel 4×2 11,2 km/l
Ford Ringir 2.0 AT 4×2 (novidade geração) 2.0 Turbodiesel 4×2 11,0 km/l
Mitsubishi L200 Triton Sport 2.4 AT 4×2 2.4 Turbodiesel 4×2 10,8 km/l
Volkswagen Amarok 2.0 BiTDI 4×2 2.0 BiTDI 4×2 10,5 km/l

O que explica a boa eficiência desses modelos?

As versões 4×2 são geralmente mais leves e possuem menor resistência mecânica, o que resulta em menor consumo de combustível. Aliás, contam com:

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  • Câmbio automático de última geração: Trocas de marcha otimizadas para melhor desempenho em baixos giros.
  • Gestão eletrônica eficiente: Controle preciso da injeção e do turbo, melhorando a queima de combustível.
  • Design aerodinâmico: Modelos mais recentes priorizam redução de arrasto em estrada.

Uma vez que escolher a caminhonete mais econômica?

Para quem procura o melhor custo-benefício sem perfurar mão da força de um motor diesel, o ideal é optar por versões que combinem:

  • Motorização turbodiesel
  • Tração 4×2
  • Câmbio automático

Essas características garantem um bom estabilidade entre economia e desempenho, principalmente em uso urbano ou rodoviário ligeiro.

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Governo amplia construção de moradias para população em situação de rua

Publicado em
24/04/2025 às 21:22

Minha Lar, Minha Vida suplente 3% das unidades habitacionais para prometer honra e inclusão social

O programa Minha Lar, Minha Vida passa a destinar secção das unidades da construção à população em situação de rua, com foco em moradia digna e reinserção social. A medida abrange 3% dos imóveis contratados, com prioridade para os municípios que mais concentram pessoas em vulnerabilidade.

A novidade medida estabelece que ao menos 3% das unidades do programa habitacional federalista sejam reservadas para pessoas em situação de rua, com foco nas cidades que têm mais de milénio indivíduos nessa quesito. A construção será feita em parceria com municípios e estados, envolvendo ainda o espeque de instituições que atuam no atendimento a grupos vulneráveis. Segundo a Dependência Gov, essa política visa emendar um histórico de exclusão no entrada à moradia.

Critérios para seleção das famílias beneficiadas

Serão contempladas pessoas cadastradas no CadÚnico e acompanhadas pelos serviços de assistência social dos municípios. A prioridade será dada a famílias com crianças, mulheres grávidas, idosos, pessoas com deficiência, indígenas e a população trans. Além da construção das moradias, a proposta inclui o comitiva social contínuo para prometer integração e adaptação dos moradores ao novo lar.

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Espeque técnico e financiamento guardado

A Caixa Econômica Federalista será responsável pela estudo documental e aprovação técnica dos projetos. O Projecto Vernáculo para a População em Situação de Rua prevê R$ 3,7 milhões em orçamento inicial para viabilizar a iniciativa, incluindo a implementação piloto do Programa Vernáculo Moradia Cidadã. A pronunciação entre os Ministérios das Cidades, dos Direitos Humanos e do Desenvolvimento Social fortalece a proposta de uma política habitacional mais inclusiva.

Construção de moradias uma vez que ponto de partida para a cidadania

Segundo dados de 2023, mais de 221 milénio pessoas em situação de rua estão registradas no CadÚnico. As cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte concentram mais de 40% desse totalidade. Com a novidade diretriz do programa, o governo pretende prometer não somente abrigo, mas um novo começo, com condições para que essas pessoas reconstruam suas vidas com segurança e honra.

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Conheça o novo Fiat Pulse Abarth 2026: design arrojado e desempenho de sobra

Publicado em
24/04/2025 às 21:31

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Foto: Reprodução Fiat Pulse

SUV da Fiat ganha grade exclusiva, novos detalhes em vermelho e reforço na segurança. Confira detalhes!

Em seguida o lançamento do Fiat Fastback reestilizado, é a vez do Pulse Abarth 2026 revelar suas atualizações. Com estreia marcada para o segundo semestre, o SUV compacto de perfil esportivo aposta em um visual mais invasivo, novas rodas e avanços em tecnologia de bordo e segurança, de contrato com o site Auto Segredos.

O padrão adota uma grade frente côncava com elementos verticais e o nome “Abarth” em destaque no meio — substituindo o tradicional logotipo da Fiat. A logomarca do escorpião, símbolo da separação esportiva, será aplicada apenas nas rodas de liga ligeiro e para-lamas dianteiros.

Outros destaques no design extrínseco:

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  • Fita vermelha no skid plate dianteiro
  • Entradas de ar com remate vertical
  • Detalhes vermelhos nas laterais inferiores
  • Rodas exclusivas com remate esportivo
  • Traseira mantém o mesmo escorço do padrão atual

Interno esmerado e mais tecnológico

As mudanças internas do Pulse Abarth 2026 incluem melhorias nos materiais e na ergonomia. Os protótipos indicam:

  • Novas texturas nas forrações das portas
  • Bancos com revestimento atualizado e nome Abarth no encosto
  • Ajuste elétrico de série para o banco do motorista
  • Teto solar panorâmico com cortinado de acionamento elétrico

Equipamentos de segurança atualizados

O padrão chega com avanços relevantes no pacote de segurança, agora mais competitivo no segmento:

  • Alerta de ponto cego
  • Frenagem autônoma de emergência
  • Alerta de mudança de fita
  • Substituição automática dos faróis altos
  • Quatro airbags
  • Controle de tração e firmeza
  • Assistente de partida em rampa
  • Freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD)

Motorização permanece sem alterações

A motorização do Pulse Abarth 2026 segue com o motor Turbo 270, já espargido por seu desempenho esportivo:

  • 185 cv com etanol / 180 cv com gasolina
  • 27,5 kgfm de torque
  • Câmbio automático de seis marchas

Com visual mais marcante e um pacote mais robusto de equipamentos, o novo Pulse Abarth procura solidar seu espaço entre os SUVs compactos esportivos no Brasil. A estreia solene deve ocorrer nas próximas semanas. Deseja que eu adicione uma estudo de mercado ou verificação com rivais uma vez que o VW Nivus ou Fastback Limited?

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Gol, HB20 e mais: os campeões de vendas entre usados em março de 2025 vão te surpreender!

Publicado em
24/04/2025 às 21:49

O mercado de veículos usados no Brasil registrou queda nas vendas em março de 2025. Ao todo, foram comercializadas 1.202.569 unidades, o que representa uma retração de 6,1% em relação a fevereiro. A redução foi percebida tanto entre os automóveis de passeio quanto entre os comerciais leves, refletindo um cenário de crédito mais restrito e menor gosto do consumidor, de consonância com o site Car.Blog.

Mesmo diante da desaceleração, o Volkswagen Gol manteve a liderança absoluta, com 54.792 unidades vendidas no mês. Embora tenha sofrido queda de 6,3% em confrontação ao mês anterior, o padrão continua sendo o seminovo mais procurado pelos brasileiros — uma tendência histórica no setor de usados.

O ranking dos dez veículos mais vendidos segue escravizado por modelos compactos e de grave dispêndio de manutenção, uma vez que Fiat Palio, Uno, Onix e HB20. O destaque do mês ficou por conta do Honda HR-V, que contrariou a tendência do mercado e apresentou um ligeiro propagação de 0,5%, alcançando o 23º lugar com 8.763 unidades.

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Ranking dos carros usados mais vendidos – Março de 2025

Posição Protótipo Unidades vendidas Variação mensal
Volkswagen Gol 54.792 -6,3%
Fiat Palio 31.127 -7,8%
Fiat Uno 29.315 -7,9%
Chevrolet Onix 27.247 -8,9%
Hyundai HB20 22.521 -7,6%
Toyota Corolla 20.118 -6,3%
Chevrolet Celta 18.926 -6,3%
Volkswagen Fox 17.729 -7,1%
Ford Ka 17.383 -8,0%
10º Ford Fiesta 14.427 -9,1%

Entre os comerciais leves, o comportamento foi semelhante. A Fiat Strada segue no topo, com 27.379 unidades vendidas, seguida pela Volkswagen Saveiro e pela Chevrolet S10. Apesar da retração generalizada, a Ford Courier registrou ligeiro aumento de 0,1% nas vendas, um movimento atípico no segmento.

Comerciais leves mais vendidos – Março de 2025

Protótipo Unidades vendidas Variação mensal
Fiat Strada 27.379 -6,7%
Volkswagen Saveiro 16.557 -6,0%
Chevrolet S10 12.274 -8,9%
Fiat Toro 11.301 -5,4%
Toyota Hilux 11.011 -6,5%

O desempenho de março confirma que, mesmo diante de incertezas econômicas, os consumidores continuam priorizando modelos com histórico de confiabilidade, fácil manutenção e bom valor de revenda. Para os próximos meses, o comportamento do setor dependerá de variáveis uma vez que taxa de juros, oferta de crédito e competitividade dos modelos 0 km frente ao mercado de seminovos.

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O surpreendente salário do Papa Francisco e o valor inusitado de seu patrimônio pessoal, revelado após sua morte, chamou atenção

Morte do Papa Francisco expõe estilo de vida austero e reacende debate sobre gestão financeira do Vaticano

O falecimento do Papa Francisco, no dia 21 de abril de 2025, reacendeu uma série de discussões sobre o patrimônio da Santa Sé e o modo uma vez que o Vaticano administra seus recursos. Jorge Mario Bergoglio, sabido por sua postura sátira frente às desigualdades sociais, conduziu o papado com foco na simplicidade, o que também se refletia em sua vida pessoal.

Ganhos do Papa: Sem salário e sem bens

Francisco não recebia salário. Uma vez que integrante da Companhia de Jesus, fez voto de pobreza e, por isso, não possuía bens pessoais. Em declarações públicas, explicou que, quando precisava de um pouco, uma vez que roupas ou calçados, fazia o pedido diretamente.

Sabia que o Vaticano cuidaria de suas necessidades. Essa prática seguia um estilo de vida austero, dissemelhante do tradicional associado ao incumbência.

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Ele morava na Lar Santa Marta, um sítio mais simples no Vaticano, ao invés do Palácio Apostólico. Todas as suas despesas — alimento, saúde, transporte e estadia — eram custeadas pela Igreja.

Em seguida sua morte, foi revelado que seu patrimônio pessoal era próximo de 100 dólares (aproximadamente 87 euros), sem contas bancárias ou imóveis em seu nome.

Gestão do patrimônio da Santa Sé

O Vaticano tem um sistema financeiro próprio. Os pagamentos e investimentos são coordenados pela APSA — Gestão do Patrimônio da Sé Apostólica. Esse órgão é responsável por gerenciar milhares de propriedades, sendo 4,2 milénio delas localizadas na Itália.

A missão da APSA é testificar que os recursos da Igreja sejam usados para sustentar suas atividades espirituais e materiais. Ou por outra, o órgão atua para as ações estarem alinhadas aos objetivos do Papa e da Igreja Católica na totalidade.

A atuação do Banco do Vaticano

Outro elemento forçoso é o Instituto para Obras de Religião, sabido uma vez que Banco do Vaticano. Ele apoia projetos religiosos e caritativos ao volta do mundo. Em 2023, o banco declarou lucro líquido de 30,6 milhões de euros, com ativos sob gestão de 5,4 bilhões de euros.

Apesar de sua relevância, o banco é frequentemente branco de críticas e questionamentos por conta de seu histórico. A procura por mais transparência tem sido um repto recorrente para seus gestores, que trabalham para manter a credibilidade da instituição.

O que vem depois a morte do Papa Francisco

Com a morte de Francisco, abre-se espaço para novos rumos na meio financeira da Santa Sé. Ainda assim, espera-se que a missão medial da Igreja — com foco no esteio místico e social — se mantenha uma vez que prioridade.

A governo futura precisará mourejar com mudanças econômicas, sociais e culturais sem perder o vínculo com os princípios da fé católica. A combinação entre tradição e inovação será o eixo medial para prometer a perpetuidade das ações religiosas e humanitárias em nível global.

Com informações de Correio Braziliense.

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