Atletas do Time Rio conquistam índices para o Mundial de natação, em Singapura – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

Maria Fernanda Costa e Gabrielle Roncatto alcançaram os índices para o Campeonato Mundial. Fotos: CBDA/Divulgação

Os atletas do Time Rio, Maria Fernanda Costa, Gabrielle Roncatto e Guilherme Costa alcançaram os índices para o Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos de Singapura, primeira grande seletiva da competição. As marcas foram atingidas no Campeonato Brasiliano Integral de Natação – Troféu Maria Lenk, realizado no Clube de Regatas do Flamengo, no Rio de Janeiro.

– Muito feliz dos atletas do Time Rio estarem voando cocuruto já no início deste novo ciclo olímpico. Quero parabenizar os três pelas excelentes marcas. Agora é ir com tudo com Singapura! – exalta o secretário municipal de Esportes, Guilherme Schleder.

Nos 400m livre masculino, Guilherme Costa, nadou para 3min45s35, garantindo índice com folga (o tempo de incisão era 3min48s15).

– É o meu melhor tempo nadando no Brasil. Isso mostra que estamos no caminho patente para chegar muito no Mundial. Agora é fazer o planejamento estabelecido, fazer altitude e melhorar ainda mais – comemora Guilherme.

No feminino, Maria Fernanda Costa venceu a prova ao atingir a marca de 4min06s30, superando a marca mínima exigida, de 4min10s23. Gabrielle Roncatto ficou com o segundo lugar ao registrar 4min06s53 — tempo também dentro do índice para o Mundial. Mafê também garantiu o índice para o Mundial nos 200m livre feminino, ao marcar 1min57s60 — também dentro do tempo de incisão.

– Estou feliz de encaminhar minha vaga para mais um Mundial já logo no primeiro dia de Maria Lenk – diz Maria Fernanda.

Criado em 2010 e extinto em 2016, o projeto Time Rio foi retomado em março de 2022 e ajudou na preparação de atletas para os Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos de Santiago, em 2023, e para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Paris 2024. Há a previsão de que o projeto seja ampliado com o escora da Prefeitura de Niterói, em razão da candidatura conjunta das duas cidades para sediar o Pan de 2031 no Brasil.

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  • 29 de abril de 2025
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    Tinha potencial para superar a NASA, mas nunca decolou: as ruínas do programa soviético Buran viraram apenas um destino perigoso para turistas no Cazaquistão

    Abandonadas no Cazaquistão, as espaçonaves remanescentes do programa Buran atraem exploradores urbanos e mantêm viva a memória da desejo soviética de superar a NASA na corrida espacial

    Escondidos em hangares abandonados no meio da estepe do Cazaquistão, duas espaçonaves que nunca decolaram mantêm viva a memória de um dos capítulos mais ambiciosos da corrida espacial. São os sobras do programa Buran, a resposta da União Soviética ao ônibus espacial da NASA, hoje um fado procurado por exploradores urbanos que visitam o Cosmódromo de Baikonur.

    O programa Buran: promessa e desarrimo

    Apesar das semelhanças visuais, o Buran incorporou avanços importantes em conferência ao protótipo americano. Criado nos anos 80, ele podia operar de forma totalmente autônoma, sem urgência de tripulação, oferecendo mais manobrabilidade e segurança tanto no lançamento quanto no reingresso na atmosfera.

    Enquanto o ônibus espacial da NASA dependia de motores fixados a um tanque extrínseco, o Buran podia decolar de forma independente.

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    Para saber o espaço, era acoplado ao foguete Vigor, o mais potente já desenvolvido pela União Soviética. O Vigor também prometia reduzir os custos de lançamento, sendo um foguete completo pelo preço de somente um motor do Space Shuttle americano.

    Mesmo com inovações e grande potencial, a falta de recursos financeiros encerrou o programa. Somente uma espaçonave Buran, chamada assim uma vez que o projeto, voou sem tripulantes em 15 de novembro de 1988. Com a rescisão da União Soviética, o projeto foi oficialmente cancelado em 1993.

    Vestígios da corrida espacial

    Programa soviético, Buran, NASA
    Créditos: Panikovskij, via Wikimedia Commons, licenciada sob CC BY-SA 4.0.

    O Cosmódromo de Baikonur, epicentro da corrida espacial soviética e ainda usado pela Rússia, abriga ambos os ônibus espaciais restantes. Um deles, sabido uma vez que Ptichka, foi projetado para missões, mas nunca chegou a ser lançado. O outro é um protótipo de testes.

    Desde que o teto de um hangar desabou em 2002, destruindo o único protótipo do Buran que voou, esses dois veículos tornaram-se relíquias solitárias do pretérito. Eles permanecem no interno de um enorme hangar chamado MZK.

    Tramontana dos exploradores urbanos

    Esses ônibus espaciais se tornaram uma mito entre praticantes de “urbex”, a prática de explorar locais abandonados. Atravessando longas distâncias pela estepe do Cazaquistão, enfrentando temperaturas extremas e a vigilância da segurança lugar, aventureiros do mundo todo tentam se aproximar dos antigos veículos.

    Em 2017, o YouTuber Ninurta publicou imagens dos interiores vazios dos ônibus. Na mesma era, o fotógrafo gálico David de Rueda registrou fotos impressionantes do lugar, descrevendo a experiência uma vez que uma façanha épica.

    Segurança reforçada e fascínio crescente

    Apesar dos riscos, o interesse pelas espaçonaves abandonadas não diminui. No início do ano, um turista gálico morreu de desidratação próximo ao cosmódromo, embora a prensa russa tenha informado que ele buscava outra instalação subterrânea. Mesmo assim, a segurança na dimensão foi reforçada.

    Enquanto os ônibus espaciais continuam a se inutilizar, cresce a discussão sobre seu horizonte. Alguns defendem a preservação e exibição em museus. Outros preferem que permaneçam uma vez que cápsulas do tempo, testemunhas silenciosas de uma era em que a União Soviética sonhou em ocupar o espaço.

    Com informações de Xataka.

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    OTAN reforça preparo com grande exercício antissubmarino no Atlântico Norte

    Publicado em
    29/04/2025 às 13:18

    Coligação Atlântica treina guerra submarina para fortalecer segurança marítima

    A OTAN está realizando o Dynamic Mongoose 2025, um dos maiores exercícios antissubmarino do ano, reunindo forças navais e aéreas de nove países no Atlântico Setentrião. A operação procura aprimorar a detecção e neutralização de ameaças submarinas em um dos corredores marítimos mais estratégicos do mundo.

    OTAN intensifica treinamentos no Atlântico Setentrião

    A Organização do Tratado do Atlântico Setentrião (OTAN) iniciou o tirocínio Dynamic Mongoose 2025 nas águas ao volta da Islândia, mirando o fortalecimento das capacidades de guerra antissubmarino. Segundo informações do Naval.com.br, a operação envolve submarinos, navios de superfície, aeronaves de ronda marítima e helicópteros de nove países membros, incluindo Estados Unidos, Reino Uno e Canadá.

    A ação acontece no chamado GIUK-N Gap, um galeria vital entre Groenlândia, Islândia, Reino Uno e Noruega, essencial para o controle de rotas estratégicas e para a segurança dos aliados no Atlântico Setentrião. Essa movimentação reforça a prontidão da OTAN frente a possíveis ameaças de forças submersas.

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    Dynamic Mongoose 2025 testa capacidades de resposta da OTAN

    Mapa mostra as áreas delimitadas para o exercício militar Dynamic Mongoose 2025 da OTAN, com foco em guerra antissubmarino no Atlântico Norte. As zonas ativas estão situadas entre Islândia, Reino Unido e Noruega, região estratégica conhecida como GIUK-N Gap. Mapa: reprodução/ Naval.com
    Planta mostra as áreas delimitadas para o tirocínio militar Dynamic Mongoose 2025 da OTAN, com foco em guerra antissubmarino no Atlântico Setentrião. As zonas ativas estão situadas entre Islândia, Reino Uno e Noruega, região estratégica conhecida porquê GIUK-N Gap. Planta: Reprodução/ Naval.com

    O Dynamic Mongoose é coordenado pelo Comando Submarino da OTAN (COMSUBNATO) e foca em simular cenários complexos de combate real, onde as forças aliadas alternam entre os papéis de caçador e caçado. O site Defence Industry Europe destacou que o tirocínio proporciona um envolvente de treinamento realista para operações em águas profundas e frias, típicas da região.

    Além da preparação técnica, a missão visa melhorar a interoperabilidade entre as marinhas e aviações dos países participantes, garantindo que possam operar juntos de forma rápida e eficiente em caso de conflito.

    Segurança marítima permanece porquê prioridade para a OTAN

    A OTAN deixou evidente que a manutenção da segurança marítima no Atlântico Setentrião é uma prioridade absoluta. Com o aumento da atividade de submarinos russos nos últimos anos, o domínio do envolvente submarino voltou a ser considerado estratégico para o estabilidade militar global.

    Exercícios porquê o Dynamic Mongoose 2025 mostram o compromisso dos aliados em manter o Atlântico seguro e livre, reforçando a segurança em tempos de tensões geopolíticas crescentes.

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    Concurso da PM de SP abre inscrições para 165 vagas de aluno-oficial

    Publicado em
    29/04/2025 às 12:01

    As inscrições para o concurso de aluno-oficial da Polícia Militar de São Paulo começaram ontem, segunda-feira (28). São 165 vagas disponíveis, com cadastro feito exclusivamente no site da Fundação Getúlio Vargas (FGV). O prazo vai até 2 de junho.

    Requisitos e remuneração do concurso

    Para participar, os candidatos devem ter entre 17 e 30 anos, estar em dia com os certificados eleitorais e militares e atender à profundidade mínima: 1,55 m para mulheres e 1,60 m para homens. O salário inicial é de R$ 4.833,27.

    O edital, publicado no Quotidiano Solene do Estado na última quinta-feira (24), detalha todas as exigências. O valor da letreiro é de R$ 150, podendo ser pago via Pix ou boleto bancário até o primeiro dia útil depois o termo das inscrições.

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    Aprovados devem iniciar no próximo ano graduação e bacharelado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública na Ateneu de Polícia Militar do Barro Branco

    Locais de prova e etapas

    As provas podem ser realizadas em 11 cidades: São Paulo, Araçatuba, Bauru, Campinas, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba.

    A prova objetiva será aplicada no dia 13 de julho e contará com 80 questões de múltipla escolha. As disciplinas envolvem ciências humanas e tecnologia, história, filosofia, sociologia, geografia, linguagens, matemática, física, química, biologia, governo pública e informática.

    Formação e curso

    Os aprovados iniciarão em 2026 o curso de graduação e bacharelado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública, na Ateneu de Polícia Militar do Barro Branco, na zona setentrião da capital paulista. A formação terá duração de quatro anos, com avaliações físicas e teóricas ao longo do período.

    O edital completo está disponível no site da FGV para consulta.

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    Vagas no Google Brasil para estudantes do ensino médio e superior: estágio e aprendiz com inscrições em São Paulo

    Google oferece programas de estágio e jovem noviço para quem deseja iniciar curso na espaço de negócios e tecnologia, confira uma vez que participar do processo seletivo.

    O Google Brasil está com inscrições abertas para dois programas voltados a estudantes do ensino médio e superior. As oportunidades são presenciais e têm início previsto para agosto, nos escritórios da empresa em São Paulo. Os selecionados participarão de uma jornada de aprendizagem estruturada, com atividades práticas e comitiva de profissionais da gigante da tecnologia. As vagas no Programa de estágio do Google Brasil são divididas entre o Business Internship Program, talhado a universitários, e o programa Jovem Novel, voltado a quem está cursando ou concluiu o ensino médio ou início de curso técnico.

    Ambas as iniciativas fazem secção das estratégias da companhia para concordar jovens talentos que desejam ingressar no mercado de trabalho com foco em inovação, projetos e desenvolvimento profissional.

    Com duração de seis meses, o programa de estágio do Google Brasil oferece aos universitários a chance de atuar em setores uma vez que vendas, marketing, estratégia e suporte a clientes. O objetivo é proporcionar experiências práticas, além de treinamentos técnicos e comportamentais que estimulem a aprendizagem contínua.

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    Durante o estágio, os estudantes participam de mentorias, dinâmicas de grupo e interações com diferentes equipes, o que permite o desenvolvimento de habilidades uma vez que:

    • Estudo de dados e tomada de decisão;
    • Notícia organizacional;
    • Trabalho em equipe em ambientes diversos;
    • Gestão de tempo e prioridades.

    As vagas de estágio são para o escritório do Google em São Paulo, com fardo horária presencial, entre agosto de 2025 e fevereiro de 2026.

    Requisitos para concorrer às vagas de estágio no Google:

    • Estar matriculado em curso superior de qualquer espaço;
    • Ter previsão de formatura entre fevereiro e junho de 2026;
    • Domínio avançado de inglês;
    • Interesse em áreas de negócios e tecnologia;
    • Disponibilidade para residir em São Paulo durante o período do programa.

    Jovem Novel do Google Brasil tem duração de até 24 meses e foca em gerenciamento de projetos

    Além do estágio universitário, o Google também abriu inscrições para o seu programa Jovem Novel, com duração de até dois anos. O foco principal está no desenvolvimento de competências relacionadas à gestão de projetos, unindo teoria e prática em uma metodologia híbrida.

    Os participantes passam secção da semana em atividades dentro do Google e outra secção em formações externas, promovidas por uma instituição parceira. A estrutura semanal é dividida da seguinte forma:

    • 3 dias de mergulho prática em projetos internos da empresa;
    • 2 dias de capacitação teórica com esteio pedagógico.

    A formação é orientada por profissionais experientes do Google, com foco em habilidades de organização, responsabilidade, planejamento e notícia profissional.

    Requisitos para o programa Jovem Novel do Google:

    • Ter entre 16 e 24 anos (sem limite de idade para pessoas com deficiência);
    • Estar cursando ou ter concluído o ensino médio;
    • Também podem se inscrever alunos do 1º ou 2º semestre de cursos técnicos ou superiores;
    • Residir no estado de São Paulo;
    • Ter disponibilidade para frequentar presencialmente o escritório do Google na capital.

    Inscrições para vagas de estágio e jovem noviço no Google vão até 5 de maio

    Para participar de qualquer um dos dois programas, é necessário realizar a letreiro pela plataforma Google Carreiras, disponível no site solene da empresa. O prazo para se candidatar termina no dia 5 de maio, e o cadastro só pode ser feito por quem possui uma conta Google.

    Na página, o candidato encontrará todas as informações detalhadas sobre o processo seletivo, incluindo:

    • Descrição das funções;
    • Pré-requisitos e qualificações desejáveis;
    • Benefícios oferecidos pela empresa;
    • Etapas do processo de seleção.

    Acesse aqui o site oficial de carreiras do Google e inscreva-se

    As primeiras fases do processo seletivo serão virtuais, com triagem de currículos e entrevistas com foco técnico e comportamental. Em seguida isso, os aprovados seguirão para etapas de alinhamento com as equipes internas, antes da definição final.

    Programas de estágio e noviço

    De convénio com Thais Gomes, gerente de programas educacionais do Google Brasil, o foco das iniciativas é gerar oportunidades para jovens em início de curso, principalmente aqueles que buscam se desenvolver em um envolvente de inovação e colaboração.

    “Nosso objetivo é oferecer uma experiência estruturada e prática, que contribua para o desenvolvimento profissional das pessoas participantes e ajude a prepará-las para os próximos passos da trajetória profissional”, explicou.

    O Google também reforça que os programas são abertos a talentos diversos, incluindo pessoas de grupos sub-representados no setor de tecnologia. A empresa incentiva a letreiro de pessoas negras, indígenas, LGBTQIA+, pessoas com deficiência e jovens de baixa renda.

    Benefícios oferecidos aos participantes dos programas do Google Brasil

    Tanto o programa de estágio quanto o de jovem noviço oferecem benefícios compatíveis com o mercado. Os estudantes selecionados terão aproximação a:

    • Bolsa-auxílio mensal;
    • Vale-refeição e alimento;
    • Vale-transporte ou auxílio mobilidade;
    • Aproximação aos escritórios e ambientes colaborativos do Google;
    • Esteio psicológico e suporte educacional;
    • Participação em projetos reais com impacto nas operações da empresa.

    Ou por outra, os programas contam com eventos internos, uma vez que painéis de curso, encontros com líderes e oficinas de desenvolvimento pessoal e profissional.

    Google Brasil oferece porta de ingressão para carreiras na tecnologia

    As iniciativas de estágio e jovem noviço no Google Brasil fazem secção do esforço da empresa em preparar futuros profissionais para desafios contemporâneos. Os programas combinam vivência prática com suporte educacional, alinhando expectativas de curso com as exigências do mercado atual.

    A estrutura oferecida aos estudantes, aliada à cultura da empresa e às possibilidades de estágio, transforma os programas em oportunidades únicas para quem deseja iniciar a curso com uma das maiores empresas de tecnologia do mundo.

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    DynaTAC 8000X: relembre o primeiro celular do mundo lançado pela Motorola e como ele revolucionou a comunicação móvel; modelo custava cerca de US$ 10 mil

    Protótipo da Motorola abriu caminho para o porvir da informação sem fio há mais de 50 anos. Conheça os detalhes do DynaTAC 8000X – o primeiro celular do mundo!

    O mundo mudou no dia 3 de abril de 1973. Naquela data, o engenheiro Martin Cooper, da Motorola, fez a primeira relação via telefone celular utilizando um aparelho que viria a entrar para a história: o DynaTAC 8000X. Pesando tapume de 1,1 kg e com uma bateria de autonomia limitada a exclusivamente 30 minutos, o dispositivo foi o primeiro celular do mundo e o ponto de partida de uma revolução tecnológica que transformaria radicalmente a forma porquê nos comunicamos.

    A relação incipiente, feita por Cooper para um executivo da AT&T, marcou não exclusivamente o início da telefonia traste, mas também simbolizou a superação de uma corrida tecnológica acirrada entre empresas. Décadas depois, o engenheiro continua sendo lembrado porquê um dos principais nomes da inovação global, atualmente atuando porquê presidente emérito da companhia Arraycomm.

    DynaTAC 8000X: o primeiro celular do mundo nasceu de um protótipo robusto

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    Mercantil da Motorola exibido na quadra – Reprodução/YT

    DynaTAC 8000X, que significa “Dynamic Adaptive Totalidade Area Coverage”, foi desenvolvido com o objetivo de produzir um telefone portátil e funcional, ainda que em seu formato inicial estivesse longe de ser prático. O padrão media tapume de 25 cm de fundura (sem narrar a antena), tinha botões físicos e um visor rudimentar, e exigia tapume de dez horas para uma recarga completa.

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    Apesar das limitações, o protótipo da Motorola obteve a aprovação da FCC (Federalista Communications Commission), e em 1983 se tornou o primeiro telefone traste a ser autorizado para venda mercantil nos Estados Unidos. Na ocasião, o preço inicial era de aproximadamente US$ 10 milénio, o que o tornava um resultado inacessível para a maioria da população.

    Comercialização do DynaTAC 8000X começou dez anos posteriormente a primeira relação

    A Motorola levou quase uma dezena para transformar o protótipo funcional em um resultado de mercado. O DynaTAC 8000X começou a ser vendido em 1983, em um período em que a telefonia traste ainda engatinhava. A infraestrutura de rede era limitada, e os custos operacionais eram altos, o que restringia seu uso a empresários, políticos e celebridades.

    Apesar do preço proeminente e das limitações técnicas — porquê a curta duração da bateria e o tamanho zero ergonômico — o DynaTAC representava um progresso inédito na mobilidade da informação. Pela primeira vez, era provável realizar chamadas sem depender de linhas fixas ou cabines públicas.

    Primeiro celular da história vendeu exclusivamente 2 milénio unidades, mas abriu caminho para toda a indústria

    primeiro celular do mundo não foi um sucesso mercantil. Durante o período em que esteve disponível, o DynaTAC 8000X vendeu tapume de 2.000 unidades. Ainda assim, sua relevância para a evolução da informação foi incomensurável.

    A Motorola sabia que o padrão era exclusivamente o primeiro passo. Em vez de apostar em uma produção em tamanho, utilizou os aprendizados do DynaTAC porquê base para produzir dispositivos mais leves, baratos e acessíveis. Essa transição foi fundamental para o desenvolvimento do MicroTAC 9800X, lançado em 1989, que pesava tapume de 380 gramas e introduziu o formato flip — que viria a se tornar um ícone dos celulares nos anos 1990.

    Martin Cooper e a visão que transformou o porvir da informação traste

    Martin Cooper, o engenheiro por trás do DynaTAC, é considerado o pai da telefonia celular. A teoria de produzir um telefone traste nasceu da insatisfação com os sistemas de rádio limitados da quadra, que só permitiam informação em locais específicos e por meio de equipamentos instalados em veículos.

    Ao efetuar a relação incipiente do DynaTAC para Joel Engel, um executivo da rival AT&T, Cooper não exclusivamente apresentou sua inovação ao mundo porquê também sinalizou a capacidade da Motorola de liderar o setor. A relação, feita em plena 6ª Avenida em Novidade York, ficou registrada porquê o marco zero da informação traste portátil.

    Hoje, aos 94 anos, Martin Cooper continua participando de eventos e debates sobre tecnologia, reforçando a relevância da inovação contínua e do desenvolvimento responsável de novas soluções.

    A evolução dos celulares posteriormente o DynaTAC 8000X

    Posteriormente o lançamento do DynaTAC 8000X, a Motorola e outras fabricantes aceleraram os investimentos no setor. O início da dezena de 1990 viu a chegada de modelos porquê o MicroTAC, e posteriormente o StarTAC, que popularizaram ainda mais os celulares.

    DynaTAC 8000X: relembre o primeiro celular do mundo lançado pela Motorola
    Foto: Divulgação

    Os aparelhos tornaram-se progressivamente menores, com baterias de maior duração, capacidade de armazenar contatos e funções porquê envio de mensagens. O aproximação à telefonia traste passou a ser visto porquê símbolo de status, mas aos poucos se democratizou, ganhando força com a ingresso de operadoras e a expansão das redes GSM.

    A transformação do telefone celular em um “smartphone” foi o passo seguinte dessa evolução. Hoje, celulares contam com câmeras avançadas, aproximação à internet, GPS, aplicativos, reconhecimento facial, e se tornaram centrais na vida moderna. Nenhuma dessas inovações seria provável sem o passo pioneiro oferecido com o DynaTAC 8000X.

    O legado do DynaTAC 8000X permanece vivo

    Apesar de ter sido rapidamente substituído por modelos mais práticos e acessíveis, o DynaTAC 8000X permanece porquê um ícone da história da tecnologia. Diversas unidades foram preservadas em museus, exposições e coleções particulares, sendo reconhecido não exclusivamente por sua função, mas por simbolizar a viradela de uma era.

    Em retrospectiva, o aparelho de 1 kg que permitia 20 minutos de conversa e exigia 10 horas de recarga pode parecer obsoleto. No entanto, sua relevância é inquestionável: sem ele, talvez o mundo do dedo porquê conhecemos hoje tivesse seguido outro ritmo ou direção.

    Motorola, por sua vez, entrou para a história porquê pioneira na indústria de telecomunicações móveis. O DynaTAC pode não ter conquistado números de vendas expressivos, mas mudou o curso da informação humana — e esse é o tipo de revolução que marca gerações.

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    Empresa de óleo e gás busca profissionais! 24 oportunidades (efetivas, aprendiz, banco de talentos) em BA, RJ, RN, SE, ES

    Publicado em
    29/04/2025 às 09:07

    Vagas de ocupação na Perbras: Empresa brasileira de óleo e gás procura profissionais para posições efetivas, noviço e banco de talentos em diversos estados.

    A Perbras, empresa brasileira do setor de óleo e gás, está com oportunidades de trabalho abertas. No totalidade, são 24 vagas de ocupação na Perbras anunciadas. As chances incluem posições efetivas (CLT), uma vaga de jovem noviço e cadastro em banco de talentos para futuras oportunidades. A empresa atua na prestação de serviços e locação de equipamentos para o setor.

    A Perbras opera no mercado de óleo e gás desde 1966. A empresa destaca seu desenvolvimento técnico e administrativo, tornando-se 100% brasileira em 1980. Sua sede fica em Catu, na Bahia, mas possui filiais em diversos estados porquê Rio de Janeiro, Espírito Santo, Sergipe, Rio Grande do Setentrião, entre outros. A Perbras valoriza a inclusão e incentiva a candidatura de Pessoas com Deficiência (PCD) em seus processos seletivos.

    Serviços especializados: sondas de produção e outras atividades

    A principal especialidade da Perbras são os serviços com Sondas de Produção de Petróleo (SPTs). A empresa opera sondas terrestres (onshore) e marítimas (offshore), com capacidade entre 60.000lb e 300.000lb. Essas unidades realizam intervenções em poços de petróleo e gás. Desde o final dos anos 90, a Perbras expandiu seu portfólio com “Outros Serviços” (OS).

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    Isso inclui manutenção, montagem industrial, circulação de fluidos em poços, mensuração de vazão, serviços de QSMS, pintura, isolamento térmico, unidades de arame (slickline), suporte a plataformas e terminais, entre outras atividades na ergástulo produtiva do petróleo.

    Vagas de ocupação na Perbras: oportunidades efetivas e de noviço

    Atualmente, a Perbras oferece as seguintes vagas de ocupação na Perbras para contratação imediata (efetivo) ou porquê noviço:

    • Caldeireiro Escalador (N1) Offshore – Guamaré/RN (Efetivo)
    • Operador de Sonda – SPT – Catu/BA (Efetivo)
    • Soldador Offshore – Guamaré/RN (Efetivo)
    • Soldador – Onshore – Macaé/RJ (Efetivo)
    • Técnico(a) em Segurança Offshore – Guamaré/RN (Efetivo)
    • Técnico de Operações Offshore – Guamaré/RN (Efetivo)
    • Técnico de Segurança do Trabalho – Catu/BA (Efetivo)
    • Tecnico Instrumentação Escalador (N1) Offshore – Bacia UN-ES (Efetivo)
    • Jovem Novato 2025 – Catu/BA (Novato)

    Cadastre seu currículo: vagas para banco de talentos na Perbras

    Além das vagas com contratação direta, a Perbras está formando um Banco de Talentos. Interessados podem se cadastrar para futuras oportunidades nas seguintes posições e locais:

    • Assistente Fiscal – Catu/BA
    • Facilitar de Logística Onshore – TFO – Macaé/RJ
    • Facilitar de Manutenção – Onshore – Macaé/RJ
    • Facilitar de Plataforma – Macaé/RJ
    • Desenhista Técnico – Onshore – Macaé/RJ
    • Engenheiro de Instrumentação – Candeias/BA
    • Inspetor – TFO – Macaé/RJ
    • Mantenedor de Vez/Mecânico-SPT – Carmópolis/SE
    • Operador de Máquina – Usinagem – Macaé/RJ
    • Sondador SPM e SM – Macaé/RJ
    • Supervisor – TFO – Macaé/RJ
    • Técnico de Manutenção – TFO – Onshore – Macaé/RJ
    • Técnico de Segurança do Trabalho Offshore – TFO – Macaé/RJ
    • Torrista – Macaé/RJ

    Porquê participar da seleção da Perbras

    A Perbras reforça seu compromisso com a inconstância e inclusão. Candidatos PCD (Pessoas com Deficiência) são mormente encorajados a se inscreverem nas vagas. Para concorrer às vagas de ocupação na Perbras, tanto efetivas quanto para banco de talentos, os interessados devem buscar os canais oficiais de recrutamento da empresa e realizar sua matrícula NESSE LINK.

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    Tecnologia inédita: baiano lança reator que usa grafeno vegetal e luz solar para revolucionar a produção de hidrogênio verde

    Tecnologia brasileira criada por um baiano usa luz solar e grafeno vegetal para revolucionar a produção de hidrogênio verdejante

    Um reator inovador criado no Brasil promete transformar porquê o hidrogênio verdejante é produzido. A tecnologia foi desenvolvida por Francislei Santos, pesquisador do Instituto Federalista da Bahia (IFBA), Campus Salvador, e utiliza luz solar, grafeno vegetal e ordinário dispêndio porquê principais diferenciais.

    Progressão pátrio na produção de hidrogênio

    O hidrogênio verdejante (H2V) é uma manadeira de vigor limpa que tem ganhado destaque mundial. Segundo o World Economic Forum, o Brasil deve produzir entre 0,6 e 1,1 milhão de toneladas anualmente até 2030, com 60% destinadas ao consumo interno. Esse cenário tem incentivado pesquisas, porquê a do IFBA.

    O reator desenvolvido por Francislei Santos é do tipo fotoeletroquímico em formato de U. Ele dispensa o uso de membranas, que tradicionalmente separam os gases durante a reação e podem gerar resíduos. Também substitui o uso de hidróxido de potássio, considerado inviável em grande graduação por gerar contaminantes.

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    Tecnologia com base em experiências anteriores

    O pesquisador conta que, em 2015, uma experiência curiosa serviu de base para os avanços atuais. Na idade, ele usou uma placa fotovoltaica sobre um eletrolisador com urina humana, em estudos sobre reaproveitamento de resíduos em estações de tratamento. “Para minha surpresa, essa placa quebrou a molécula e liberou o hidrogênio. Isso girou o mundo”, relembra.

    Em 2023, a equipe lançou o novo reator, que não utiliza membranas nem produtos químicos agressivos. A principal manadeira de vigor é a luz solar, usada para provocar reações químicas que separam a chuva em hidrogênio e oxigênio.

    Outrossim, o equipamento emprega grafeno de origem vegetal, melhorando seu desempenho. É a primeira tecnologia de H2V que faz uso desse tipo de grafeno.

    Resultados positivos e próximos passos

    Segundo Francislei Santos, o reator mostrou bons resultados na produção dos gases. “O reator é uma solução superior em termos de eficiência, sustentabilidade e segurança. Ele opera com menor dispêndio, utiliza fontes de vigor renováveis, dispensa produtos químicos agressivos e elimina a premência de membranas.

    Testes em Quesito Normal de Temperatura e Pressão (CNTP) demonstraram reações fotoeletroquímicas bem-sucedidas. As análises espectroscópicas Raman confirmaram as propriedades do catalisador vegetal. A próxima temporada do projeto será estudar a pureza dos gases gerados por meio de cromatografia gasosa.

    Projeto patenteado e com suporte pátrio

    A inovação já foi patenteada e conta com o suporte do Instituto Pátrio da Propriedade Industrial (INPI), dentro do Programa de Mentoria em Propriedade Industrial (PMPI).

    A tecnologia também faz secção do Catalisa ICT, iniciativa do Sebrae Pátrio que estimula a transformação de conhecimento científico em soluções com eminente impacto.

    No Dia Pátrio da Ciência e do Pesquisador Científico, em 8 de julho de 2019, a Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) lançou uma série de reportagens mostrando porquê cientistas da Bahia contribuem com a sociedade em temas porquê saúde, ensino e segurança.

    Com informações de Rádio Portal Sudoeste.

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    Capim criado no Brasil se destaca como nova fonte eficaz de energia renovável

    Publicado em
    29/04/2025 às 07:14

    A cultivar de capim-elefante BRS Capiaçu, desenvolvida pela Embrapa para a pecuária leiteira, começa a lucrar destaque em outras áreas. Dez anos depois seu lançamento, a vegetal se consolida uma vez que uma opção promissora para a geração de energia renovável. Seu potencial técnico e econômico labareda a atenção da indústria, principalmente em setores uma vez que o cimenteiro e a bioenergia.

    Produtividade supra da média

    A vegetal consegue produzir muro de 50 toneladas de material seca por hectare ao ano. Esse volume é 30% maior do que o de outras cultivares disponíveis no mercado.

    A elevada produtividade motivou uma parceria entre a Embrapa e a Ciplan/AS. Juntas, as instituições desenvolveram um protótipo teórico para uso da biomassa do capim em altos-fornos.

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    Vontade competitiva com combustíveis fósseis

    Segundo o pesquisador Juarez Campolina Machado, o poder calorífico da BRS Capiaçu é competitivo em relação a combustíveis fósseis, uma vez que o coque de petróleo. Essa particularidade abre novas possibilidades para o setor industrial, que procura fontes de vigor renovável mais sustentáveis e econômicas.

    Samuel Oliveira, também da Embrapa, afirma que os testes iniciais indicam viabilidade técnica e econômica do capim para o setor cimenteiro. Aliás, a BRS Capiaçu é níveo de novos estudos que investigam seu uso na produção de biogás, biometano e etanol de segunda geração.

    Projeto Biograss testa novas aplicações

    Entre as iniciativas em curso, destaca-se o projeto Biograss. Realizado em parceria com o Juízo Vernáculo de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a empresa Bioköhler, o projeto testa a codigestão de sorgo e capim-elefante com resíduos da produção bicho. Os experimentos ocorrem em Toledo, no Paraná.

    Interesse crescente no mercado de biocombustíveis

    A subida produtividade da BRS Capiaçu também desperta interesse no mercado de etanol de segunda geração. Segundo Juarez Campolina Machado, a cultivar é vantajosa por seu ciclo pequeno e subida produção de biomassa, características essenciais para a fabricação de biocombustíveis a partir de fibras vegetais.

    Na pecuária leiteira, extensão onde a BRS Capiaçu foi inicialmente pensada, a vegetal se destacou pela produção de silagem de qualidade a custos reduzidos. Antônio Vander Pereira explica que o dispêndio da silagem de milho ou sorgo pode ser até três vezes maior que o do capim.

    A BRS Capiaçu ultrapassa quatro metros de fundura e possui sobranceiro valor nutricional, principalmente quando utilizada uma vez que capim virente. Ela também apresenta tolerância ao estresse hídrico e à geada, mas tem baixa resistência a áreas alagadas, exigindo planejamento para o cultivo.

    Experiência de campo confirma benefícios

    O produtor Victor Ventura, de Santo Antônio do Aventureiro, Minas Gerais, utiliza a vegetal na alimento de 300 vacas leiteiras. Ele relata subida produtividade e redução de custos, considerando a cultivar um “divisor de águas” no sistema de produção.

    Resultado de 15 anos de pesquisa e melhoramento genético da Embrapa, a BRS Capiaçu já é cultivada de Setentrião a Sul do Brasil, reforçando o papel das soluções agrícolas sustentáveis na geração de renda e preservação ambiental.

    Com informações de Meio Rústico.

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    Top 5 SUVs compactos até R$ 100 mil: opções usadas que aliam qualidade, desempenho e economia

    Conheça modelos de Honda, Volkswagen, Nissan, Renault e Jeep que oferecem ótimo custo-benefício e estão disponíveis no mercado

    O mercado de SUVs compactos está em permanente propagação, mas encontrar um padrão 0 km por menos de R$ 100 milénio é um duelo. Atualmente, a única opção nessa filete de preço é o Citroën Basalt. Pensando nisso, reunimos uma lista de cinco SUVs usados, mas relativamente novos, que podem ser adquiridos por menos de R$ 100 milénio, segundo a Tábua Fipe. Confira inferior as melhores opções.

    Honda HR-V 2019 – R$ 100 milénio

    Começando a lista, o Honda HR-V de 2019 é uma supimpa escolha. Na versão LX, oriente padrão é equipado com um motor Flexone 1.8 de 16V, que oferece até 140 cv de potência e 17,4 kgfm de torque, associado a uma transmissão automática. O preço tábua do HR-V é de R$ 100 milénio, mas é verosímil encontrá-lo por valores menores em sites de vendas de usados.

    Em termos de consumo, o HR-V apresenta uma média de 7,7 km/l na cidade e 8,6 km/l na estrada com etanol. Com gasolina, esses números sobem para 11 km/l na cidade e 12,3 km/l na estrada. Entre os itens de série, o padrão conta com freios ABS, faróis de neblina, airbags frontais, e assistente de partida em rampa, tornando-o uma opção bastante completa.

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    foto/reprodução: Honda

    Aliás, o HR-V é publicado pelo espaço interno confortável e pelo porta-malas de 437 litros, que garante praticidade para viagens e transporte de bagagens. O padrão também se destaca pela confiabilidade, sendo um dos preferidos dos consumidores que buscam um SUV inextinguível e de manutenção alcançável.

    Volkswagen T-Cross 2022 – R$ 95 milénio

    Outra supimpa opção é o Volkswagen T-Cross, que pode ser encontrado por murado de R$ 95 milénio. Na versão 1.0 200 TSI Sense, o T-Cross é equipado com um motor turbo flex que entrega 128 cv com etanol e 116 cv com gasolina, além de um torque de 20,4 kgfm.

    O consumo varia consideravelmente, com 7,6 km/l na cidade e 11 km/l na estrada com etanol, enquanto com gasolina, os números são melhores: 11,5 km/l na cidade e 13,5 km/l na estrada. O T-Cross vem com diversos recursos, uma vez que ar-condicionado, direção elétrica, freios ABS, meão multimídia VW Play com tela de 10,1 polegadas, e câmera de ré, tornando oriente padrão altamente competitivo.

    O T-Cross também se destaca pelo design moderno e pela qualidade dos materiais internos. Seu espaço interno é muito aproveitado, oferecendo conforto para os passageiros e uma experiência de meio aprazível. A Volkswagen também é reconhecida por sua rede de concessionárias e serviços de pós-venda, o que agrega valor à compra do T-Cross.

    Nissan Kicks 2022 – R$ 93 milénio

    O Nissan Kicks de 2022, na versão Sense, é uma opção interessante e pode ser encontrado por aproximadamente R$ 93 milénio. Equipado com um motor 1.6 aspirado, o Kicks entrega 114 cv de potência e 15,5 kgfm de torque, associado a um câmbio automático.

    No quesito consumo, o Kicks apresenta uma média de 7,8 km/l na cidade e 11,1 km/l na estrada com etanol, e 9 km/l na cidade e 13 km/l na estrada com gasolina. Entre os itens de destaque, estão computador de bordo, sensor de farol, vidros elétricos traseiros, e kit multimídia. Embora fique um pouco detrás do T-Cross, o Kicks ainda é uma opção sólida no segmento.

    Outro ponto positivo do Kicks é o seu design elegante e a tecnologia embarcada, que inclui sistema de conectividade com smartphones. O SUV também é elogiado pelo conforto em viagens longas, devido à sua suspensão muito calibrada e aos bancos confortáveis.

    Renault Duster 2024 – R$ 100 milénio

    Para quem procura um padrão mais recente, o Renault Duster de 2024 é uma ótima escolha, também na filete de R$ 100 milénio. Levante padrão apresenta um motor 1.6 16V Flex, com 120 cv de potência e 16,2 kgfm de torque, disponível com transmissão manual de 5 velocidades ou automática.

    O consumo do Duster com etanol é de 7,2 km/l na cidade e 10,5 km/l na estrada, enquanto com gasolina, ele alcança 8,1 km/l na cidade e 11,5 km/l na estrada. O SUV vem equipado com dois airbags, ar-condicionado, e kit multimídia, oferecendo um bom estabilidade entre conforto e segurança.

    O Duster é publicado por seu espaço interno generoso e um porta-malas de 478 litros, ideal para famílias ou para quem precisa de mais capacidade de fardo. Aliás, o padrão é elogiado pela robustez e pela capacidade de enfrentar terrenos mais difíceis, o que o torna uma opção interessante para quem gosta de aventuras.

    Jeep Renegade 2020 – R$ 77 milénio

    Por termo, se o objetivo é forrar, o Jeep Renegade Sport de 2020 é uma supimpa opção, com valor de mercado em torno de R$ 77 milénio. O padrão conta com um motor 1.8 1.6 E.TorQ flex, que gera 139 cv de potência e 19,2 kgfm de torque, com câmbio automático de seis marchas.

    Embora tenha um porta-malas menor, com unicamente 320 litros, o Renegade compensa com sua gama de equipamentos, incluindo faróis com regulagem de profundeza, assistente de partida em rampa, e câmera de ré. Essa combinação de recursos o torna um dos SUVs mais atrativos para quem procura um padrão que una custo-benefício e versatilidade.

    O Renegade também é publicado por suas capacidades off-road, sendo um dos SUVs compactos mais adequados para quem gosta de explorar trilhas e terrenos acidentados. Seu design robusto e sua postura elevada proporcionam uma experiência de meio que agrada tanto em ambientes urbanos quanto em aventuras fora de estrada.

    Dicas para a compra de SUVs usados

    Ao considerar a compra de um SUV compacto usado, é fundamental realizar uma pesquisa cuidadosa e verificar a proveniência do veículo. Cá estão algumas dicas:

    Histórico do veículo: Verifique se o coche tem um histórico de manutenção regular e se não sofreu acidentes graves.

    Quesito mecânica: Sempre faça uma avaliação mecânica antes de finalizar a compra, garantindo que não haja problemas ocultos.

    Consumo de combustível: Considere o consumo de combustível do padrão escolhido, isso pode impactar significativamente os custos a longo prazo.

    Equipamentos e conforto: Avalie os itens de conforto e segurança disponíveis em cada padrão, pois esses detalhes podem fazer a diferença na sua experiência de meio.

    Test-drive: Nunca compre um coche sem fazer um test-drive. Isso ajuda a identificar questões de conforto e dirigibilidade.

    Encontrar SUVs compactos por menos de R$ 100 milénio pode ser provocador, mas as opções disponíveis no mercado de usados oferecem uma variedade de características, motorização e equipamentos que atendem a diferentes preferências. Modelos uma vez que Honda HR-V, Volkswagen T-Cross, Nissan Kicks, Renault Duster, e Jeep Renegade se destacam por suas qualidades e podem ser a solução ideal para quem deseja um utilitário esportivo alcançável e muito equipado.

    FONTE: VRUM

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